Resistência a toxina A toxina botulínica é um corpo estranho, que gera uma reação do organismo que combate a neurotoxina através de anticorpos. O excesso desses anticorpos fará um “limpeza” mais rápida na toxina botulínica reduzindo a durabilidade dos seus efeitos.
Além de hidratar, escolha ingredientes para a pele que estimulem a produção de colágeno e a protejam dos radicais livres. Uma estrutura de pele mais forte ajuda a prolongar os efeitos de toxinas ou preenchimentos dérmicos. Antioxidantes como a vitamina C também protegem contra danos causados pelo sol e poluição.
A toxina botulínica, comercialmente chamada Botox tem um efeito temporário. Em média, o tempo de ação dura entre 4 e 6 meses, ocorre que em algumas pessoas essa duração é menor que o esperado, enquanto em outras, pode durar bem mais do que esses seis meses. Os efeitos do Botox não desaparecem da noite para o dia.
Existem agentes externos que podem fazer o seu botox durar pouco e não ser tão eficaz, como é o caso do uso de bebidas alcoólicas ou tabaco em excesso, poluição, sujeira, entre outros fatores. 5. Falta de zinco no organismo. A toxina botulínica necessita do mineral zinco para que possa fazer realmente efeito.
Se o seu Botox não está surtindo efeito, provavelmente o seu profissional está diluindo a toxina em mais solução salina do que o normal recomendado. Dessa forma, ele consegue aplicar a toxina mais vezes.
Porque meu BOTOX não dura ? Não pega ou dura pouco?
Porque as vezes o botox não pega?
A resistência pode ocorrer de forma primária, desde a primeira aplicação, sendo de causa desconhecida ou de forma secundária, após múltiplas aplicações, a mais comum. A toxina botulínica é um corpo estranho, que gera uma reação do organismo que combate a neurotoxina através de anticorpos.
Alguns são: Usar protetor solar todos os dias, até dentro de casa. Não fazer uso de cigarros, pois eles interferem na produção de colágeno (responsável pela elasticidade e vitalidade da pele) Beber bastante água.
Estudos recentes mostram que a suplementação com cápsulas de Fitase e Citrato de Zinco pode aumentar significativamente a duração do procedimento. A toxina botulínica precisa do mineral Zinco, presente no organismo, para fazer efeito. A Fitase, por sua vez, atua proporcionando uma maior absorção do Zinco.
Quanto à duração, não existe uma marca de botox que seja consistentemente mais duradoura que outras em todos os casos. A duração do efeito do botox pode depender de vários fatores, incluindo a dose administrada, a área tratada, a resposta individual do paciente e o protocolo de aplicação.
Depois que o efeito da aplicação de Botox acaba, as rugas e linhas de expressão voltam exatamente a ser exatamente como antes da aplicação. Não existe a possibilidade de nenhuma toxina botulínica piorar as rugas após cessar o efeito.
Existem sinais claros que podem indicar se o botox venceu ou não: Data de Validade: É preciso que o profissional verifique sempre a data de validade no rótulo do frasco. Armazenamento: Botox precisa ser armazenado em temperaturas específicas.
Um único retoque é recomendado, cerca de 30 dias após a aplicação principal. É importante destacar que o retoque da toxina não deve ser realizado antes de 15 dias, nem depois que completar 60 dias da aplicação. Então, se precisar de um retoque, ele tem que ser feito no intervalo entre 15 e 60 dias após a aplicação.
O médico especialista em dermatologia, Newton Morais, diretor médico da Clínica Mais, comenta que a toxina tira essa força do músculo. “Ele fica paralisado. Mas quando você faz atividade física, estimula a volta do funcionamento. Isso faz com que a duração seja menor.
A aplicação é rápida, dura em média 10 minutos. O resultado será percebido após 48h da aplicação do Botox e com 15 dias atingirá seu efeito máximo. Geralmente, o Botox dura de 4 a 6 meses. Em homens consideramos 4 meses, já que possuem a musculatura maior e mais forte que as mulheres.
Para isso, as lavagens devem ser em dias alternados, preferencialmente, e sem o uso de shampoos anti resíduos. Usar água fria para manter as cutículas capilares fechadas e evitar a exposição solar intensa também são pontos cruciais. Manter o Cronograma Capilar em dia também é importantíssimo.
O que fazer para aumentar a durabilidade do botox?
Você pode fazer o seu botox durar mais mantendo uma rotina diária de cuidados com a pele. Mantenha a sua pele sempre limpa e hidratada e associe o procedimento com o uso de cremes “botox-like”, que são potencializadores do resultado.
A vitamina D é um dos fatores que ajudam muito na durabilidade do botox. Sendo assim, busque reservar um período do seu dia para tomar sol ou, então, algum suplemento sob prescrição médica.
Nos casos em que o paciente notar que a toxina botulínica não faz mais efeito, o médico Bruno Lages aconselha procurar “um profissional de saúde especializado”: “Ele pode avaliar a situação e determinar a melhor abordagem”.
Temos pacientes que têm duração de, no máximo, 2 meses com o passar dos anos. Mas a boa notícia é que isso é muito, mas muito raro. A maioria que apresenta baixa duração é resultado de produtos ruins, pouca quantidade aplicada, erros de técnica ou conservação do produto.
“Acredito que tomar suplementos de zinco antes das injeções de Botox pode ajudá-lo a durar mais tempo”, falou. O nutricionista Scott Keatley, por outro lado, frisou que tomar suplementos de zinco por um curto período de tempo, no geral, é seguro.
Nestes casos em que o botox não faz o seu devido efeito é provável que o profissional tenha diluído a dose mais do que o necessário, por erro ou por negligência mesmo, para fazer o produto “render”.
Outros motivos que podem levar o tratamento com Toxina Botulínica durar pouco são o uso de uma dosagem menor do que a indicada, ou o mau armazenamento do produto. Se o paciente apresentar uma deficiência em Zinco teremos também um pior resultado no tratamento uma vez que a ação da toxina é Zinco dependente.
Quanto ao preenchimento, já é possível observar logo após a aplicação um certo efeito, mas pode haver muito inchaço local , então o ideal é aguardar cerca de 30 dias para resultado final.
Nestes casos, trabalhar com laser infravermelho, sessões de radiofrequência e aplicação de DMAE na concentração certa para reverter o botox são boas alternativas.