Hoje, Design é uma disciplina responsável pela melhoria de produtos, serviços e processos, sempre com objetivo de otimizar as necessidades dos usuários, por isso, deve se basear sobretudo em aspectos visuais e funcionais. O Design também pode ser usado como orientador em formas de pensar que sejam mais estratégicas.
Design é uma atividade responsável pelo planejamento, criação e desenvolvimento de produtos e serviços. É um processo que busca soluções criativas e inovadoras para atender características dos produtos, necessidades do cliente e da empresa de forma sintonizada com as demandas e oportunidades do mercado.
O design agrega valor, já que combina estética à funcionalidade. Problemas são resolvidos por meio desse conceito, pois transforma ideias em soluções. Para as empresas, esse é um dos principais fatores de sucesso, tanto para proporcionar uma identidade visual forte, como também para a concepção de produtos.
Qual a importância do design na qualidade de vida?
Ao interagirem com a psicologia, os designers de interiores podem estimular as pessoas através do seu trabalho ao projetar lares felizes e escritórios harmônicos promovendo saúde e bem estar criando uma atmosfera ideal para cada tipo de ambiente e atividade exercida em qualquer tipo de espaço.
Com o design podemos, inclusive, construir o futuro em que queremos viver. O design não apenas cria o tangível, mas principalmente e mais importante, é capaz de criar (quase) tudo aquilo que não podemos tocar, mas que nos impacta diariamente, as coisas invisíveis.
Por que o design é importante? Ele é fundamental porque otimiza a criação humana, combinando a estética à funcionalidade. Além disso, por meio dele, é possível agregar valor e gerar soluções mais eficientes, confortáveis, seguras e bonitas. Prova disso é que o senso comum o equipara a algo belo e bem-feito.
Hoje, Design é uma disciplina responsável pela melhoria de produtos, serviços e processos, sempre com objetivo de otimizar as necessidades dos usuários, por isso, deve se basear sobretudo em aspectos visuais e funcionais. O Design também pode ser usado como orientador em formas de pensar que sejam mais estratégicas.
Além disso, o design também pode eliminar características desnecessárias do seu produto e da sua embalagem, utilizando a criatividade e agindo estrategicamente para criar soluções criativas para o seu público.
Quando o design é verdadeiramente compreendido, transcende a superficialidade. Não é um mero embelezamento, mas uma linguagem única que comunica, de forma visual, a essência de uma empresa.
O conceito de design compreende a concretização de uma ideia em forma de projetos ou modelos, mediante a construção e configuração resultando em um produto industrial passível de produção em série (LÖBACH, 2001).
O design é usado para se comunicar, ou seja ele entende as nossas preferências, costumes, preferências e comportamentos e usa os dados para construir algo que irá suprir a necessidade e expectativa. Portanto ele atua ativamente na persuasão da nossa capacidade de tomada de decisões.
Esse profissional é responsável por criar projetos de comunicação visual, assim esse profissional cria logotipos, marcas, embalagens, anúncios, panfletos, cartazes, vinhetas para a tv, dentre outras criações que este profissional é responsável.
O design thinking é uma abordagem baseada em três pilares fundamentais: empatia, colaboração e experimentação. A empatia nos permite entender os usuários e seus problemas de forma mais profunda, enquanto a colaboração nos ajuda a combinar diferentes perspectivas e habilidades para gerar ideias inovadoras.
Os quatro princípios básicos do Design estão presentes em praticamente todas as (boas) peças publicitárias e demais (bons) materiais relacionados à Publicidade e ao Design. São eles: alinhamento, proximidade, contraste e repetição.
Alinhamento é um dos princípios mais básicos, mas mais importantes do design, pois permite que nossos olhos enxerguem ordem, o que é bem reconfortante para o leitor.
Ele tem que satisfazer certos critérios, não apenas funcionais, mas também psicológicos e estéticos. Um bom Design enfatiza a utilidade de um produto, ao mesmo tempo que desconsidera qualquer coisa que possa prejudicá-lo.
O design enquanto campo de conhecimento e disciplina surgiu no início do século passado, por causa de necessidades advindas da Revolução Industrial. Surgiu de uma convergência e colaboração de Arquitetos, Artesãos, Artistas, Engenheiros e outros profissionais.
A arte pode oferecer uma riqueza de ideias e técnicas que podem ser aplicadas ao design. Além disso, a compreensão da relação entre design e sociedade pode ser aprimorada ao se estudar a arte, que é um reflexo da sociedade em que é produzida.
Traduzindo ao pé da letra, a palavra design significa “projeto” ou “desenho”. Quando adicionamos a palavra “gráfico”, estamos falando dos elementos visuais. Logo, design gráfico é desenvolver um projeto para solucionar um problema por meio de elementos visuais.