Por que eu não tenho PIS?

O erro “PIS não habilitado” ocorre quando o trabalhador não cumpre os requisitos para receber o abono salarial. Isso pode acontecer por falta de envio da declaração RAIS pelo empregador ou por não atender aos critérios necessários para o saque.
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Porque não tenho direito ao PIS?

Se você ganha mais de dois salários mínimos, não tem direito ao abono salarial do PIS/Pasep. O benefício é destinado exclusivamente a trabalhadores de carteira assinada e servidores públicos que recebem até dois salários mínimos mensais em média.
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Porque não estou recebendo PIS?

Se a data prevista para o seu depósito do PIS passou e você não recebeu, você deve entrar em contato com o Ministério do Trabalho pelo aplicativo Carteira de Trabalho Digital ou ligar para o número 158. Caso a situação não seja resolvida, você pode entrar com uma ação judicial, exigindo o pagamento.
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Como fazer para ter o número do PIS?

1 – Aplicativo Carteira de Trabalho Digital

Depois de baixá-lo, é preciso fazer o login com a sua conta Gov.br utilizando o seu CPF. Na parte inferior da tela, você encontrará a área de contratos. Ao clicar no ícone “+” ao lado de qualquer contrato seu, aparecerá uma aba que mostra o número do PIS/PASEP.
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Como gerar o PIS pela primeira vez?

Como posso fazer a inscrição no PIS? Para se inscrever no PIS pela primeira vez, o trabalhador deve comparecer a uma agência da Caixa Econômica Federal, levando um documento de identificação válido (como RG ou CNH) e a Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS).
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Nunca trabalhei de carteira assinada tenho PIS ?

Como tirar o PIS quem nunca trabalhou?

Quem nunca teve carteira assinada precisará fazer esse cadastro, e nesse caso, a empresa deve inscrever o novo colaborador no programa. A responsabilidade pelo PIS é da Caixa Econômica Federal, e o cadastro deve ser feito pelos meios disponibilizados pela instituição.
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Por que meu PIS não aparece?

O PIS não habilitado pode ser causado por alguns motivos, como inconsistência ou ausência do número, falta de atualização dos dados pelo empregador, etc. Por isso, o primeiro passo é entrar em contato com o suporte da Caixa para saber o motivo do PIS não habilitado e seguir as instruções.
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Como me cadastro para receber o PIS?

No atendimento 135, o trabalhador pode consultar o cadastro do número do PIS com o CPF. Pelo telefone 0800-7260207, no atendimento do Cartão Cidadão. Nos aplicativos da Carteira de Trabalho Digital, do Meu INSS, da Caixa Tem ou acessando o site do Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS).
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Como saber se estou cadastrada no RAIS?

Para saber se a empresa declarou a RAIS, basta acessar o Portal RAIS e clicar em “Declaração já entregue''. Em seguida, selecione a opção “Consultar Trabalhador'' e coloque o CPF e o código da imagem.
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Como habilitar o PIS?

Desde 2019, qualquer pessoa que tenha um CPF pode baixar o aplicativo "Carteira de Trabalho Digital" na loja de aplicativos do seu celular e habilitar o PIS na carteira de trabalho digital. Só é preciso autenticar a conta no site do governo federal.
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Quem não tem PIS?

PIS/PASEP – caso não possua o documento que comprove a inscrição, o interessado, deverá comparecer a uma agência da Caixa Econômica Federal (PIS) ou do Banco do Brasil (PASEP) e solicitar um extrato e verificar se os seus dados cadastrais estão corretos.
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Onde vejo meu PIS?

Como saber o número do meu PIS? O número do PIS pode ser consultado na Carteira de Trabalho física, na 1ª página, ele é o mesmo número do NIS. Também pode ser encontrado nos aplicativos Meu INSS, Carteira de Trabalho Digital, FGTS, Caixa Trabalhador e Caixa Tem.
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Como resolver o PIS não habilitado?

Para resolver a situação do “PIS não habilitado”, o trabalhador deve, primeiramente, verificar se há inconsistências em seus dados cadastrais. É possível consultar essas informações por meio do aplicativo “Caixa Trabalhador”, no site da Caixa Econômica Federal, ou diretamente em uma agência bancária.
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Onde resolver problemas do PIS?

Para obter informações sobre o ABONO SALARIAL, PIS, PASEP, o trabalhador deve entrar em contato com o Ministério do Trabalho e Emprego, por um destes meios: ALÔ TRABALHO (Disque 158); a unidade regional do trabalho mais próxima da sua localidade.
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O que é preciso para receber o PIS?

estejam cadastrados há pelo menos 5 (cinco) anos no Fundo de Participação PIS-Pasep ou no Cadastro Nacional de Informações Sociais – CNIS; Ter seus dados informados corretamente pelo empregador no eSocial ou na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) dentro do prazo estabelecido pela Resolução nº 1.011/2025.
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Como saber se sou habilitado para receber o PIS?

Para saber se tem direito a receber valores do PIS/Pasep 2025, o trabalhador pode consultar a Carteira de Trabalho Digital no portal Gov.br ou entrar em contato com a Central Alô Trabalho (telefone 158), que oferece atendimento gratuito de segunda a sábado, das 7h às 22h.
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Onde tirar o PIS?

Ligue para a Central de Atendimento do INSS pelo telefone 135. O serviço está disponível de segunda a sábado das 7h às 22h (horário de Brasília). Este é um serviço do(a) Instituto Nacional do Seguro Social .
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Onde vejo meu NIS?

Quem está inscrito no Cadastro Único poderá consultar seu Número de Identificação Social (NIS), código familiar, situação cadastral, data da última atualização e data limite para uma nova atualização cadastral por meio do aplicativo do Cadastro Único e também na versão web, no endereço https://cadunico.dataprev.gov.br/ ...
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Porque não recebo PIS?

Você pode não ter cumprido requisitos ano-base:

O PIS sempre foi pago baseado no ano anterior em que o funcionário trabalhou de carteira assinada. Porém, devido a crise que ocorreu entre 2013 e 2014, o pagamento teve um atraso e suas regras tiveram que ser reavaliadas.
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Como recorrer ao PIS negado?

O que fazer? Caso você identifique divergências em relação ao valor do Abono Salarial, orientamos verificar nos canais de atendimento do MTE: Aplicativo Carteira de Trabalho Digital ou Portal www.gov.br.
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É obrigatório ter PIS?

O PIS ainda é necessário para débitos anteriores ao FGTS. No entanto, para débitos de FGTS antigos, o PIS ainda é requerido. As mudanças recentes valem especificamente para novas admissões a partir de agora.
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Como fazer PIS pela primeira vez?

A forma mais comum de cadastrar o número PIS pela primeira vez ocorre por meio da criação da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS). Vale ressaltar que a emissão de carteiras de trabalho atualmente é feita digitalmente, mas a física não foi totalmente deixada de lado.
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Quem nunca foi registrado no PIS tem o número?

Quem nunca trabalhou de carteira assinada tem o número do PIS? Se você nunca trabalhou com carteira assinada, provavelmente não tem o número do PIS que também é conhecido como NIS (Número de Identificação Social). Porém, esse número não é restrito somente para funcionários da iniciativa privada.
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Onde fica o PIS na carteira de trabalho digital para quem nunca trabalhou?

É possível consultá-lo no site da Caixa. Na plataforma, é necessário informar o número de CPF e senha do "Login Caixa". Em seguida, o usuário deve buscar pela aba "Meu NIS". No aplicativo "Caixa Tem", também é possível obter o número do PIS pela aba "Meu NIS".
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