Seus respectivos jogadores viajaram durante o momento em que não poderiam jogar, e atuaram na última rodada do Campeonato Brasileiro. Ambos os clubes foram punidos em 4 pontos, o que fez com que o Fluminense pulasse da 17ª para a 15ª posição (não foi rebaixado).
*Em 1996, Fluminense e Bragantino foram rebaixados dentro de campo, mas uma decisão da CBF, por conta de um caso não-relacionado, anulou o rebaixamento da dupla .
Os 4 primeiros de cada grupo se classificavam para a segunda fase, já os 6 piores, acabavam rebaixados. Com 11 pontos em 10 jogos, o Fluminense caiu para a Série C ao lado de Juventus, Americano-RJ, Volta Redonda, Náutico e Atlético-GO.
Dos cariocas, o Vasco foi rebaixado à Série B em quatro oportunidades (2008, 2013, 2015 e 2020). O Botafogo caiu três vezes (2002, 2014 e 2020), enquanto o Fluminense foi rebaixado em 1996* e 1997.
São Paulo, sábado, 21 de junho de 1997. A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) rompeu ontem com seu próprio estatuto e reconduziu o Fluminense e o Bragantino à primeira divisão do Campeonato Brasileiro.
Relembre como o Fluminense foi parar na Série C nos anos 90 | GOL DE CANELA
Por que o Fluminense não jogou a Série B?
Depois de um escândalo de manipulação de resultados envolvendo Atlético-PR e Corinthians, o rebaixamento daquela edição do Campeonato Brasileiro foi cancelado. Em 1997, o Flu caiu novamente. Disputou a Série B no ano seguinte e amargou a queda para a Série C.
No Brasileirão de 1996, o Fluminense amargou uma campanha pífia. Durante as 23 rodadas do campeonato de tal ano, o Fluminense conseguiu apenas 4 vitórias, o que fez com que o clube terminasse em penúltimo lugar, na frente apenas do Bragantino. Essa foi a primeira vez que um clube dito grande foi rebaixado.
Em 1996, o time carioca, 23º colocado no Brasileiro, foi, de acordo com o regulamento, rebaixado para a segunda divisão. Mas Ricardo Teixeira, presidente da Confederação Brasileira de Futebol, anulou o rebaixamento, beneficiando Fluminense e Bragantino.
"Sou tricolor de coração..." Hoje é dia de lembrar o título do Fluminense na Série C do Campeonato Brasileiro de Futebol, em 1999. A vitória levou o time de volta à Série A!
Já em 2000, houve regulamento semelhante ao de 1987, com os times novamente divididos em módulos (desta vez, o equivalente da Série B seria o Módulo Amarelo), porém os três primeiros colocados deste módulo fizeram parte da última fase, que definiria o campeão da Série A daquele ano.
E o Fluminense desmoralizou a suspensão automática após a expulsão de um atleta. Daí para frente o tricolor carioca se envolveu em seis casos que passaram a ser chamados de “Tapetão” para identificar uma ilegalidade e a entrada de recurso no tribunal.
Na época, parte da imprensa tentou imputar responsabilidade ao Fluminense Futebol Clube pelo rebaixamento da Associação Portuguesa de Desportos, clube que foi punido junto com o Flamengo em razão de ter repetido a ação rubro-negra escalando irregularmente o jogador Héverton, isso no dia 8 de dezembro de 2013.
De 1990 a 1992, caíam dois, mas subiram 12 times em 1993, e, com isso, caíram 8 naquele ano. Em 1994 e 1995, voltaram a serem dois os rebaixados. Em 1996, ninguém caiu, em razão das denúncias de corrupção na arbitragem. Em 1997 e 1998, voltaram a ser quatro.
Por que o Fluminense saiu da Série C para Série A?
Segundo as normas especiais das competições organizadas pela CBF, um time que não disputou o Estadual está fora da Série C. Neste ano, o América não participou do Estadual do Rio por ter se recusado a participar de um "seletivo" para o torneio.
Desde então, foram 15 anos sem que o Fluminense segurasse a lanterna do Campeonato Brasileiro. Nesse período, o Tricolor conquistou duas vezes a competição - em 2010 e 2012 - e lutou contra o rebaixamento em algumas edições, como em 2013, 2018 e 2019, mas sem ter ficado na última posição.
Com 123 partidas disputadas, o histórico dos confrontos entre Corinthians e Fluminense aponta uma vantagem corinthiana. O duelo atualmente conta com 44 vitórias do Corinthians, 36 empates e 43 vitórias do Fluminense.
Qual o ano que o Fluminense foi rebaixado para Série C?
Folha de S. Paulo - Futebol: Humilhado, Flu articula "virada de mesa' - 08/10/98. Os dirigentes do Fluminense iniciaram ontem, dia seguinte ao rebaixamento do clube à Série C (terceira divisão), uma articulação para devolver a equipe à elite do Campeonato Brasileiro.
CONCLUSÃO: o Fluminense é tri-rebaixado e deve DUAS Séries B. Em 2013 o Fluminense pela quarta vez terminou o campeonato no Z4, porém pode escapar do descenso porque a Portugusa pode perder pontos por escalar um jogador irregular.
Em 1999, o Fluminense chegou na Série C. Com o apoio de um patrocinador forte, o Tricolor conseguiu se reerguer com o auxílio de Carlos Alberto Parreira no comando do time.
A torcida do Flu tem dois apelidos marcantes, sendo "Torcida Tricolor", a forma mais conhecida, por retratar o verde, grená e branco de sua bandeira e uniforme.