A motivação nos ajuda a definir metas específicas e alcançáveis. Isso nos dá um senso de direção e propósito, nos inspira a agir em direção aos nossos objetivos. Isso nos ajuda a superar a procrastinação e a tomar as medidas necessárias para alcançar nossos objetivos, nos ajuda a manter o foco em nossos objetivos.
A motivação caracteriza uma razão que impulsiona os indivíduos na busca de um objetivo, estando associada de forma direta ao comportamento das pessoas por conceder a energia necessária para praticar a ação e alcançar suas metas. importantes fatores de uma organização.
A motivação é um fator muito importante para que um ser humano se mantenha firme em direção aos seus objetivos, sejam estes de esfera pessoal ou profissional. Ao longo da vida, várias adversidades cruzam o caminho de uma pessoa e, diante disso, é preciso paciência e resiliência para não desistir.
O poder da motivação reflete-se através de atitudes que temos diante da vida, ou seja, como cada um lida com as situações. Todos temos duas escolhas para fazer quando acordamos: fazer do dia de hoje um bom ou um mau dia. Esta é uma decisão que temos de tomar diariamente.
Além de ser uma forma de se inspirar a perseguir novas conquistas, a motivação pessoal pode ser um ótimo escudo para proteger a autoestima e os sentimentos pessoais do stress que a dura rotina diária acaba por causar.
NEUROCIENTISTA DÁ DICA DE COMO TER MOTIVAÇÃO PARA TREINAR - ESLEN DELANOGARE | IRONBERG PODCAST
O que leva a motivação?
A motivação pode ser influenciada por fatores externos, como incentivos, recompensas e pressões sociais, mas também é impulsionada por forças internas, como valores pessoais, crenças e emoções.
“Motivação: o termo geral que descreve o comportamento regulado por necessidade e instinto com respeito a objetivos”. (Deese, 1964, p. 404). “Entendemos por motivo algo que incita o organismo à ação ou que sustenta ou dá direção à ação quando o organismo foi ativado”.
Para aumentar a motivação é preciso ter uma mentalidade positiva e confiante. Reconheça o seu potencial e compreenda que pode conquistar tudo aquilo que deseja. Não se esqueça de que a forma como encara as coisas é que faz toda a diferença para não desanimar quando tudo ainda parece difícil.
Fatores motivacionais que são internos, ou seja, são sentimentos gerados dentro de cada indivíduo a partir do reconhecimento e da auto-realização gerada através de seus atos. Já David McClelland identificou três necessidades que seriam pontos-chave para a motivação: poder, afiliação e realização.
As pessoas são motivadas por questões intrínsecas (o que está dentro delas) ou extrínsecas (o que está fora delas), mas é importante reconhecer que nem sempre o que motiva uma pessoa, motivará a outra da mesma maneira.
Com base na Teoria das Relações Humanas, a Motivação Humana, de acordo com Chiavenato (2010), significa motivo. Motivo é tudo aquilo que impulsiona a pessoa a agir de determinada forma ou, pelo menos, que dá origem a um comportamento específico.
Para nós, seres humanos, nossos motivos em viver podem ser divididos em inconscientes e conscientes. Parece complicado, mas é bem clara essa divisão: Motivos primários são aqueles que são relevantes para a nossa existência, como as necessidades fisiológicas, como beber água, ir ao banheiro, alimentar-se e dormir.
A motivação pessoal pode ser uma energia que nos impulsiona a buscar realizações, dá um propósito de vida e pode promover um dia a dia mais fluido e prazeroso. Além de ter maior satisfação pessoal, a motivação pode tornar alguém mais feliz, determinado e energizado.
A motivação é uma das grandes forças impulsionadoras do comportamento humano. É ela quem irá determinar os níveis de desempenho pessoal e profissional obtidos na empresa. A chave é apostar no potencial humano.
A motivação é um elemento pelo qual os seres humanos encontram realização em cada área da vida. Ou seja, a motivação é um fator que leva as pessoas a engajarem em certas atividades, se envolver em projetos e seguir seus objetivos, sejam eles relacionados a vida pessoal ou profissional.
O princípio da motivação é decorrência do Estado Democrático de Direito, determinando que os agentes públicos, ao decidir, apresentem os fundamentos que os levarem a tal posicionamento. Assim, apesar de não constar expressamente, ele decorre da interpretação de diversos dispositivos constitucionais.
A razão pela qual uma pessoa está motivada diz respeito ao objetivo que a fez tomar uma ação. Vamos a um exemplo: uma pessoa pode estar motivada a acordar cedo e ir para a ginástica porque deseja que seu corpo seja aprovado por outras pessoas ou porque a ginástica traz muito bem-estar a ela.
A motivação tem tudo a ver com o pensamento positivo. Quando estamos repletos de energias boas, consequentemente somente atraímos tudo o que há de melhor nas nossas vidas. Por isso, se você é uma pessoa negativa, opte por mudar os seus pensamentos ainda hoje e veja como isso irá transformar o seu dia a dia.
Exemplo de Resposta: “O que me motiva é trabalhar em um ambiente onde a criatividade e a inovação são valorizadas. Adoro a sensação de alcançar metas desafiadoras e ver o impacto positivo do meu trabalho.
Podem ser inferidos desse conceito três elementos-chave, tais como: intensidade, direção e persistência. O primeiro relaciona-se a quanto esforço é gasto pelo indivíduo, porém não se torna suficiente para ter um processo completo.
Aqui estão incluídas as teorias da expectativa, de Vroom; da equidade, de Adams; e do reforço, de Skinner. As Teorias de Conteúdo buscam explicar os fatores, as razões pelas quais as pessoas se motivam.