A principal fonte de interferência eletromagnética no avião é a transmissão intencional. Quando o telefone está no modo avião, esse risco é eliminado. Ou seja, a comunicação do piloto, com radares e navegação, acaba não sendo prejudicada.
Recurso desativa emissão e recepção de ondas eletromagnéticas do celular, deixando-o totalmente desconectado e preservando sua bateria. Os celulares modernos emitem diversos tipos de ondas eletromagnéticas como Wi-Fi, Bluetooth, dados móveis, NFC (para comunicações por proximidade, como carteiras digitais) e GPS.
Porque não pode ficar com o celular ligado no avião?
Possíveis Consequências para a Segurança do Voo
Em teoria, sinais de radiofrequência de dispositivos eletrônicos não configurados para o modo avião poderiam causar ruídos ou falhas nesses sistemas críticos, embora tal risco seja minimizado pelas atuais tecnologias de blindagem e design de aeronaves.
A funcionalidade desliga a transmissão e recepção de ondas de rádio em um dispositivo eletrônico portátil, como celulares (entenda abaixo). A principal fonte de interferência eletromagnética no avião é a transmissão intencional e, quando o telefone está no "modo avião", o risco é eliminado.
Um telefone pode ser rastreado no modo avião? Sim, seu telefone pode ser rastreado no modo avião. Embora ele desligue os serviços dewi-fie celular, o modo avião nãodesliga o GPS (uma tecnologia diferente que envia e recebe sinais dos satélites GPS).
Wi-Fi e Bluetooth: Por padrão, o Wi-Fi e o Bluetooth também são desativados. No entanto, em muitos dispositivos modernos, você pode reativá-los individualmente mesmo com o “modo avião” ligado.
O modo offline vai cortar suas conexões e chamadas, podendo ligar Wi-Fi e Bluetooth de forma independente. O modo Não Perturbe, por outro lado, é um modo que vai manter seu aparelho funcionando normalmente, mas sem te avisar das notificações. Você recebe as notificações, mas não será avisado sobre ela.
Se a sua situação for emergencial e você precisar poupar bateria para usar depois, coloque o seu celular em modo avião. Desta maneira, o recurso desativará todas as conexões do aparelho (Bluetooth, Wi-Fi, dados móveis e até sinal de área) e economiza bastante carga. Religue quando for necessário!
O modo avião facilita que você se desconecte de seu dispositivo, mas ainda o deixa ligado (para usá-lo como alarme, por exemplo, ou tirar algumas fotos nas férias).
No que diz respeito aos celulares, a boa notícia é que, sim, você pode levar dois ou mais celulares na sua bagagem de mão em voos nacionais. As companhias aéreas geralmente não impõem restrições específicas sobre a quantidade de celulares permitidos na bagagem de mão em voos domésticos.
O prazo para os estados membros disponibilizarem as bandas de frequência 5G para aviões é 30 de junho de 2023. Isso significa que as pessoas podem usar todos os recursos do telefone durante o voo - permitindo chamadas e aplicativos com muitos dados que transmitem música e vídeo.
O benefício de internet no avião está disponível apenas para smartphones e em aeronaves GOL e LATAM elegíveis com tecnologia da Intelsat. Este benefício não inclui chamadas de voz nem uso de VPN.
Celulares, tablets e notebooks, só com o Modo Avião ativo e com a aeronave no ar. Portáteis que usem controles Bluetooth, como Nintendo Switch, não são permitidos.
É possível acionar no celular - mesmo em modo avião - a conexão WiFi. Assim o aparelho utilizará, unicamente, os pontos de conexão Wi-Fi. Poderá, então, mandar mensagens pelo WhatsApp, ver emails e usar outros apps. Mas não poderá receber mensagens por SMS ou ligações.
A principal fonte de interferência eletromagnética no avião é a transmissão intencional. Quando o telefone está no modo avião, esse risco é eliminado. Ou seja, a comunicação do piloto, com radares e navegação, acaba não sendo prejudicada.
Não se sentir obrigado a responder na hora ou mera conveniência são, certamente, bons motivos para desativar a opção de “visto por último” do WhatsApp.
Já para ficar offline no WhatsApp somente para uma pessoa é preciso marcar “Meus contatos, exceto”, escolher a pessoa e definir “Mesmo que 'visto por último'” na segunda opção.
Como eu faço para ver se meu telefone está sendo rastreado?
O rastreio do celular é feito por meio do próprio GPS. Dessa maneira, o aparelho precisa estar em funcionamento para ser localizado. Contudo, mesmo que o dispositivo tenha sido desligado, alguns aplicativos ou sistemas operacionais conseguem mostrar o último local em que esteve antes da desativação.
Dá para rastrear um celular roubado desligado? Sim, mas não são todos os celulares que oferecem esse recurso. A Apple, por exemplo, mantém modelos a partir do iPhone 12 localizáveis mesmo após desligados. No caso do Android, essa tecnologia aparece em alguns dispositivos, como a linha Google Pixel 8.
Rastrear o telefone pelo IMEI não é impossível, mas é inviável; Você pode instalar um programa de monitoramento persistente no Android, mas isso pode ser contornado, fragiliza o sistema e, portanto, não é recomendado.