- Somente são acentuadas de forma gráfica (aguda ou circunflexa) as oxítonas que terminam em: a/as, e/es, o/os e em/ens. - Palavras terminadas em r, l, z, x, i, u, im, um e om são naturalmente oxítonas, não necessitando do acento agudo.
Essas palavras podem ou não ser acentuadas. Recebem o acento gráfico as palavras oxítonas que terminam em: a/as, e/es, o/os e em/ens. As palavras com terminação r, l, z, x, i, u, im, um e om são naturalmente palavras oxítonas, não sendo necessário o acento agudo.
Qual é o motivo da palavra abacaxi não ser acentuada?
Mas nosso sistema ortográfico vigente determina que oxítonas terminadas na letra "I" antecedida de consoante NÃO recebem acento agudo: assim são abacaxi, aqui, juriti, Parati e as formas verbais comi, parti, vivi, bebi, sorri etc. GARI, portanto, NÃO tem acento.
O abacaxi ou ananás (Ananas comosus) é uma infrutescência tropical produzida pela planta de mesmo nome, caracterizada como uma planta monocotiledônea da família das bromeliáceas da subfamília Bromelioideae.
Abacaxi, morango e figo são frutas, certo? Errado! Eles são infrutescência: resultado da fusão de várias flores que, após serem fecundadas, se juntam em um único fruto ou infrutescência. No morango, por exemplo, os frutos são os diversos pontinhos escuros.
Descubra todos os 'Mitos e Verdades' sobre o abacaxi
Por que morango, maçã e abacaxi não são frutas?
De onde vem o que eu como
No morango, as frutas são os aquênios, aquelas "sementinhas" que ficam na polpa. E na maçã, a fruta é a parte central da polpa, onde ficam as sementes (veja as fotos abaixo).
A maçã é considerada um pseudofruto porque é dentro dela que está o fruto verdadeiro da macieira. Como assim? Quando você divide a maçã ao meio e vê onde ficam depositadas as sementes, essa é a parte considerada o fruto verdadeiro da macieira. A pera e o caju também são considerados pseudofrutos.
- Palavras oxítonas terminadas em u e i serão acentuadas somente quando essas vogais vierem precedidas de outra vogal, como baú, açaí). Observação: O acento agudo é utilizado em vogais abertas e o circunflexo nas fechadas.
1ª - Assinalam-se com o acento agudo os vocábulos oxítonos que terminam em a, e, o abertos, e com o acento circunflexo os que acabam em e, o fechados, seguidos, ou não de s: cajá, hás, jacaré, pés, seridó, sós, dendê, lês, pôs, trisavô, etc.
Por exemplo: anéis, fiéis, papéis, pastéis, céu, chapéu, troféu, véu, destrói, herói, faróis e sóis. O acento também desaparece nas paroxítonas com “i” e “u” tônicos que formam hiato (sequência de duas vogais que pertencem a sílabas diferentes) com a vogal anterior, que, por sua vez, faz parte de um ditongo.
Mesmo a última sílaba sendo aquela pronunciada com mais intensidade, de acordo com as regras de acentuação, nunca acentuamos oxítonas terminadas em “u”. Por isso é que “caju”, “urubu” e “Pacaembu” não recebem acento gráfico.
Porque é um i. Essa regra que você aprendeu é o caso geral, mas quando a palavra termina em i ou u, a ênfase fica na última sílaba (a não ser que tenha acento em algum outro lugar). aqui, abacaxi, tatu etc.
O ananás é uma fruta que requer tempo e cuidado, levando cerca de 18 meses em estufas até estar pronto para a colheita. É colhido apenas quando está maduro, garantindo um sabor perfeito. Por outro lado, o abacaxi é cultivado ao ar livre, aproveitando o sol e a brisa tropical das regiões onde é produzido.
Provavelmente nativo do sul da América do Sul, da região onde hoje fica o Paraguai, o abacaxi foi carregado por toda a América pelos guaranis, tornando-se espécie cultivada pelas populações autóctones até a região da América Central e do Caribe muito antes da chegada dos europeus.
Por que os abacaxis não são frutas? Enquanto muitos o veem como uma única unidade, o abacaxi é, na verdade, formado pela fusão de muitas flores individuais. Cada "olho" no abacaxi representa uma flor separada. A polpa suculenta que comemos é formada pela fusão dos ovários.
No relato bíblico da criação o mundo, no livro do Gênesis, Eva desobedece a ordem de não comer o fruto da frondosa árvore do paraíso. Experimenta, gosta e acaba oferecendo-a a Adão. A fruta acabou sendo descrita como maçã. E é assim que aparece em pinturas e se configurou no imaginário humano.
Simbologia. No relato bíblico da criação o mundo, no livro do Gênesis, Eva desobedece a ordem de não comer o fruto da frondosa árvore do paraíso. Experimenta, gosta e acaba oferecendo-a a Adão. A fruta acabou sendo descrita como maçã.
Enquanto a castanha é a verdadeira fruta, o pedúnculo não se origina do ovário da flor, requisito para que seja classificado como uma fruta genuína. Originário da região Nordeste do Brasil, com destaque para o Ceará como principal produtor nacional, o caju conquistou o mundo por seu sabor único e frescor.