Em suma, falar palavrões é algo grosseiro, psicológico e espiritualmente insalubre, e destrói até mesmo uma suposta “utilidade” eventual dos palavrões. Por todas essas razões, devemos tentar quebrar esse hábito.
O que acontece quando a pessoa fala muito palavrão?
Alguns experimentos mostram que vocalizar um palavrão pode fazer com que uma pessoa adquira maior tolerância à dor e maior limiar de dor em comparação com palavras neutras. Existem até mesmo dados que mostram como algumas pessoas apresentam aumento de força física após xingar.
Muitos consideram que falar palavrão é algo negativo, tanto mental quanto socialmente. No entanto, a ciência mostra que há benefícios em xingar. Pesquisadores da Escola de Psicologia da Universidade de Keele determinaram que xingar pode ter “efeito de diminuir a dor”.
“Em qualquer idioma, palavrões são considerados palavras sujas e geralmente reprimidas na linguagem”, afirma Bárbara Santos, psicóloga e psicanalista na Holiste Psiquiatria.
Pare de falar "palavrão" | Padre Reginaldo Manzotti
O que é proibido segundo a Bíblia?
Na Escritura, há diversos ensinamentos e conselhos do que é proibido ou não de se fazer: mentir, roubar ou até mesmo o relacionamento entre pessoas do mesmo gênero. Porém, por mais que muitas pessoas continuem seguindo isso como uma máxima em suas vidas, muitas delas sucumbem e acabam caindo em tentação.
23 O que guarda a sua aboca e a sua língua, guarda das angústias a sua alma. 24 O soberbo e presumido, zombador é seu nome; age com indignação e soberba. 25 O desejo do apreguiçoso o mata, porque as suas mãos recusam trabalhar.
A ciência também encontrou uma ligação positiva entre palavrões e honestidade. Pessoas que xingavam mentiam menos em um nível interpessoal e tinham níveis mais elevados de integridade geral, de acordo com uma série de três estudos publicados em 2017 (em inglês).
Por mais surpreendente que isso soe, a melhor maneira de evitar que falar palavrões se torne um hábito é ignorar completamente o que você ouviu. Não repreenda ou olhe para a criança. Finja, realmente, que não escutou. Com frequência, as crianças falam palavrão para chamar a atenção dos pais.
Sabemos que os palavrões atraem mais atenção e são mais bem lembrados do que outras palavras. Mas eles também interferem no processamento cognitivo de outras palavras/estímulos, então parece que xingar às vezes também pode interferir no pensamento.
coloquial da linguagem dá a palavrão o sentido de palavras ou expressões usada para expressar sentimentos inexplicáveis, ou seja que falta palavras convencionais para expressar. Assim, indignação, raiva, medo, surpresa, dor e, até mesmo, alegria pode ser externado através de palavrões. Linguagem coloquial.
Esta é uma das palavras mais populares quando o assunto é termos amaldiçoados. “Desgraça” automaticamente se refere à “falta de graça”, que significa a benção, ou graça divina. Para os supersticiosos, esta palavra pode atrair acidentes, problemas de energia e inveja.
A definição de um palavrão não é a mesma nas diferentes regiões do mundo. Mas uma linguagem mais pesada, usando ofensas e profanação, é algo que todas as culturas conhecem. Xingar normalmente envolve dar nomes a coisas que você deseja, mas não deveria desejar.
Por tanto, caso seja ofendido por xingamentos pessoalmente ou online, procure um advogado para adentrar com a QUEIXA CRIME. De mesma maneira quando alguém lhe atribuir responsabilidade de um xingamento, você também deverá procurar um advogado para apresentar sua defesa.
Basicamente, tudo o que você precisa fazer é colocar um elástico no pulso e puxá-lo firmemente sempre que xingar – soltando-o e permitindo que ele acerte o pulso. O motivo pelo qual esse método funciona é que seu cérebro associará o xingamento à dor. Com o tempo, você temerá mentalmente o uso de xingamentos.
Com 44 caracteres, eis nosso palavrão mais atual: pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiose. De tão extenso, nem cabe na mesma linha. Segundo o dicionário de papel, designa uma doença que afeta o pulmão e a garganta, provocada pela inspiração de cinzas de vulcões.
Um estudo realizado em 2015 descobriu que indivíduos que têm o hábito de falar palavrão apresentam um Q.I. maior. Conseguir distribuir xingamentos pelo maior número de vezes em um intervalo de um minuto estava ligado a uma pontuação mais elevada em um teste de Quociente de Inteligência.
9 Com ela bendizemos a Deus e Pai, e com ela amaldizemos os bhomens, feitos à semelhança de Deus. 10 De uma mesma aboca procedem bênção e maldição. Meus irmãos, não convém que isso se faça assim.
26 Se alguém entre vós supõe ser religioso, e não refreia a sua alíngua, mas engana o seu coração, a religião desse é bvã. 27 A areligião pura e imaculada para com Deus, o Pai, é esta: bVisitar os órfãos e as cviúvas nas suas tribulações, e dguardar-se imaculado edo mundo.
19 E a todo homem, a quem Deus deu ariquezas e bens, e lhe deu poder para comer deles, e tomar a sua porção, e desfrutar do seu trabalho, isso é dom de Deus. 20 Porque não se lembrará muito dos dias da sua vida, porquanto Deus lhe responde com alegria do seu coração.
No livro de Marcos 3, 28-29, Jesus nos diz: “Eu lhes asseguro que todos os pecados e blasfêmias dos homens lhes serão perdoados, mas quem blasfemar contra o Espírito Santo nunca terá perdão: é culpado de pecado eterno”.
13 Quando também um homem se deitar com outro homem, como com mulher, ambos fizeram aabominação; certamente morrerão; o seu sangue será sobre eles. 14 E quando um homem tomar uma mulher e a mãe dela, maldade é; ele e elas serão queimados com fogo, para que não haja maldade no meio de vós.
Onde está escrito na Bíblia que não pode comer sangue?
14 Porquanto é a vida de toda carne; o seu sangue é pela sua vida; por isso eu disse aos filhos de Israel: Não comereis o sangue de nenhuma carne, porque a vida de toda carne é o seu sangue; qualquer que o comer será extirpado.