O gelo é um pouco menos denso que a água líquida a zero graus centígrados. Quando ele derrete e vira água, seu volume diminui exatamente a quantidade excedente que ficava acima do nível. Portanto, o nível não muda.
Para manter por mais tempo o congelamento, deve-se tentar minimizar as trocas térmicas usando isolantes fechados, ao abrigo da luz (que carrega energia da irradiação solar e de outros corpos quentes), e, em último caso, reduzindo a pressão no recipiente que contém o gelo (quando isso é possível).
Minúsculas bolhinhas de água começam a se mover dentro da pedra de gelo e então toda a água sólida sofre uma transformação, a passagem do estado sólido para o estado líquido. Quando o gelo estiver quase todo derretido, verifique novamente a temperatura, esta deve estar a 0°C até que todo o gelo derreta.
A parte das bordas do gelo está mais quente que o interior e tende a se expandir, mas a parte interior ainda está muito gelada para se expandir, então acontece algo como um ""cabo de guerra"", onde a parte da superfície quer se expandir e a parte interior não consegue, e ai o gelo quebra.
Por causa da geometria de suas moléculas. Quando a água está na forma líquida, elas ficam bem juntinhas umas das outras. Já no estado sólido, como gelo, acabam se separando. Isso acontece porque o gelo é formado por moléculas de água arranjadas geometricamente em forma de cristais.
Conforme explicado no texto Estados Físicos da Água e suas Mudanças, a mudança do estado sólido para o líquido chama-se fusão. Assim sendo, o ponto de fusão é a temperatura em que uma substância pura que estava no estado sólido passa para o estado líquido.
Nos sólidos, as moléculas estão mais próximas umas das outras, numa estrutura mais rígida. Nos líquidos, geralmente estão mais expandidas, há menor rigidez e menos densidade. Mas há excepções: o gelo, sólido, é mais leve do que a água liquída.
A água tem uma característica especial: ao congelar, expande seu volume em cerca de 10% (razão pela qual, em regiões muito frias, pode até arrebentar encanamentos, ocasionando grandes transtornos). Isso ocorre devido ao formato angular das moléculas, que não permite que se agrupem muito próximas umas das outras.
Entre 1979 e 2021, o Ártico se aqueceu quatro vezes mais do que o resto do planeta, disseram cientistas. Assim, não surpreende que dois terços do derretimento global de gelo estejam ocorrendo na Groenlândia.
É necessário que a água atinja a temperatura de 0ºC para que a mudança de fase aconteça. Um exemplo simples é colocar a água em temperatura ambiente no congelador. Ao alcançar a temperatura de 0ºC ela se transformará em gelo.
Também chamado de gelo "eterno" ou que "nunca" derrete, o material é feito basicamente de água e algodão. Saiba como fazer. Com a chegada do verão, um assunto que volta à tona é o pykrete, um gelo "que "nunca" derrete.
A adição do sal diminui a temperatura de fusão (temperatura na qual uma substância passa do estado sólido para o líquido) do gelo. Portanto, ele passa a derreter bem mais rápido já que a água líquida conduz melhor o calor do que o gelo, e, para isso, usa energia do ambiente (e da latinha também).
Os corpos trocam energia de acordo com suas temperaturas: corpos mais quentes (de temperatura maior) cedem energia térmica aos de temperatura menor. Ao ganhar calor, um corpo tem sua temperatura aumentada e vice-versa. Um cubo gelo colocado em um copo de água derrete porque ganha calor da água no copo.
Em virtude dessa diferença de densidade, as águas dos lagos e mares não se congelam completamente, pois forma-se uma camada de gelo menos densa que fica na superfície e cria um isolante térmico natural que faz com que a água abaixo dela permaneça na fase líquida. Isso salva a vida animal e vegetal dos lagos e mares.
O que pesa mais, 1 litro de água ou 1 litro de gelo?
Isso faz com que a densidade do gelo seja menor que a da água líquida. A densidade da água no estado líquido é 1,0 g/cm3, enquanto a do gelo é 0,92 g/cm3. Por isso, no copo em que há água, o gelo flutua.
Em um litro cabem 1.000 gramas de água, enquanto que, em relação ao óleo, cabem somente 900 gramas, conduzindo à conclusão de que 1 litro de água pesa mais que 1 litro de óleo.
Em outras palavras, as mudanças dos estados físicos da água ocorrem por meio dos processos denominados: Fusão, Vaporização (Ebulição e Evaporação), Solidificação, Liquefação (Condensação) e Sublimação.
Ao atingir a temperatura de 0 grau Celsius, a água em estado líquido passa para o estado sólido. Ou seja, ela vira gelo! É o que acontece quando colocamos água em temperatura ambiente no congelador. Outros exemplos de água em estado sólido são a neve e as geleiras, que se formam naturalmente.
O gelo flutua na água, porque sua densidade é menor do que a da água líquida em temperatura ambiente. A água ao congelar, expande seu volume em cerca de 10% (razão pela qual, em regiões muito frias, pode até arrebentar encanamentos, ocasionando grandes transtornos).