Por que existe o termo apostólica no nome da Igreja?
Ao adjetivo “católica” pospõem-se os termos “apostólica” e “romana” (Igreja católica apostólica romana). A Igreja é apostólica em virtude de estar baseada na doutrina ensinada pelos doze apóstolos escolhidos por Jesus.
857. A Igreja é apostólica, porque está fundada sobre os Apóstolos. E isso em três sentidos: - foi e continua a ser construída sobre o «alicerce dos Apóstolos» (Ef 2, 20 ( 368 )), testemunhas escolhidas e enviadas em missão pelo próprio Cristo ( 369 );
Também o termo refere-se às igrejas que creem na doutrina e a autoridade eclesiástica do apostalado e creem que ele não se extinguiu, assim como a prática dos dons do Espírito (línguas, profecia, bem como a crença em curas e milagres.
Quando confessamos que a igreja é apostólica, queremos dizer que a igreja exerce a autoridade de Seu fundador, por meio dos oficiais chamados e comissionados para governar em nome de seu Senhor (At 6:1-7; 20:17; Ef 3:2-7; 1 Tm 3:1-15).
O Catecismo da Igreja Católica, no número 857, afirma assim: “A Igreja é apostólica por ser fundada sobre os apóstolos, e isto em um tríplice sentido: 1. Ela foi e continua sendo construída sobre "o fundamento dos apóstolos" (Ef 2,20), testemunhas escolhidas e enviadas em missão pelo próprio Cristo; 2.
A diferença mais marcante entre as duas igrejas diz respeito à liderança. Na Igreja Católica Apostólica Romana, a liderança é do Bispo de Roma, ou seja, o Papa, que é autoridade máxima. Para os ortodoxos, todos os bispos são iguais, eles não acreditam na supremacia de um dos bispos.
Como por exemplo: Igreja Nova Apostólica, Igreja Evangélica Apostólica das Águas Vivas, Igreja Apostólica Ministério Comunidade Cristã, Igreja Apostólica do Avivamento, Igreja Apostólica Renascer em Cristo, Igreja Apostólica Cristã, Igreja Apostólica Ministério Resgate, Igreja Apostólica Batista Viva e etc.
O Movimento Apostólico da Divina Misericórdia começou a se desenvolver ainda durante a vida da Santa Faustina, à medida com que a devoção à Divina Misericórdia se propagava por meio das formas por ela indicadas.
Na tradição cristã, apóstolos (em grego: ἀπόστολος, transl.: apóstolos; lit. "aquele que é mandado em missão") são missionários, enviados por Jesus para pregar o Evangelho em todo o mundo antigo.
Em algumas vertentes do Cristianismo, a doutrina da Sucessão Apostólica sustenta que a Igreja Cristã, hoje, é a sucessora espiritual do grupo de seguidores de Cristo, composto pelos Doze Apóstolos.
A Igreja Católica ensina que é a Igreja única, santa, católica e apostólica fundada por Jesus Cristo em sua Grande Comissão, que seus bispos são os sucessores dos apóstolos de Cristo e que o papa é o sucessor de São Pedro, a quem o primado foi conferido por Jesus.
Onde está escrito na Bíblia que Jesus fundou a Igreja Católica?
A história da Igreja Católica Apostólica Romana tem seu início por volta do ano 30 d.C, por ocasião do ministério de Jesus Cristo, que escolheu os 12 Apóstolos, com os quais edificou Sua Igreja (Mateus 16,18); dentre estes, Jesus escolheu um como principal, o "primeiro entre iguais", Simão, a quem Ele chamou Pedro, ...
A Igreja Católica Romana ensina que Cristo fundou apenas "uma Igreja verdadeira", e que esta Igreja verdadeira é a Igreja Católica, o lugar de comunhão, com o bispo de Roma (o papa) como seu chefe supremo e infalível.
A Igreja é apostólica em virtude de estar baseada na doutrina ensinada pelos doze apóstolos escolhidos por Jesus. Os bispos atuais são sucessores dos apóstolos. Com efeito, Jesus não pensou numa Igreja apenas para os contemporâneos dele.
A Igreja Apostólica (30-100 d.C.) foi a comunidade dos primeiros cristãos que conviveram com Jesus e testemunharam Sua ressurreição. Foi fundada no dia de Pentecostes e incluiu os ministérios dos apóstolos Pedro, João e Lucas, que escreveram parte do Novo Testamento.
O termo se aplicava também à universalidade do número das pessoas, numa imagem da Igreja que acolhe a todos em seu seio. A partir do século IV, com o surgimento de várias heresias, outro sentido foi dado à palavra católica. São Cirilo de Jerusalém, para comparar a fé ortodoxa com a fé herética, usa o termo fé católica.
Está registrada na Bíblia no livro de 2 Coríntios, capítulo 13, versículo 13 que diz: «A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo sejam com todos vós». Esta é a passagem mais antiga em que aparece uma bênção em nome de Deus (Pai), de Jesus Cristo e d'O Espírito Santo.
Na Igreja Apostólica, cremos: - Na Trindade Excelsa, formada por Deus, seu Espírito Santo e o Filho amado, Jesus. Cremos em Deus Nosso Pai, como criador do Universo, desta terra, dos Céus, da Natureza, de todos os Santos e Anjos e da criatura humana. Sendo um ser todo poderoso, é onisciente, onipresente e onipotente.
Era uma tradução em Latim da palavra grega apostolo. Este nome passou para os protestantes no Século XIII e é usado largamente no mundo evangélico para indicar alguém que é enviado para outro lugar para cumprir uma missão.