A dor advém do enrijecimento da coluna que pode pressionar os nervos na região afetada. A presença desses osteófitos também pode estreitar o canal vertebral por onde passa a medula espinhal e nervos da coluna determinando estenose do canal vertebral.
No entanto, alguns fatores de risco extra são o sobrepeso, a obesidade e o sedentarismo. Mas isso não é tudo! Pessoas com doenças degenerativas ou crônicas também têm uma chance aumentada de desenvolver bico de papagaio.
BICO DE PAPAGAIO TEM CURA? O QUE SÃO OSTEÓFITOS CAUSAS e TRATAMENTO Fisioterapia Dr. Robson Sitta
Qual exercício é bom para aliviar a dor do bico de papagaio?
A prática regular de exercícios leves, como caminhada ou natação, sob orientação de um profissional, pode ser muito benéfica. É importante evitar movimentos bruscos ou que coloquem muita tensão na coluna para prevenir piora da dor.
Bico de papagaio na coluna dói? Muitas vezes, o bico de papagaio faz parte do processo de envelhecimento de uma articulação. Isso significa desgaste e corrosão da cartilagem articular e inflamação local. Por esses motivos, é comum queixa de dor articular.
Caso não seja acompanhada por um médico, o bico de papagaio pode afetar a integridade da coluna, resultando em um paciente que perde a sensibilidade das pernas e dos membros inferiores, além de dificuldade para se movimentar.
Sim, o “bico de papagaio” na coluna cervical, tecnicamente conhecido como osteófitos, pode levar à aposentadoria por invalidez, dependendo da gravidade e do impacto que essa condição tem sobre a capacidade do indivíduo de realizar suas atividades de trabalho.
O que é pior, hérnia de disco ou bico de papagaio?
Embora ambos possam causar dor na coluna, a hérnia de disco tende a provocar dor mais aguda e intensa, enquanto o bico de papagaio geralmente causa dor em menor intensidade.
Manter uma postura correta ao sentar, andar e dormir. Evitar pegar em cargas elevadas. Ter um peso adequado e, se necessário emagrecer. Praticar atividade física regulamente, principalmente exercícios com pouco impacto como hidroginástica, Pilates ou andar de bicicleta.
Tanto o bico de papagaio como a hérnia de disco são condições que pode causar muitas dores e desconforto na região da lombar, além de terem entre suas causas, o envelhecimento natural do indivíduo.
Qual é o melhor remédio para dor de bico de papagaio?
Anti-inflamatórios não esteroides, como o ibuprofeno e relaxantes musculares, administrados por via oral ou injetável. Parar pode ser o melhor remédio. Descansar umas horas ou uns dias pode ser o suficiente para aliviar ou, pelo menos, não agravar os sintomas, sobretudo em caso de trabalhos mais exigentes fisicamente.
Quem tem bico de papagaio tem direito a benefícios?
Para solicitar a aposentadoria por invalidez devido ao bico de papagaio, é necessário passar por uma avaliação médica do INSS. Para isso, uma vez com toda a documentação em mãos, você deve fazer o pedido do benefício através do site do Meu INSS.
O bico de papagaio não tem cura, mas o ortopedista pode indicar alguns tratamento que podem ajudar a aliviar a dor e o desconforto. Assim, pode ser recomendado o uso de medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios, como o Diclofenaco, por exemplo, para aliviar os sintomas e promover a qualidade de vida da pessoa.
Quem tem bico de papagaio pode levar uma vida normal?
Não existe cura para bico de papagaio. Quando há dor associada ao quadro, é possível aderir a tratamentos que controlam os sintomas e proporcionam uma qualidade de vida normal ao paciente.
Se o bico de papagaio causar apenas dores leves e esporádicas, pode ser recomendado apenas o uso de analgésicos, desde que indicados por algum médico capacitado. Além disso, a fisioterapia pode ajudar a fortalecer os músculos das costas, ajudando a se movimentar de uma forma que evite a pressão nervosa.
É preciso redobrar a atenção nas atividades do dia a dia que possam favorecer a ocorrência de pequenos traumas e/ou o aumento da sobrecarga na coluna vertebral, já que o excesso de peso e movimentos irregulares são consideradas algumas das principais causas.
A partir do momento em que o quadro de osteofitose já possui um nível mais grave, sintomas como os listados a seguir podem se desenvolver: Dor ciática. Dor cervical. Dor que pode irradiar.
Nos casos de dor intensa o médico ortopedista vai receitar analgésicos e anti-inflamatórios para aliviar este sintoma. Iniciar as sessões de fisioterapia e manter uma rotina diária de exercícios físicos, com acompanhamento de profissionais capacitados, são posturas importantes para ocorrer melhora no quadro.
Quem tem bico de papagaio pode se afastar do trabalho?
No caso do bico de papagaio, o trabalhador pode solicitar a aposentadoria se a doença impedir totalmente que ele continue exercendo sua função. Ou seja, a incapacidade precisa ser total e permanente.