O molho é importante porque o feijão tem fitatos na composição, substâncias antinutricionais que dificultam a absorção de nutrientes. Ao colocar o grão de molho, a enzima fitase libera nutrientes que ficam presos no fitato, aumentando a absorção de vitaminas e minerais presentes no alimento.
O que acontece se eu não deixar o feijão de molho?
"Quando a gente come um feijão que não foi deixado de molho, esses açúcares vão direto para o nosso intestino grosso. Lá, eles vão ser fermentados pela nossa flora intestinal e isso pode causar problemas como distensão abdominal e gases", detalha Semíramis Domene.
O tempo de molho pode variar dependendo do tipo de feijão, mas geralmente varia de 6 a 12 horas. Depois de deixar o feijão de molho, você deve enxaguar bem os grãos antes de cozinhá-los na panela de pressão.
Afinal, por que deixar o feijão imerso na água antes de cozinhar traz benefícios à saúde? De acordo com a publicação Health, essa prática ajuda o alimento a absorver água e a cozinhar uniformemente.
Coloque o feijão na pressão com a quantidade de água habitual, deixe pegar pressão e conte 15 minutos, após isso descarte a água, e coloque uma nova. Prossiga com o processo de cozimento. Desta forma você reduz a formação de gases.
Se você ainda sofre bastante com o desconforto intestinal ocasionado pelo feijão carioca tradicional, opte pelo feijão azuki, por menor quantidade desses oligossacarídeos, assim, diminuirão os gases.
Após ficar submerso em água, os feijão soltam uma espécie de espuma branca que fica na superfície. Ela é composta pelos antinutrientes que mencionamos anteriormente. Então, deixar o feijão de molho também ajuda a reduzir gases intestinais e estomacais.
A troca de água a cada 8h também é indicada. Além de hidratar e, consequentemente, amolecer o feijão (o que diminuirá o tempo de cozimento), esse passo ajuda a eliminar o fitato, um antinutriente presente no grupo de alimentos, que pode causar desconfortos, como gases.
A técnica é importante para facilitar a digestão e também elimina fatores antinutricionais do alimento. Se você faz o remolho apenas com água, saiba que o vinagre também pode ser um aliado da técnica, já que ele ajuda a neutralizar substâncias que dificultam a absorção de outros nutrientes dos grãos.
O feijão é um alimento de origem vegetal e, por isso, contém ferro não-heme em sua composição. A absorção desse ferro pelo organismo é influenciada por alguns componentes da dieta, e a vitamina C, presente no limão, é uma facilitadora, podendo aumentar sua absorção de 3 a 4 vezes.
O ideal é colocar o feijão na panela de pressão, cobrir com água e já incluir as folhas de louro. Depois, tampe a panela, leve ao fogo médio e espere a válvula apitar, contando a partir daí dez minutos de cozimento.
Se você esqueceu, não se desespere, também é possível fazer um remolho rápido. Coloque o feijão lavado numa panela comum, cubra com água e leve ao fogo alto. Quando ferver, desligue e tampe. Deixe assim por uma hora, para hidratar os grãos.
Quanto tempo deixar o feijão na pressão depois de deixar de molho?
Deixe o feijão de molho por 2 horas. Escorra e transfira para uma panela de pressão. Junte a água, o tempero pronto, o sal e o louro. Deixe cozinhar, em fogo baixo, por 20 minutos após o início da fervura.
Qual o tempo máximo que o feijão pode ficar de molho?
Os grãos devem ficar de oito a 12 horas na água. Não há necessidade de deixar o feijão de molho por mais de 24 horas. Depois desse tempo é só descartar a água, enxaguar o alimento e colocar na panela.
Ao deixar o grão de molho, uma boa parte dos compostos que causam flatulência acabam ficando na água. Por isso, ao trocá-la você evita que isso aconteça. Lembre-se, no entanto, de que ao jogar a água fora, uma pequena parte de outros nutrientes do feijão, como algumas proteínas solúveis e minerais, podem ser perdidas.
A nutricionista Elaine Moreira ensina a deixar o feijão de molho, entre 10 e 15 minutos, em água bem quente. Ela explica ainda que o feijão azuki é um tipo que fermenta menos.
Para preparar o feijão sem deixar de molho, você vai precisar de uma panela de pressão! Assim, o cozimento fica muito mais rápido, geralmente em torno de 35 minutos. Primeiro, tire as impurezas que causam gases: coloque o feijão na panela de pressão sem tampa, encha de água até cobrir os grãos e leve ao fogo alto.
O que fazer quando esquecer de pôr o feijão de molho?
Espere a água ferver e depois deixa por até 5 minutos. Após esse tempo, tire do fogo, mas deixe na panela com a água quente por 1 hora. Esse processo serve como um “pré-cozimento” que substitui perfeitamente as horas de molho em água fria. Ou seja, em uma hora você tem os grãos no ponto certo para cozinhar.
O processo de remolho tradicional é o mais eficiente para remover a maioria das toxinas do feijão; Ferver o feijão depois do remolho pode fazer com que ele fique menos atrativo e gostoso; A espuma não é responsável por gerar desconfortos intestinais e sim a rafinose, um açúcar presente no feijão.
“Quando se faz o remolho, além de acelerar a etapa de cozimento, pois os grãos são pré-hidratados, é possível eliminar ou dissolver alguns componentes do grão considerados antinutricionais, entre eles fitatos, polifenois (com destaque para os taninos) e oligossacarídeos não digeríveis”, explica a pesquisadora Priscila ...
Chás de erva-doce, camomila, hortelã e funcho são boas opções, pois ajudam na digestão e na manutenção da saúde da flora intestinal. Além desses chás, há benefícios no consumo de: Frutas. Consumir frutas como a ameixa seca, a laranja, o mamão e o abacaxi melhoram o trânsito intestinal, reduzindo o acúmulo dos gases.
“O feijão-preto contém mais nutrientes, como vitaminas do complexo B, em relação aos outros”, revela a nutricionista Thayná Ramos Silva à Coluna Claudia Meireles. Além de vitamina B, o item tem magnésio, zinco, potássio e ajuda a combater a deficiência de ferro no organismo.
Desta forma, colocar o feijão de molho com limão permite manter o valor nutricional dos grãos. Isso melhora a absorção dos nutrientes do feijão, além de facilitar a digestão, evitando os indesejáveis gases. Se você sente pouco desconforto ao consumir feijão, procure deixar de molho por 8-12 horas em água quente.