Você não deve tomar sinvastatina se: Tiver doença ativa do fígado; Estiver grávida ou amamentando; Estiver tomando qualquer um dos seguintes medicamentos: * Alguns medicamentos antifúngicos (como itraconazol, cetoconazol, posaconazol ou voriconazol);
Depressão; Inflamação dos pulmões, causando problemas respiratórios, incluindo tosse persistente e/ou falta de ar ou febre; Problemas de tendão, algumas vezes complicado pela ruptura do tendão; Dor, sensibilidade ou fraqueza muscular que em casos muito raros podem não passar depois de parar com sinvastatina.
Os principais efeitos colaterais da sinvastatina são dores musculares, miosite (inflamação dos músculos) e hepatite medicamentosa (inflamação do fígado). Esses efeitos podem ser monitorados pelo acompanhamento médico e dosagem de exames de sangue se forem necessários.
Como a Sinvastatina funciona? O medicamento funciona reduzindo a produção de colesterol no fígado, considerado assim como muito eficaz para a diminuição das concentrações plasmáticas de colesterol completo. Sendo assim, a Sinvastatina é da classe dos inibidores da hidroximetilglutaril-coenzima A (HMG-CoA) redutase.
Sinvastatina é contra-indicada durante a gravidez.
Em virtude da capacidade dos inibidores da HMG-CoA redutase tais como a sinvastatina, diminuírem a síntese do colesterol e, possivelmente, de outros produtos da biossíntese do colesterol, este medicamento é contra- indicado durante a gravidez.
Sinvastatina é indicado como adjuvante à dieta para reduzir os níveis elevados de colesterol total, LDL-colesterol, apolipoproteína B (apo B) e triglicérides e para aumentar os níveis de HDL-colesterol em pacientes com hipercolesterolemia primária, incluindo hipercolesterolemia familiar heterozigótica (tipo IIa de ...
Frequentemente as pessoas que tomam medicamentos para reduzir o colesterol (exemplo a sinvastatina), sentem dores musculares. As dores musculares acontecem porque esses remédios bloqueam a produção, não só do colesterol, mas também da coenzima Q10. Ambos são produzidos no fígado.
A sinvastatina emagrece?” A sinvastatina não emagrece e este efeito provavelmente se deve a outros fatores, como dieta ou prática de atividades físicas. Este medicamento é indicado para reduzir os riscos à saúde por doenças cardiovasculares e controlar os níveis de colesterol no sangue.
Medicamento da classe das estatinas, a sinvastatina é mundialmente utilizada para controle do “colesterol ruim”, o LDL. Mas, além de baixar os níveis de lipídeos no sangue e prevenir doenças cardiovasculares, a droga também pode proteger o cérebro exposto à resposta inflamatória generalizada à infecção, ou seja, sepse.
A sinvastatina reduz o colesterol por inibir sua síntese no fígado e não por liberar gordura nas fezes, assim este não é um efeito colateral comum. Quando a estatina é associada ao ezetimiba, uma outra medicação para colesterol que altera a absorção de gordura, a esteatorreia pode ocorrer frequentemente.
O uso da sinvastatina na maioria absoluta das vezes não traz nenhum tipo de prejuízo, mesmo se usada por longos períodos. Os efeitos colaterais mais comuns, mas ainda raros, são mialgias (dores musculares), miosite (inflamação dos músculos) e hepatite medicamentosa.
A sinvastatina não deve ser usada por mulheres grávidas ou em amamentação, por pessoas que tenham doença no fígado ou alergia à sinvastatina ou qualquer outra substância que tenha no comprimido.
A sinvastatina ajuda a emagrecer? Apesar de muitos acreditarem que a sinvastatina pode ajudar na perda de peso, a médica endocrinologista esclarece que o remédio não tem esse efeito, ele apenas reduz o colesterol ruim, diminuindo a gordura do sangue e desinflamando o organismo.
Depende por exemplo se o colesterol está muito ou pouco alto, se o uso da medicação vai ser acompanhado de mudança na alimentação e exercício físico ou se você já teve problemas cardiovasculares, como infarto ou AVC. Dependendo desses fatores, a medicação pode ser utilizada por alguns meses ou pelo resto da vida.
O colesterol é produzido pelo fígado principalmente no período noturno. A sinvastatina, por ser uma medicação que tem um efeito no organismo relativamente curto, deve ser tomada à noite para que seu pico de ação coincida com o momento em que a produção de colesterol no organismo é maior.
Você deve procurar seu médico imediatamente se sentir dor, sensibilidade ou fraqueza musculares. Em raras ocasiões, problemas musculares podem ser graves, incluindo rompimento muscular, resultando em dano renal que pode ser fatal.
Qual o remédio para colesterol que não dá dor nas pernas?
Essas dores musculares são conhecidas como mialgia induzida por estatinas. Existem alternativas para a sinvastatina, incluindo outras estatinas que podem ser melhor toleradas, ou medicamentos de outras classes, como ezetimiba ou fibratos.
Normalmente a sinvastatina nao causa vontade de urinar. Em todo caso, mude o horario de tomar a medicaçao para de manhã e observe se continua levantando a noite para urinar, se isso acontecer, a causa nao é a Sinvastatina.
A sinvastatina atua na redução do colesterol LDL. Ela faz parte de uma classe de medicamentos que são as estatinas, que têm uma ação em inibir uma enzima do fígado que se chama HMG-CoA redutase.
Quem tem gordura no fígado pode tomar o remédio sinvastatina?
Os remédios para gordura no fígado, como a sinvastatina, a metformina ou a levotiroxina, podem ser indicados pelo médico para controlar doenças que prejudicam o funcionamento do fígado, como diabetes, colesterol alto ou hipotireoidismo, por exemplo, pois não existem medicamentos específicos para essa doença.
Quem está tomando sinvastatina pode tomar cerveja?
não ingerir bebida alcoólica. Alerta: há um risco maior de dano muscular em paciente tomando as doses mais altas de Sinvastatina (80 mg) quando comparado com as doses menores; isso pode ser também verdadeiro para outras estatinas.