Xixi com cloro é tóxico Mas substâncias presentes nela, como ureia e amônia, formam outros elementos ao reagirem com o cloro e os demais produtos químicos utilizados na limpeza das piscinas.
O que acontece quando o xixi entra em contato com o cloro?
Assim como ocorre com a água sanitária, as substâncias naturais da urina reagem com o cloro e produzem gases tóxicos, como a tricloramina e o cloreto de cianogênio. A mudança de cor e a produção de espuma são resultados dessa reação.
Você já deve ter visto propagandas em que a água da piscina fica azul após alguém fazer xixi nela. Mas isso é mito! Não existe nenhum produto para identificar urina na piscina.
Mito 2: É impossível identificar quando alguém faz xixi na piscina. Um equívoco comum é acreditar que é impossível detectar se alguém está fazendo xixi na piscina. Embora seja verdade que o xixi diluído possa não ser visível, algumas substâncias químicas podem ser adicionadas à água para indicar a presença de urina.
Publicado em 26 de agosto de 2014 às 09h39. Não é preciso se sentir culpado da próxima vez que fizer xixi no mar. Um novo vídeo feito pela Sociedade Americana de Química (ACS, na sigla em inglês) explica que não tem problema em urinar no oceano. O xixi pode, inclusive, alimentar a fauna marinha.
Além disso, o pediatra ou gastroenterologista pediátrico pode indicar o uso de laxantes, em xarope, comprimido ou supositórios, como lactulose ou polietilenoglicol, para evitar o desenvolvimento de encoprese.
Essa tonalidade, ainda considerada normal, indica diminuição da água no organismo. Além da desidratação em níveis mais altos, pode ser indício de problema no fígado.
De acordo com papiros antigos, as mulheres egípcias usavam as sementes de trigo ou cevada como testes de gravidez. O método era simples: se as sementes crescessem, a mulher estava realmente grávida. Os primeiros escritos sobre o assunto são de 1350 a.C. e vão a um nível de detalhe ainda maior.
O cloro é um elemento químico altamente tóxico e irritante. Ele age rapidamente sobre a pele, as mucosas e os olhos, podendo causar danos graves e irreversíveis.
Teste do sal: ao diluir sal na urina, a formação de uma “nata” sugere resultado positivo. Para os especialistas, testes de gravidez caseiros, como esse, não têm comprovação alguma de que funcionam, pois não há relação entre uma coisa e outra.
Por que quando passamos muito tempo na piscina ou no mar temos vontade de urinar? Porque a água fria provoca a contração da bexiga. A vontade de urinar geralmente acontece quando a bexiga está cheia de líquido.
Os desencadeadores da vontade de fazer xixi são nada menos do que objetos e ações do dia a dia que provocam a ativação desse centro das emoções no nosso subconsciente, lembrando que estamos com a bexiga cheia e é preciso esvaziá-la.
Você já deve ter ouvido falar dos riscos de se esvaziar uma piscina de fibra. Mas você sabe porque uma piscina pode trincar ou até rachar se for esvaziada? Piscinas de fibra possuem a estrutura frágil, quando esvaziada, a pressão do terreno em volta dela pode causar rachaduras.
A maior parte das bactérias não resiste a uma piscina bem tratada. Mas sem desespero: os médicos dizem que os riscos são pequenos desde que a piscina esteja limpa! Na dúvida, o melhor é tomar uma ducha ao sair da água para garantir a limpeza.
Você pode apertar com o dedo ou com a unha. Também vale revezar e apertar um pouco o dedo da mão direita e depois o da esquerda, faça isso entre duas e três vezes. Ao apertar você sentirá como se tivesse areia nesta área do seu dedo. E, conforme você o pressiona, ele vai ficando mais mole.
Estabelecer horário do “sol amigo”, evitando-se o horário entre 10h e 16h. Evitar permanecer na praia ou piscina por mais de 1 hora e meia, respeitando os horários do bebê. Bebês que são amamentados exclusivamente até os 6 meses não precisam de líquidos adicionais.
Quem bebe cerca de 2 litros de líquidos por dia faz xixi de seis a oito vezes entre a manhã e a madrugada. Se passar desse limite, algo está errado. No organismo, um copo de 200 ml de água demora de 1,5 a 2 horas para se transformar em urina.
O sistema urinário dos cetáceos é composto por rins ovais, alongados e multilobados, que produzem urina altamente concentrada, reduzindo assim a perda de água (Geraci 1986, Geraci & Lounsbury 1993a, 2005a).
Essa é uma prática comum que parece inofensiva, não é? Além de ser pouco higiênico (e nada educado), o hábito pode causar prejuízos à sua saúde. Inclusive, um estudo realizado no Canadá apontou que uma piscina pode conter até 75 litros de urina!
O azul das águas está relacionado as características das moléculas de H2O e a cor que vemos refletida nada mais é do que o encontro da luz com a água, ou seja, o reflexo dos raios de luz sobre ela. São duas as variáveis que influenciam na intensidade da cor: a opacidade do objeto e a quantidade de luz.
Pode tomar banho de piscina com infecção urinária?
Você sabia que o período do verão costuma ser mais propício para as infecções do trato urinário? Praia, piscina, calor, umidade, transpiração e… desidratação. Esse combo pode ser decisivo para uma cistite.