A marcha lenta oscila pode ser causada por diversos fatores, como sensor de massa de ar sujo, filtro de ar ou de combustível sujos, válvula de marcha lenta defeituosa, corpo de borboleta (TBI) sujo, entrada falsa de ar no coletor de admissão, velas de ignição ou cabos de vela com problemas, sonda lambda quebrada, ...
Os filtros entupidos são as causas mais comuns de marcha lenta irregular. Fazer as manutenções necessárias no filtro de ar e de combustível ajuda a diminuir as chances desta irregularidade ocorrer. Caso seja detectado que está entupido, é necessário fazer a troca do filtro.
O sintoma da falha na estabilidade da marcha lenta ocorre porque a mistura de ar e combustível fica desregulada, nesse caso, a central eletrônica não encontra parâmetros para corrigir a proporção da mistura.
Em geral, o módulo do veículo quantifica uma determinada quantidade de ar para entrada na câmara de combustão. Contudo, caso haja uma contradição na quantidade de ar que acessa a câmara, o resultado final é alterado e isso resulta em carro acelerado e motor fora do ponto.
Um deles é a oscilação na marcha lenta, ou seja, a rotação do motor ficará muito baixa quando o veículo estiver parado, tornando difícil ele se manter ligado. Outra indicação é que o carro “morre” quando é desengatado e parado por completo; isso é comumente percebido quando se espera os semáforos, por exemplo.
A marcha lenta oscila pode ser causada por diversos fatores, como sensor de massa de ar sujo, filtro de ar ou de combustível sujos, válvula de marcha lenta defeituosa, corpo de borboleta (TBI) sujo, entrada falsa de ar no coletor de admissão, velas de ignição ou cabos de vela com problemas, sonda lambda quebrada, ...
O que acontece se o sensor de marcha lenta estiver sujo?
Contudo, se esse sensor estiver com problema, há oscilação nas rotações do motor — e, consequentemente, no atuador da marcha lenta. Um sensor de massa de ar, também conhecido como MAP, também causa irregularidades na marcha. Isso ocorre quando ele está excessivamente sujo, atrapalhando a comunicação com a ECU do motor.
Se o módulo de controle de ignição falhar, o motor não dará partida, fazendo o carro tremer em marcha lenta. Em outras palavras, ele envia um sinal aos injetores de combustível que informa quando disparar para que os cilindros possam gerar a pressão necessária para a partida.
Isso pode ocorrer porque o IAC está entupido ou sujo, ficando na posição fechada, o que faz com que a quantidade de ar que chega ao motor seja baixa, chegando a morrer em marcha lenta. Também pode ocorrer em movimento e nas transições entre marcha e marcha.
Quais são os sintomas do atuador de marcha lenta com defeito?
Um posicionador da marcha lenta com defeito pode se fazer notar do seguinte modo: Rotação de marcha lenta oscilante. Desativação do motor durante a rotação de marcha lenta.
Porque é normal, em temperaturas ambientes mais baixas, entrar em ação o afogador automático para injetar mais combustível até o motor se aquecer, atingir a temperatura de funcionamento e neste momento a central eletrônica corta esse afogador automático e a marcha lenta volta então para a rotação normal.
Um dos principais motivos do carro falhando é a má qualidade do combustível, que pode causar problemas no motor e nas peças do tanque de combustível. Além de ser péssimo para a combustão, um combustível ruim é capaz de provocar bolhas de gases e entupimento das mangueiras.
Um fraco desempenho do motor pode ser causado por diversos fatores. Desde combustível de má qualidade, problemas na vela e até filtro de ar sujo, que resulta no entupimento dos pistões. E as consequências podem ir muito além da perda de potência.
O Atuador da Marcha Lenta DS garante a estabilidade da rotação do motor em marcha lenta, proporcionando economia de combustível, além de contribuir com o meio ambiente na redução de gases poluentes. Deve-se trocar o atuador quando a marcha lenta estiver oscilando, se o carro estiver acelerado ou quando morre ao parar.
Quando o carro fica oscilando na marcha lenta, o que pode ser?
Possível causa do ar-condicionado do carro com barulho e marcha lenta: Quando o sensor de temperatura detecta que o sistema está muito frio, correndo o risco de haver um congelamento, então ele desarma temporariamente o compressor para que o sistema não fique tão eficiente ao ponto de congelar.
A bomba de combustível pode apresentar falhas próprias, tanto de origem elétrica quanto mecânica, ocasionada por desgaste excessivo ou prematuro. Nesse caso, o fornecimento de combustível será afetado, podendo assim provocar falhas e desligamento do motor durante a marcha lenta.
O que faz o motor do carro ficar oscilando a aceleração?
Um filtro de combustível entupido, fuga no sistema de vácuo, injetores de combustível sujos, problemas na bomba de combustível, sensor de fluxo de ar com defeito e velas de ignição danificadas também podem contribuir para esse problema.
As principais causas de trepidação no volante do carro incluem: desequilíbrio ou desgaste dos pneus, problemas de alinhamento da suspensão, problemas no sistema de freios (como pastilhas de freio desgastadas ou rotor desgastado) e problemas no sistema de direção (como juntas de direção gastas ou caixa de direção com ...
Para resolver esse tipo de problema, alinhar e balancear o carro é a primeira alternativa que todos os motoristas devem tomar. O balanceamento, na verdade, é a manutenção mais importante, pois ela tem o intuito de fazer as rodas girarem sem vibrações.
Se a trepidação ocorrer já com o veículo parado, as causas podem ser muitas. O motor talvez não esteja recebendo combustível ou ar suficiente. Outra causa comum para a vibração excessiva é a vela de ignição. Verifique se elas estão sujas ou se os cabos estão bem conectados.
Quando o atuador de marcha lenta apresenta problemas, a marcha lenta fica irregular. Um exemplo disso é quando você está com o carro parado em um sinal fechado e o seu conta-giros fica oscilando como se você estivesse acelerando e desacelerando o carro.
Alguns sintomas surgem quando o sensor está sujo ou com baixo rendimento. Sensor map sujo traz alto consumo, falta de força, luz da injeção acesa, ou funcionamento irregular e hesitação com atraso na aceleração são alguns deles.
Quando o conta giro fica oscilando, o que pode ser?
Alguma vez você notou que o conta-giros estava oscilando mesmo estando com o carro completamente parado no trânsito? Se isso já aconteceu com você é bem provável que o atuador de marcha lenta do seu automóvel esteja danificado.