São vários os motivos. Na maioria das vezes elas se preocupam em levar a falecida para longe de casa. “Insetos sociáveis, como a formiga e o cupim, gastam boa parte do seu tempo cuidando da higiene da colônia”, diz o ecólogo Paulo Oliveira, da Universidade Estadual de Campinas, interior de São Paulo.
Para evitar que o agente infeccioso se alastre por toda a colônia, as formigas carregam suas mortas para fora do formigueiro até uma distância segura. Geralmente, elas depositam todos os cadáveres no mesmo lugar, como se fosse um cemitério.
Fenômeno ocorre quando uma formiga libera o rastro químico e atrai as demais sem ter encontrado a caça. Os insetos permanecem nesse círculo até a morte. Confira a reportagem completa aqui: https://glo.
O que acontece quando uma formiga morre no formigueiro?
Nessas colônias, se a formiga-rainha morre, as operárias fazem competições estranhas, em que a vencedora se torna a monarca — e capaz de produzir ovos. Os ovários da formiga triunfante expandem e o cérebro encolhe até 25% do seu tamanho original.
- Se uma barata morta deixada no chão da cozinha desaparece de um dia para outro, ela provavelmente foi levada por formigas. Isso mostra que formigas são insetos muito perigosos - alerta o biomédico Roberto Martins Figueiredo. Ele conta que, em busca de alimento, as formigas entram em contato com muita sujeira.
São vários os motivos. Na maioria das vezes elas se preocupam em levar a falecida para longe de casa. “Insetos sociáveis, como a formiga e o cupim, gastam boa parte do seu tempo cuidando da higiene da colônia”, diz o ecólogo Paulo Oliveira, da Universidade Estadual de Campinas, interior de São Paulo.
São onívoras e se alimentam principalmente de gorduras e doces. Elas são consideradas um risco de saúde pública, isso porque, são vetores de bactérias que podem causar infecções.
De acordo com o mesmo estudo realizado pela Universidade Metrocamp/Wyden, elas não são piores que as baratas. As pesquisadoras encontraram cerca de 250 milhões de microrganismos em cada barata estudada. Esse número é quase 1.900% maior do que o encontrado nas formigas.
As formigas produzem vários tipos de feromônios. O feromônio de alarme é bastante vo- látil, logo se espalha pelo ar e pode alertar toda a colônia sobre algum perigo iminente.
A verdade é que as formigas são insetos terrestres e, portanto, morrem se estiverem muito tempo debaixo de água. Quando chove, as formigas buscam refúgio nos seus ninhos e esperam que a chuva pare, protegidas sob os túneis dos seus formigueiros.
As formigas, na realidade, não dormem. Assim como os peixes, elas entram em um estado de letargia, quando o seu metabolismo abaixa muito, chegando perto do sono. Porém, elas continuam em estado de alerta para qualquer perigo.
O que acontece se uma formiga se perder do formigueiro?
É difícil uma formiga se perder. Elas são ótimas em deixar rastros olfativos no chão e em se orientar por referências visuais, como pedras, árvores e sombras. Mas se o senso de orientação falhar, é provável que ela vire comida de lagarto, aranha ou sapo.
Um formigueiro pode ter várias rainhas ou uma só, dependendo da espécie. Em algumas espécies, quando há apenas uma matriarca e ela morre sem uma sucessora, a colônia se desfaz lentamente. Afinal, conforme a população bate as botas, não há ninguém para repor os indivíduos perdidos.
Após a cópula os machos não são mais aceitos pelos formigueiros de origem e não são capazes de se sustentarem sozinhos, por isso morrem logo em seguida.
O que as formigas fazem com as formigas machucadas?
Formigas amputam membros de suas companheiras para salvá-las de infecções. Um novo estudo, publicado na terça-feira (2), descobriu que formigas têm o costume de amputar os membros feridos de outras formigas do mesmo ninho para garantir a sua sobrevivência.
Você sabe como as formigas enxergam? Formigas são míopes, como nos lembra Latour (2012). Porém, mais do que isso, elas apresentam um sistema complexo de percepção do ambiente e, visualmente, enxergam por olhos compostos (CHAPMAN, 1998).
Elas fazem transmissões boca a boca o tempo todo, com todas as primas e filhotes da colônia. Esses beijos são chamados de trofalaxia e não são muito românticos: através deles, as formigas transmitem comida regurgitada para alimentar umas às outras.
Isso ocorre porque, assim como as abelhas e outros insetos, elas expelem uma substância que transmite informações aos membros da espécie. Essa substância é chamada feromônio e estabelece a comunicação entre as formigas, já que elas são cegas e se orientam por esse cheiro.
Certamente os animais mais imundos devem ser besouros-do-esterco. Eles passam a vida adulta em busca de fezes frescas. Quando a encontram, absorvem o efluente líquido, que contém microrganismos nutritivos que os besouros conseguem digerir.
Mas afinal, ingerir formiguinhas faz mal para a saúde? Segundo a nutróloga Isolda Prado, diretora da Abran (Associação Brasileira de Nutrologia), comer uma formiga que acidentalmente entrou no mel ou açúcar não é considerado prejudicial à saúde.
Apesar de o mel ser um alimento bastante apreciado por boa parte das formigas, principalmente pelas formigas-doceiras, elas não vão às colméias para não serem atacadas pelas abelhas, que com suas mandíbulas e ferrões podem matar as invasoras.
De imediato veríamos o acúmulo de animais mortos no chão, perdendo-se parte da biodiversidade do planeta. Alem disso, as formigas são responsáveis pela dispersão de sementes, processo chamado de mirmecocoria, que leva as plantas a se estenderem pela natureza, o que é essencial para algumas espécies.
A especialista em nutrição orienta que, mesmo que seja retirada a formiga do alimento, não é indicado consumi-lo. — É praticamente a mesma coisa consumir um alimento em contato com formiga e barata. Ambos são vetores que podem contaminar o alimento da mesma maneira.