Quando o dente do siso não tem espaço suficiente para crescer corretamente, ele pode ficar impactado, pressionando contra os outros dentes. Isso pode causar dor intensa e desconforto contínuo, afetando a qualidade de vida do paciente. Infecções: Outro risco de não extrair o dente do siso é a propensão a infecções.
A extração dos sisos pode afetar a inervação dos dentes, da língua, do lábio, causando as famosas parestesias, danos a nervos da região, o que pode te deixar com uma sensação de formigamento na língua, no lábio para sempre.
Mesmo as cirurgias odontológicas envolvem algum risco, como distúrbio de um nervo, infecção, hemorragia, além dos incômodos esperados: dor, inchaço e limitação na abertura da boca. Pode acontecer, por exemplo, a parestesia, que é a perda de sensibilidade de alguma região da boca, como a língua ou o lábio inferior.
Apesar de, atualmente, não terem uma função específica, os dentes do siso podem dar algum apoio na trituração e mastigação (desde que apresentem um desenvolvimento correto), tal como os dentes molares.
TIRAR OU NÃO TIRAR O SISO INCLUSO? DRA. DANIELLE SALES
É possível viver sem tirar o siso?
Todos precisam remover o dentro do siso? Mito. A retirada do siso só deve ser indicada se este dente estiver causando algum problema, sendo que, na maioria das vezes, são os ortodontistas que orientam ou não o procedimento.
Geralmente os sisos inferiores costumam oferecer maior complexidade tecnica para remoção devido a necessidade de cortes adicionais na gengiva e no osso .
Tirar o siso muda o rosto? Tirar o siso não muda ou afina o rosto. Muitos pacientes têm essa dúvida e acabam adiando a ida ao dentista com receio de ter sua fisionomia alterada. A verdade é que a cirurgia é feita com muita responsabilidade e não gera danos estéticos ou funcionais.
Isadora Belon Albanese, 18 anos, morreu em 23 de abril, quatro dias após extrair o dente do siso. Ela morava com os pais, Grasiela e Ricardo Belon Albanese, em Porto Feliz (SP).
A extração dos sisos é indicada sempre que há a presença de dor de dente, dificuldades na mordida, desconforto ou desalinhamento dos molares. Entretanto, somente seu dentista poderá avaliar a real necessidade de extração.
Embora a maioria só procure o dentista depois de sentir a dor provocada quando o siso rasga a gengiva, especialistas indicam que o melhor período para retirá-lo é entre os 15 e os 18 anos, antes de ele irromper.
A alveolite é quando o alvéolo, parte interior do osso que se encaixa no dente, é infeccionada. Essa complicação acontece quando não se forma um coágulo sanguíneo após a extração de um dente ou esse mesmo se desloca, causando a infecção.
Quanto custa extrair um dente do siso 2022? Em questões de preço médio de 200 a 400 reais, mas em custos comuns o valor varia entre 500 a 600 reais. E na forma em que se foi citado lá em cima tudo depende da quantidade, ou seja, múltiplas extrações mudam o orçamento final.
As consequências podem variar desde pequenas cáries e doenças gengivais, a até cistos e tumores. Em alguns casos, problemas maiores podem surgir. A Pericoronarite, uma inflamação na gengiva que circunda os sisos, é um problema que acomete com bastante frequência pacientes que não extraíram os sisos.
Quando o dente do siso não tem espaço suficiente para crescer corretamente, ele pode ficar impactado, pressionando contra os outros dentes. Isso pode causar dor intensa e desconforto contínuo, afetando a qualidade de vida do paciente. Infecções: Outro risco de não extrair o dente do siso é a propensão a infecções.
Algumas das razões que justificam a extração são: Apinhamento com dentes próximos: se os terceiros molares não tiverem espaço para irromper corretamente, podem ficar apinhados em dentes adjacentes, danificando-os. Dentes do siso inclusos: estão totalmente “escondidos” dentro da gengiva.
Quando existem 4 sisos, o dentista pode extrair todos de uma vez? Segundo a profissional, não existe nenhuma contraindicação direta para a remoção dos 4 dentes em um único procedimento cirúrgico.
A resposta é simples: pode-se extrair os 04 sisos de uma vez, desde que o paciente esteja em condições ideias para o procedimento e o ato cirúrgico seja conduzido por um profissional com expertise nesse tipo de cirurgia. Para alguns, a retirada dos quatro dentes traz receios.
Após a extração do dente do siso, é normal que ocorra um edema. Isto é causado pelo inchaço da gengiva e do tecido mole que se forma em torno do dente. O edema pode durar de um a 5 dias e geralmente desaparece com o uso de um gel de congelamento ou compressas frias.
Primeiramente, a morte após extração do dente siso (ciso, terceiro molar) é extremamente rara e atípica. Complicações graves após a extração de siso são bastante raras, e quando o profissional segue protocolos rigorosos para garantir a segurança do procedimento, os problemas são restritos a incômodos leves e moderados.
Provavelmente a explicação pode estar na evolução da nossa espécie. Isso porque os sisos são uma herança dos nossos ancestrais, que o utilizavam para triturar alimentos mais duros. Com a evolução do homem, os sisos que também são chamados de terceiros molares, perderam sua função.
Se você está se perguntando se tirar o siso dói, pode ficar tranquilo, pois o procedimento é feito com anestesia local para que você não sinta nada durante o procedimento.