A POLÊMICA ORIGEM DO PÓ DE ARROZ O jogador, que era o único preto da equipe, foi visto com um pó branco no rosto, que durante a partida começou a se desmanchar em seu suor, abrindo brecha para a torcida Americana provocar o recém-saído da equipe: “Pó de Arroz! Pó de Arroz!”, gritava a torcida.
A história do pó de arroz surgiu no dia 13 de maio de 1914, vinte e seis anos após a assinatura da Lei Áurea, quando o atleta do Fluminense Carlos Alberto, que estava longe de ser o primeiro negro a vestir as cores que traduzem tradição, jogava pela primeira vez contra seu ex-clube, o América.
O jogador, que era negro e tinha por hábito, mesmo antes entrar no Flu, passar talco no rosto, foi chamado de "pó de arroz" no primeiro confronto entre os dois times.
Porque a torcida do São Paulo é chamada de pó de arroz?
Nada disso. O torcedor sãopaulino já era chamado de pó--de-arroz na década de 70 porque o torcedor sãopaulino era considerado fresco por ir no estádio somente quando eram finais. Nos anos 80 a torcida independente jogava “pó de arroz” nas arquibancadas, como mostra a foto, eu bem lembro disso.
A história do pó de arroz surgiu no dia 13 de maio de 1914, vinte e seis anos após a assinatura da Lei Áurea, quando o atleta do Fluminense Carlos Alberto, que estava longe de ser o primeiro negro a vestir as cores que traduzem tradição, jogava pela primeira vez contra seu ex-clube, o América.
109 ANOS DO PÓ DE ARROZ: CONHEÇA A HISTÓRIA, DISSEMINE A VERDADE E COMBATA AS FAKE NEWS
O que significa chamar alguém de pó de arroz?
“O rapaz veio conosco do América para o Fluminense, ele fazia a barba e, ao invés de deixar com sua cor natural e passar talco, ele colocava uma coisa branca, fazendo um contraste muito grande entre uma parte e outra do rosto, e então os torcedores começaram a chamar o time do Fluminense de 'pó de arroz'”, explicou, ...
Porque o Flamengo tinha o apelido de pó de carvão?
Confira o texto do vídeo na íntegra:
Na realidade, a história do pó-de-arroz partiu de uma provocação da torcida americana ao Carlos Alberto, que tinha o conhecido hábito de usar talco desde o seu ex-clube.
A Torcida Tricolor Independente (TTI), popularmente conhecida por Torcida Independente, é a principal torcida organizada do São Paulo Futebol Clube. Atualmente tem por presidente Henrique Gomes (Baby), é considerada também a principal torcida ultra do São Paulo Futebol Clube.
A nova pesquisa "O Maior Raio-X do Torcedor", da Quaest/CNN/Itatiaia, colocou o Palmeiras à frente do São Paulo no ranking de torcidas. Os dois aparecem atrás de Flamengo e Corinthians, que lideram a lista.
Qual foi o primeiro clube a aceitar negros no futebol?
No entanto, a história do futebol é outra. Há uma disputa entre Vasco, Bangu e Ponte Preta pelo pioneirismo na democracia racial no esporte. O Bangu afirma que, em 1905, foi o primeiro clube a aceitar um jogador negro, o apoiador Francisco Carregal.
Neste domingo (07) completa um século desde que o Vasco da Gama definiu que com racismo não teria jogo. Há 100 anos, o Gigante da Colina redigiu uma carta abrindo mão de participar de uma liga preconceituosa, que queria excluir jogadores negros e pobres. Esse ato ficou eternizado na história como "Resposta Histórica".
O nome Fluminense surgiu naturalmente, sem maiores debates, apesar de a ideia inicial ter recaído sobre Rio Football Club. Acabou prevalecendo Fluminense, derivado do latim flūmen, que significa "rio". O termo também é usado para se referir aos nativos do Estado do Rio de Janeiro (Flūmen Januarii, em latim).
Ex-jogador do América, Carlos Alberto, foi chamado de “pó-de-arroz” pelos torcedores do time rubro de maneira pejorativa devido o seu hábito de usar o produto como um pós-barba, atitude muito comum para a época, como revelam os jornais.
Com o título, ganho graças a dois gols de Jhon Arias, o Tricolor das Laranjeiras subiu um degrau rumo ao posto de "campeão de tudo" no Brasil. Agora, faltam três troféus para a galeria ficar completa: CONMEBOL Sul-Americana, Supercopa Rei e Mundial de Clubes.
Com 38 títulos conquistados, o Flamengo é o maior campeão da história do Campeonato Carioca e voltou a erguer a taça depois de dois anos, já que o Fluminense havia conquistado as duas últimas edições da competição (2022 e 2023). Os quatro grandes clubes cariocas lideram o ranking de vencedores do Campeonato Carioca.
No começo dos anos 2000, o volante corintiano foi o responsável por popularizar o apelido de "bambi" para se referir aos são-paulinos, o que sempre irritou tanto jogadores quanto a torcida. Foi dessa forma que ele chamou os adversários em uma entrevista antes de um clássico decisivo, e o termo pegou.
A equipe de futebol do Flamengo foi criada em decorrência de uma desavença em seu rival Fluminense, em 1911. O atleta Alberto Borgerth, que jogava futebol no Fluminense e remava no Flamengo, propôs a criação de uma seção de futebol no clube de regatas e foi assim que nasceu o Departamento de Esportes Terrestres. 4.
A brincadeira começou em 2016, quando torcedores do Flamengo diziam sentir o 'cheirinho do hepta' , já que o time chegou a ficar na liderança por algumas rodadas. O Palmeiras , porém, acabou ficando na frente do Flamengo na tabela e sagrando-se campeão daquele ano, dando início assim às provocações sobre o 'cheirinho'.
Em 1911, houve um desentendimento interno no Fluminense. Alguns jogadores falavam trocar de clube, enquanto outros até mesmo pensavam em abandonar o futebol. Foi quando Alberto Borgerth, um dos jogadores do Fluminense, fez a proposta de criar uma seção de futebol no Flamengo, onde já era remador.