Resposta. Porque durante a duplicação do DNA (fundamental para divisão celular-meiose e mitose), a enzima DNA polimerase sintetiza as fitas de DNA no sentido 5'-3'( cadeias antiparalelas) que servem para produção de fitas complementares.
Essa direção é importante porque a síntese, replicação e transcrição do DNA ocorrem de forma unidirecional, ou seja, a enzima responsável pela síntese adiciona novos nucleotídeos apenas na extremidade 3' do DNA. Portanto, a fita de DNA é lida e copiada a partir do extremo 3' em direção ao extremo 5'.
Pois bem, na fita de DNA estas ligações acontecem sempre entre a hidroxila do carbono 3' de uma fita com a hidroxila do carbono 5' e este é o sentido da “leitura” e síntese de novas moléculas. Por isso, o sentido da vida é 5'- – ->3' (lê-se 'cinco linha – três linha'), como já nos ensinou a Mafalda muito tempo atrás.
A fala da Mafalda refere-se ao sentido de ligação dos nucleotídeos na fita de DNA, e o DNA é a molécula que contém toda a informação necessária para um ser vivo, mantendo a sua vida e permitindo a perpetuação da vida de uma espécie.
Por que dizemos que uma das fitas do DNA está no sentido 5 → 3 e outra no sentido 3 → 5?
As cadeias principais apresentam as direções 5' → 3' opostas, ou seja, uma cadeia está no sentido 5' → 3', e a outra, no sentido 3' → 5'. Em razão dessa característica, dizemos que as fitas são antiparalelas. A união entre as bases nitrogenadas é que faz com que as duas cadeias fiquem unidas.
Ácidos Nucleicos - As extremidades 5' e 3' do DNA e do RNA
Por que a fita 5-3 é considerada o sentido da vida e não a 3 5 a qual ligação química especificamente se refere 5-3?
Porque durante a duplicação do DNA (fundamental para divisão celular-meiose e mitose), a enzima DNA polimerase sintetiza as fitas de DNA no sentido 5'-3'( cadeias antiparalelas) que servem para produção de fitas complementares.
Essa tirinha da Mafalda diz respeito a um processo que em organismos eucariotos e procariotos. Que processo é esse e porque Mafalda deu essa resposta, respectivamente? Replicação/duplicação do DNA. 5' -> 3' é o sentido de formação da dupla-hélice do DNA.
Resposta. Explicação: Não é bem um processo, e sim a forma como os nucleotídeos se ligam. Falar em sentido 5' 3' é falar que as ligações verticais entre os açucares dos nucleotídeos se dão entre o carbono 5 de uma molécula e o carbono 3 de outra.
Cada pessoa pode encontrar seu próprio propósito e significado na vida através da reflexão, autoconhecimento e busca por aquilo que realmente a faz sentir-se plena e significativa. É importante lembrar que o sentido da vida pode ser uma jornada constante de questionamentos, descobertas e evolução pessoal.
Muita gente cita isso como a resposta para questões inexplicáveis como “qual o significado da vida, do universo e tudo mais”… e a resposta para tal complexidade existencial é simplesmente “42”. Essa questão surgiu na série de livros “O Guia do Mochileiro das Galáxias”, de Douglas Adams.
DNA é a sigla utilizada para designar a maior macromolécula celular dos seres vivos, o ácido desoxirribonucleico. Este ácido é formado a partir da união de nucleotídeos e é através dele que é realizada a identificação dos seres vivos.
Essa “vida” estudada pela biologiapode ser entendida como o conjunto de características que mantém os seres em constante atividade. Esses seres que se mantêm em constante atividade, metabólica, fisiológica, bioquímica e genética são os seres vivos.
O DNA (ácido desoxirribonucleico) é um ácido nucleico que apresenta todas as informações genéticas de um indivíduo. O DNA (ácido desoxirribonucleico) é um tipo de ácido nucleico que possui papel fundamental na hereditariedade, sendo considerado o portador da mensagem genética.
Em geral, sequências de DNA são escritas na direção 5' para 3', o que significa que o nucleotídeo na extremidade 5' vem primeiro e que o nucleotídeo na extremidade 3' vem por último.
Porque o sentido da reação da polimerase e no sentido 5 -> 3?
As polimerases do DNA atuam adicionando um nucleotídeo por vez à extremidade 3'-OH livre de uma cadeia polinucleotídica em formação, a qual se encontra emparelhada a uma cadeia molde. Por isso, costuma-se dizer que a cadeia de DNA é sintetizada no sentido 5' → 3'.
O sentido da vida constitui um questionamento filosófico acerca do propósito e significado da existência humana. Segundo P. Tiedemann, este questionamento demarca a "interpretação do relacionamento entre o humano e seu incrivel mundo".
Os cinco sentidos humanos, responsáveis pela captação de informações do meio, são a visão, audição, paladar, olfato e tato. Os humanos possuem cinco sentidos tradicionalmente conhecidos: visão, audição, paladar, olfato e tato.
O sentido da vida de Viktor Frankl serve para qualquer pessoa que queira se realizar. Por isso, criou uma psicoterapia baseada na busca pelo sentido da vida.
5'- 3': O sentido da vida - Em uma extremidade da fita do DNA está livre a hidroxila do carbono-5 da primeira pentose e na outra está livre a hidroxila do carbono-3 da última pentose. Na fita complementar este sentido é invertido.
Com isso, observamos que os valores dentro dos parênteses são apenas os números +5 e +3. Assim, removendo os parênteses, obtemos a expressão sendo 5 + 3 = 8.
Primeiramente ocorre a separação das fitas de DNA (desfaz a hélice) no sentido 5'-3' pela enzima DNA Helicase. Ocorre então a síntese da uma nova fita e esta sempre se dá no sentido 5'-3'.
Na biologia, a vida constitui-se como objeto empírico central, tendo como tese dominante a de que ela se atrela a um fenômeno natural, pautado em propriedades operacionais, o que dificulta a definição para a discussão de um conceito de vida, por ser esta entidade uma reificação do processo de viver.