Muitas vezes, dor na nuca é problema relacionado a estresse e ansiedade. Além disso, pode indicar pressão alta (hipertensão arterial). Problemas de desgaste na coluna como artrite (inflamação aguda de uma articulação cervical ou artrose (desgaste crônico) da coluna são causas de dor na nuca.
As dores no pescoço podem ter muitas causas, desde lesões a patologias como osteoartrite, ou podem decorrer de estresse, tensão ou postura inadequada. Trata-se de um problema muito comum, contudo temos maior probabilidade de sofrer à medida que envelhecemos.
Aquecer a região com bolsa de água quente ou almofada térmica é uma maneira fácil de tentar reduzir a dor. Outros tratamentos incluem exercícios de alongamento e fortalecimento, massagens e analgésicos. Pessoas com dor crônica intensa podem se beneficiar das terapias complementares.
osteoporose, hérnia de disco e estenose espinhal; contratura e espasmo muscular; doenças inflamatórias, como amigdalite e meningite; doenças autoimunes, como artrite reumatoide e fibromialgia.
O que significa sentir dor no pescoço? Quando a dor no pescoço é preocupante?
Quando a dor no pescoço e preocupante?
Você também deve procurar ajuda imediata se tiver glândulas do pescoço doloridas ou inchadas; dor que não responde a analgésicos de venda livre; dor, dormência, formigamento ou fraqueza em uma ou ambas as mãos ou braços; ou uma mudança nos hábitos da bexiga ou do intestino.
O que fazer para desinflamar os nervos do pescoço?
Massagear o pescoço
O ideal é que a massagem seja feita com pomadas analgésicas e anti-inflamatórias, como Voltaren, Calminex ou Massageol, por exemplo, pois ajudam a aliviar a inflamação e a dor, e são especialmente indicadas para combater o torcicolo.
O estresse emocional e a sobrecarga mental podem levar à contração dos músculos do pescoço, resultando em dor. Já a tensão muscular, muitas vezes resultado da má postura, pode causar pontos de gatilho dolorosos. O acúmulo de tensão nessa região pode causar dor no pescoço, ombro e até mesmo dor de cabeça.
O que pode ser dor na nuca? A dor na nuca pode ser apenas uma dor muscular causada pela contratura da região ou sobrecarga mecânica. Além disso, a dor na nuca também pode indicar pressão alta, enxaqueca, sinusite, bruxismo e em situações mais graves, até meningite ou um aneurisma cerebral.
Muitas vezes, dor na nuca é problema relacionado a estresse e ansiedade. Além disso, pode indicar pressão alta (hipertensão arterial). Problemas de desgaste na coluna como artrite (inflamação aguda de uma articulação cervical ou artrose (desgaste crônico) da coluna são causas de dor na nuca.
Incline a cabeça para frente até encostar o queixo no peito e mantenha a posição por 5 segundos. Levante lentamente a cabeça, incline-a para trás e segure por mais 5 segundos. Repita esse movimento 5 vezes.
Um aperto no pescoço é uma sensação desconfortável que muitas pessoas experimentam em algum momento de suas vidas. Tensão, estresse e ansiedade são frequentemente citados como desencadeadores desse desconforto, levando a uma tensão muscular na região cervical.
Outro alongamento bastante eficaz para trazer alívio para dor no pescoço e ombro é puxar a cabeça, pela lateral, em direção ao ombro. Assim, mantenha a posição de segurar a cabeça pela lateral sobre o ombro por alguns segundos. Depois, faça o mesmo movimento com a cabeça para o outro lado.
Geralmente, o melhor para aliviar a dor na nuca é usar compressas frias ou quentes, que costumam trazer melhora quase que imediata. A correção postural também é essencial não só para aliviar e evitar a dor na nuca, como para impedir o surgimento de outros problemas.
A dor cervical dura de 5 a 7 dias e requer atenção médica imediata. O acompanhamento médico é essencial não apenas para aliviar os sintomas, mas também para prevenir complicações ou a evolução para um quadro crônico. A duração da dor cervical, conhecida também como cervicalgia, varia de acordo com vários fatores.
Se a dor é aguda (nova) e provocada por alguma atividade física intensa, é sugerido inicialmente a aplicação de gelo, pois promove vasoconstrição e diminuição da inflamação. Se a dor é causada por contratura muscular ou é mais prolongada, é recomendado o uso de calor local, que promove relaxamento muscular.
O que pode ser confundido com torcicolo? Algumas condições que podem ser confundidas com torcicolo incluem: hérnia de disco cervical, espasmos musculares, lesões traumáticas, artrite cervical e meningite.
A dor cervical ou no pescoço (cervicalgia) também é frequente e sua ocorrência está cada vez mais comum devido ao uso excessivo e incorreto do celular. Os especialistas apontam a má postura como a principal causa das dores nas costas, mas o sedentarismo e a obesidade são graves fatores de risco.
Para começar, dormir de lado alivia a pressão na coluna, ajudando, portanto, a afastar dores no pescoço4, como o torcicolo, e na região lombar5. Quem sente dor nos joelhos também pode dormir dessa forma, desde que coloque um travesseiro entre eles para ter maior apoio e evitar que sejam sobrecarregados6.
Qual o melhor relaxante muscular para dor no pescoço?
Há evidências de que a orfenadrina seja um eficaz relaxante muscular, principalmente no tratamento de dores agudas nas costas ou no pescoço. Essa atuação é possível porque esse relaxante atua nos sistemas envolvidos na regulação da dor ligados ao sistema nervoso central.
Sentado, incline lateralmente seu pescoço e com a ajuda da mão realize uma leve pressão de maneira que sinta alongar levemente a região contralateral. Mantenha 40 segundos e repita do outro lado. Num segundo momento, leve o queixo em direção ao peito e com as duas mãos empurre levemente e mantenha por 40 segundos.
Os exercícios de alongamento, como elevação de ombro, rotação e flexão do pescoço, são ótimas opções para ajudar a diminuir a tensão e aliviar a dor no pescoço, que também pode causar desconforto na região da coluna e dos ombros, e dor de cabeça.
Quais os sintomas de um nervo do pescoço inflamado?
Um nervo do pescoço inflamado pode causar uma série de sintomas, incluindo dor, dormência, formigamento e fraqueza. A compressão dos nervos do pescoço também pode gerar rigidez nos músculos, espasmos e dor de cabeça.
O que é a tendinite no pescoço? A tendinite no pescoço é uma inflamação do músculo longus colli (músculo longo do colo) e é uma lesão que cria dor local, que pode também alastrar para toda a musculatura em redor. Esta dor é muitas vezes acompanhada de espasmos e fadiga na zona, que piora com o movimento.