Quando Ele olhou para aquele homem, sentiu a dor dele e perguntou: "Queres ser curado?" E ele responde: "Não há ninguém que me coloque no tanque." Devemos ter persistência naquilo que desejamos. Se você quiser ser curado, Jesus te cura, não coloque empecilhos na sua própria bênção.
Porque Jesus perguntou o que queres que eu te faça?
“Que queres que Eu te faça?”, Ele nos pergunta, porque a visão não é imposta. Jesus nos desafia a ver a realidade sobre Deus e sobre nós mesmos, enxergando as distorções que devem ser corrigidas em nossa vida.
João 5:5-7 diz “Quando Jesus o viu deitado e soube que ele vivia naquele estado durante tanto tempo, Jesus lhe perguntou: 'Você quer ser curado? ' Disse o paralítico: 'Senhor, não tenho ninguém que me ajude a entrar no tanque quando a água é agitada'.” Que pergunta estranha para fazer a uma pessoa enferma.
Enquanto o Salvador ergue a borda do pano com uma das mãos, Ele acena com a outra e faz uma pergunta pungente: “Queres ficar são?” O homem responde: “Senhor, não tenho homem algum que, quando a água é agitada, me ponha no tanque; mas, enquanto eu vou, desce outro antes de mim” (João 5:6–7).
Jesus o viu ali deitado e, sabendo que estava assim desde muito tempo, perguntou-lhe: “Queres ficar curado?” O enfermo respondeu: “Senhor, não tenho ninguém que me leve à piscina, quando a água se movimenta. Quando estou chegando, outro entra na minha frente”. Jesus lhe disse: “Levanta-te, pega a tua maca e anda”.
A cura espiritual também acontece quando prestamos e ouvimos humilde testemunho. O testemunho prestado em espírito de contrição, gratidão à providência e submissão à orientação divina é um poderoso tratamento para aliviar a angústia e as preocupações de nosso coração.
Porque Jesus perguntou ao cego se ele queria ser curado?
Um dia, Jesus estava andando com Seus discípulos e viram um cego de nascença. Os discípulos perguntaram se o homem era cego porque pecara ou porque seus pais haviam pecado. O Salvador explicou que nem seus pais nem o homem haviam pecado.
O Salvador usou diversas abordagens para tocar a vida das pessoas a Seu redor. Observem, por exemplo, a maneira que Ele fazia perguntas. Entre as perguntas que o Salvador fazia, havia aquelas que testavam a memória dos ouvintes, as que visavam estimular o raciocínio e as dirigidas aos sentimentos de Seus seguidores.
Jesus lhe perguntou: — O que você quer que eu faça por você? E o cego respondeu: — Eu quero voltar a ver, Mestre! Então Jesus lhe disse: — Você pode ir embora agora, pois a sua fé o curou. E no mesmo instante o cego recuperou a sua visão e começou a seguir Jesus estrada fora.
Tu dás a vida e a vida em plenitude àqueles que Te buscam. Por isso, hoje, Senhor, de um modo especial, quero pedir a cura de todo tipo de doença, principalmente daquela que me aflige neste momento. Eu sei que não queres o mal, não queres a doença que é a ausência da saúde, porque és o Sumo Bem.
Para acontecer o milagre e a cura é preciso que haja ação e oração. Todos nós precisamos ser curados em várias áreas da nossa vida, e Jesus vai, constantemente, realizando essas graças, basta nos abrirmos a Ele. Somos como os leprosos, temos nossos defeitos e nossas dificuldades.
O evangelho de hoje é tirado de Mateus 10,1-7. Nele, Jesus chama os discípulos e os envia com poder para curar os doentes e expulsar os maus espíritos que atormentam as pessoas. Os discípulos devem ter em mente o que devem anunciar: “Em vosso caminho, anunciai: 'O Reino dos Céus está próximo'”.
Historicamente, Jesus Cristo foi um profeta judeu que viveu na Palestina no século I d.C. Durante sua vida, ele trouxe uma mensagem de libertação a Israel, prometendo a formação de um reino de Deus na Terra. Essa mensagem teria o levado a ser crucificado pelos romanos, os dominadores da Palestina na época.
Após a purificação do templo (Mc 11, 27-33), fazem a Jesus uma pergunta importante ("Com que autoridade fazes tais coisas?"), mas insincera; e ele não responde.
Sua primeira pergunta aos seus seguidores foi: “O que vocês buscam?”. O que me chama atenção é que a primeira pergunta de Jesus àqueles que o seguiam não foi acerca de Deus, do pecado, da política ou da história familiar.
Porque Jesus curou o cego de Betsaida em duas etapas?
Jesus poderia ter curado este cego de uma vez; mas o curou em duas etapas para nos mostrar que devemos perseverar na fé e na esperança e acolher a Sua vontade em nossa vida.
Porque Jesus cuspiu nos olhos do cego de Betsaida?
De acordo com o Evangelho de Marcos, quando Jesus chegou em Betsaida, uma cidade na Galileia, lhe pediram que curasse um cego. Jesus levou seu paciente para fora da cidade, cuspiu em seus olhos e colocou suas mãos sobre ele.
Jesus passa à ação: cospe no chão e faz barro com sua saliva sem nenhuma consulta ao interessado, porque este, sendo cego de nascimento, não sabia o que era enxergar para poder desejá-la ou não.
Como alcançar a cura espiritual? Essa cura acontece pela confissão, pois ela é o remédio para a cura da alma. Nós precisamos frequentar a graça que Deus nos concedeu com imensa assiduidade, que são os sacramentos: a Eucaristia e a confissão.
Para que a cura milagrosa aconteça em sua vida, você precisa crer. A Bíblia nos garante que tudo é possível ao que crê e não há como crer sem fé. Entenda: A fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus (Rm 10.17). Somente dessa maneira podemos ter o nosso coração enxertado de fé.