Por que o autor do texto escolheu a expressão carne e osso para descrever o cidadão gaúcho?
A expressão "carne e osso" é frequentemente utilizada para enfatizar a humanidade, a realidade e a materialidade de uma pessoa. Ao escolher essa expressão para descrever o cidadão gaúcho, o autor provavelmente quis destacar a autenticidade, a presença física e a tangibilidade do indivíduo.
O osso é a estrutura de suporte do corpo. O osso é formado por um tecido esponjoso mais leve (trabecular), que é revestido por uma camada externa rígida conhecida como osso compacto (cortical). O exterior do osso é coberto pelo periósteo, uma camada de tecido fibroso.
Os ossos são órgãos esbranquiçados e duros que, unindo-se aos outros por intermédio das articulações, constituem o esqueleto. É uma forma especializada de tecido conjuntivo cuja principal característica é a mineralização (cálcio) de sua matriz óssea (fibras colágenas e proteoglicanas).
O conjunto dos ossos que forma o corpo do ser humano pode ser chamado de sistema esquelético ou esqueleto. O sistema esquelético tem como funções, a sustentação, movimentação do corpo, proteção de órgãos internos, armazenamento de minerais e íons e produção de células sanguíneas.
Que eu me lembre, nos anos 80 e 90 usava-se muito a expressão “carne de vaca” para se referir a alguma coisa que estivesse já muito comum, ou seja, muito usada, muito falada, muito batida.
No Brasil, é considerada carne de segunda, porém ganha status na culinária ilatiana, com o corte osso-buco (a carne com o osso). É uma carne mais utilizada como carne moída, por ser extremamente enervada.
Como preparar tutano, ingrediente barato e versátil que vem do osso do boi. Intenso, gelatinoso, gorduroso e macio. São essas as características do tutano.
A carne de primeira está localizada em partes menos usadas do boi e, por isso, é mais macia. Em relação à carne de segunda, a diferença mais facilmente detectada é na quantidade de gordura e de nervo.
O osso de galinha e o de boi não tem uma absorção, então é recomendado que não coma os ossos. Mas existem algumas preparações com ossos, por exemplo o tutano do boi onde se cozinha o osso e se come como se fosse uma geleia o conteúdo de dentro.
Na maior parte desses países, o gesto é divorciado de seus significados anteriores como sinal de paz ou insulto; para a maioria o significado do sinal é "vitória" ou "é!", implicando um sentimento de felicidade. É usado em ambas as direções (palma voltada para dentro ou para a frente).