A preocupação dos parlamentares é que o TikTok represente uma ameaça à segurança para os usuários dos Estados Unidos porque a China exige que suas empresas, mediante solicitação, compartilhem quaisquer dados relacionados à segurança nacional com o governo.
Na ordem oficial que baniu o TikTok, a China não era mencionada: o texto citava questões de “segurança de dados e controle da privacidade” de cidadãos indianos, contra “elementos hostis à segurança nacional e à defesa da Índia.” Desde então, o governo Modi usa esses argumentos até com plataformas dos Estados Unidos.
Se o projeto se tornar lei nos EUA, poderá inspirar medidas semelhantes em outros lugares. O TikTok já está proibido na Índia, que era um dos maiores mercados do aplicativo antes de ser proibido em junho de 2020. Também está bloqueado no Irã, Nepal, Afeganistão e Somália.
Por que o TikTok está sendo banido de vários países?
Por que os EUA vão bloquear o TikTok? A principal alegação do governo americano é a preocupação com a segurança nacional, já que as autoridades acreditam que o TikTok pode ter acesso aos dados sensíveis dos usuários americanos e que essas informações podem ser compartilhadas com o governo chinês.
Uma outra nação pode dar pistas sobre o que pode acontecer no país caso a plataforma saia das app stores: a Índia. Em 2020, o governo indiano proibiu o TikTok, juntamente com outros 58 aplicativos chineses, depois que um conflito latente entre a Índia e a China eclodiu em violência em sua fronteira.
Por que alguns governos veem TikTok como ameaça - e o que diz a rede social
Como é o TikTok na China?
Na China, entretanto, você não encontra usuários do TikTok ou sequer o aplicativo disponível para download. Ao mesmo tempo, o país tem uma rede social praticamente igual, da mesma desenvolvedora e mais antiga que a versão internacional. Essa plataforma se chama Douyin.
Da mesma forma, todas as redes sociais, incluindo Facebook e Instagram, e até o aplicativo de conversa online, Whatsapp, é barrado no país. Na prática, se for seguir o que o governo chinês impõe, você estará incomunicável com o resto do mundo.
Embora a ByteDance também seja dona de aplicativos como o TikTok e o CapCut, não há indícios de que outras plataformas da empresa também serão encerradas no Brasil.
Por que o presidente dos Estados Unidos queria proibir o uso do TikTok?
Segundo a plataforma, a medida poderá "silenciar" milhões de norte-americanos e "devastar" empresas —em novembro, um juiz m Montana bloqueou uma proibição estadual do TikTok, citando motivos de liberdade de expressão. O TikTok alega que investiu bilhões de dólares para manter os dados dos EUA seguros.
É proibido levar para a China: flores frescas; plantas; frutas; sementes; qualquer produto feito com bambu, madeira ou capim; laticínios não pasteurizados; ovos; carnes.
Além do Instagram, o governo chinês também proíbe o uso do Facebook, YouTube e Twitter. As plataformas só podem ser acessadas por meio de uma VPN (Rede Privada Virtual). A China tem uma das políticas de controle de redes sociais mais rigorosas do mundo.
Zhang Yiming nasceu na província de Fujian, na China, e cresceu na cidade de Longyan. O empresário estudou engenharia de software na Universidade Nankai e se formou em 2005. Começou sua carreira como engenheiro no site de busca de turismo Kuxun.com.
Além do Instagram, o governo chinês também proíbe o uso do Facebook, YouTube e Twitter. As plataformas só podem ser acessadas por meio de uma VPN (Rede Privada Virtual). A China tem uma das políticas de controle de redes sociais mais rigorosas do mundo.
No Japão, o uso do TikTok e de outros serviços de redes sociais são proibidos em dispositivos governamentais que lidam com informações confidenciais. Nakayama disse que novas restrições devem ser consideradas somente depois de analisar o manuseio de dados e outras operações.
O TikTok, aplicativo de vídeos curtos, foi criado na China e conta hoje com mais de 1,5 milhão de usuários ativos por mês; saiba tudo sobre a criação da rede social.
Porque o Hello saiu do Brasil? Contudo, a rede social já não está mais disponível nas lojas de aplicativo Google Play e App Store. Em nota enviada ao Seu Dinheiro, a ByteDance confirmou a decisão e disse que está “fazendo o possível para prestar assistência aos funcionários afetados”.
Quantos dias faltam para o TikTok acabar? A especulação é de que o TikTok terminará no próximo dia 30 de junho de 2023 e que a empresa responsável pelo aplicativo estaria planejando criar um novo programa para substituí-lo.
O TikTok chegou no Brasil em 2018 e, logo em 2019, abriu o seu escritório de representação no país em São Paulo. No entanto, foi em 2020 que ele se popularizou no Brasil e consolidou o seu sucesso.
Nesta terça-feira (23), o Congresso dos Estados Unidos aprovou o projeto de lei que pode banir o TikTok no país. No pacote, estavam incluídos o envio de ajuda financeira para Ucrânia, Israel e Taiwan. As informações são do g1.
O que significa TikTok? A palavra "TikTok" vem da onomatopeia tique-taque, que imita o barulho feito por relógios. O termo também é utilizado para marcar ações em um espaço de tempo. O nome da rede social faz referência aos clipes curtos dos usuários, que são a atração do TikTok.
🚫 Produtos de contrafação - o conteúdo não deve mostrar ou promover documentos falsificados, tais como graus académicos, passaportes ou documentos de imigração falsificados, ou réplicas falsificadas ou não autorizadas de um produto real.
Conheça as principais redes sociais da China. Plataformas como WeChat, Youku, Toutiao e Douyin não só fazem o mesmo trabalho, como estão revolucionando a maneira com a qual lidamos com as redes sociais – seja a nível pessoal e, principalmente, profissional.
O TikTok ganha dinheiro com publicidade. Estima-se que a ByteDance, sua proprietária, faturou US$ 51 bilhões em 2021 em receitas. Em vez disso, o TikTok gerou US$ 11 bilhões em publicidade em 2022, 3.3 bilhões de downloads e 1.2 bilhão de usuários ativos mensais em 2021.
O TikTok surgiu em 2014, ainda com o nome Musical.ly. Desenvolvido por uma empresa chinesa, era um aplicativo para as pessoas postarem vídeos dublando músicas. Em 2017, a empresa foi comprada pela conterrânea ByteDance, que na época tinha um aplicativo parecido, chamado Douyin.