Por que o futebol americano não está nas Olimpíadas?
Com enorme popularidade nos Estados Unidos, o futebol americano ainda não se globalizou o suficiente para se tornar um esporte olímpico. Além disso, a complexidade de sua infraestrutura e logística é um fator limitante.
O Comitê Olímpico Internacional (COI) anunciou em outubro de 2023 que o flag football seria incluído no programa esportivo dos Jogos de LA28. Sua inclusão foi liderada pelos esforços da Federação Internacional de Futebol Americano (IFAF) e apoiada pela NFL.
Curiosamente, dois esportes que não aparecem no programa olímpico há mais de 100 anos devem voltar para os Jogos de Los Angeles-2028: críquete e lacrosse. O primeiro atende a uma demanda por mais público, já que é muito praticado em países como Inglaterra, Índia e Austrália.
A Fifa acreditava que a presença do futsal nos Jogos Olímpicos "diminuiria" o Mundial da modalidade. O COI, por outro lado, não gostaria de dar vitrine para um esporte organizado pela Fifa, uma entidade responsável por um torneio tão grande quanto a Copa do Mundo de futebol.
Por que o futebol americano não é esporte olímpico?
Com enorme popularidade nos Estados Unidos, o futebol americano ainda não se globalizou o suficiente para se tornar um esporte olímpico. Além disso, a complexidade de sua infraestrutura e logística é um fator limitante.
Existem diferentes estilos de jiu-jítsu, como o jiu-jítsu brasileiro (BJJ) e o jiu-jítsu japonês tradicional. Cada um tem suas próprias regras e formatos de competição, o que complica a padronização necessária para a inclusão olímpica.
É fácil ver as vantagens. Mas na prática existem muitos impedimentos para o MMA virar esporte olímpico. Como o próprio Dana White afirmou, ele não faz campanha por isso. Não é viável esperar que o UFC ou outra organização de MMA faça um movimento para que o esporte entre na Olimpíada.
Karatê está fora das Olimpíadas 2024: público jovem
De acordo com a Reuters, rejeições anteriores do esporte já haviam acontecido por sua suposta falta de capacidade em atrair o público jovem. Ao lado da arte marcial, o beisebol e o softball também não foram cotados como modalidade na França.
A FIDE tinha enviado uma solicitação para que o xadrez se convertesse em modalidade olímpica, porém o Comitê não considerou o xadrez como um candidato sério. Artigo de opinião por Dr. Uvencio Blanco. O pedido da FIDE não foi considerado pelos organizadores dos Jogos Olímpicos em Paris 2024.
Isso porque o boxe é um dos esportes que pode ficar de fora da próxima Olimpíada. A suspeita surgiu a partir da ausência da modalidade na programação que o Comitê Olímpico Internacional (COI) entregou a Los Angeles. Além disso, a Associação Internacional de Boxe não é reconhecida como comitê desde 2023.
A modalidade é "prima" do futebol americano, uma versão mais acessível e com menos contato físico. O nome do esporte se refere às bandeiras (flag, em inglês) ou fitas que ficam amarradas nas cinturas dos atletas e devem ser retiradas pelos adversários caso eles queiram parar as jogadas.
Assim como no futebol americano, o objetivo no Flag Football é avançar com a bola até a zona final adversária e marcar pontos, chamados touchdowns. A grande diferença está no fato de que, em vez de derrubar o adversário (tackle), basta retirar uma fita, ou “flag”, presa na cintura do jogador para parar a jogada.
Tensões geopolíticas ameaçam Jogos Olímpicos de Los Angeles-2028. Os Jogos Olímpicos de Los Angeles-2028 enfrentam incertezas geopolíticas. Disputas políticas entre EUA, China e Rússia influenciam a presença de atletas. China desafia EUA em medalhas e é acusada de doping, enquanto EUA e Rússia lidam com tensões.
O futebol americano é o esporte mais popular nos Estados Unidos desde a segunda metade do século XX. O beisebol é considerado o "esporte nacional" no país.
Por que o flag football foi adicionado às Olimpíadas?
Em um marco histórico, o Flag Football foi adicionado ao programa dos Jogos Olímpicos de 2028, que serão realizados em Los Angeles, EUA. A inclusão do esporte representa um reconhecimento global da sua popularidade crescente e do seu apelo como uma versão acessível e segura do futebol americano.
Por decisão do Comitê Olímpico Internacional, em julho de 2005, o beisebol e o softbol foram votados para não integrar o programa dos Jogos Olímpicos de 2012 em Londres, sendo estas as primeiras exclusões desde a retirada do polo, a partir de 1936.
O Muay Thai ainda não é um esporte olímpico, por esse motivo o Bolsa Atleta concedeu as contemplações através de um único campeonato, este que é o campeonato mundial da Tailândia no World Muay Federation (WMF), sendo que os atletas devem ficar entre os três primeiros colocados e na chave de cada um ter o mínimo de 5 ...
O Wushu fará parte do programa oficial dos Jogos Olimpicos da Juventude em Dacar/2026. É um passo importante para o Wushu se tornar um esporte nas olimpíadas.
O Jiu-Jitsu, com sua rica história e crescente popularidade em alguns países, tem sido alvo de debates acalorados sobre o porque não há a inclusão nos Jogos Olímpicos. Apesar de seus inúmeros benefícios, a arte suave ainda não conquistou um lugar entre as modalidades olímpicas.
Serão incluídos críquete, beisebol (que esteve em Tóquio-2020), softbol, squash, lacrosse e flag football (variação do futebol americano). Não há previsão de que o futsal e o futebol de areia estejam já na próxima edição de Jogos Olímpicos.
Em Tóquio 2020, pudemos acompanhar cinco novos esportes: beisebol/softbol (que já participaram de outras Olimpíadas), karatê e escalada (que anteriormente estiveram presentes nos Jogos da Juventude), surfe e skate, que fizeram a sua estreia olímpica em Tóquio.
A não participação do futsal nas Olimpíadas acontece pelo receio da Fifa em que a Copa do Mundo da modalidade perca prestígio. Além dos Jogos Olímpicos serem um evento maior, eles acontecem no mesmo ano em que são realizados os mundiais do futsal.
O judô foi introduzido nos Jogos de Tóquio em 1964, marcando a primeira vez que essa disciplina, fundada por Jigoro Kano em 1882, entrou no palco esportivo global.
Por muito tempo, o Jiu-jitsu foi a luta mais praticada no Japão, até o surgimento do Judo como desporto em 1882, através do Mestre de Jiu-Jitsu, Jigoro Kano. Este retira ao Jiu-jitsu as técnicas traumáticas mais perigosas e eficientes e cria o desporto que hoje conhecemos.