Pasteurização: o leite cru é aquecido a uma temperatura alta o suficiente para matar bactérias patogênicas e enzimas que podem causar deterioração. A pasteurização garante a segurança alimentar e prolonga a vida útil do leite.
O que ocasiona essa diferença no prazo de validade é o processo térmico e o envase asséptico do leite. Como falado anteriormente, o leite longa vida passa pelo método UHT e ao utilizar uma alta temperatura, é garantida uma melhor eliminação dos microrganismos.
O leite dura, no máximo, uma semana, pois ali continuam a se desenvolver algumas bactérias chamadas psicrotróficas, que são aquelas capazes de crescer lentamente mesmo em ambiente refrigerado.
Qual o conservante que se coloca no leite de caixinha?
A única substância acrescida ao leite e permitida pela legislação, é um aditivo, que garante a estabilidade (proteção) das proteínas durante o processo de ultrapasteurização. Estabilizantes não tem função de conservantes. O Leite Longa vida, portanto, não tem conservante!
LEITE DE CAIXA FAZ MAL. Você sabia??? 🤔😨😱 | Dr. Dayan Siebra
É verdade que colocam soda cáustica no leite de caixinha?
Falso. O leite de caixa que passa pelo processo UHT não recebe água oxigenada, formol e soda cáustica. A inclusão destas substâncias no produto é proibida pelo Ministério da Agricultura e Pecuária. Este artigo foi produzido pela equipe da Reuters Fact Check.
É verdade que o leite de caixinha tem água oxigenada?
Leite não contém água oxigenada
No vídeo, um homem aponta a bebida como um dos “piores alimentos do mundo” e diz que uma das substâncias tóxicas presente no leite UHT é o peróxido de hidrogênio, conhecido comercialmente como água oxigenada.
É verdade que colocam formol no leite de caixinha?
Conteúdo nas redes sociais afirma que formol é adicionado ao leite longa vida, o que é falso; Anvisa e Ministério da Agricultura desmentem afirmação. O que estão compartilhando: um vídeo que supostamente mostra como é feito o “leite de caixinha”.
A fabricante dos leites Parmalat e Líder UHT integral está convocando recall de mais de 300 mil caixas do produto, de acordo com a Secretaria Nacional do Consumidor, vinculada ao Ministério da Justiça. Foi encontrado formol no leite.
O Ministério da Agricultura e Pecuária, por meio de nota, ressalta que o leite industrializado é seguro e não oferece risco à saúde, diferente do leite cru, que requer um alerta aos consumidores sobre a ingestão sem a pasteurização.
Em uma comparação entre leite tipo A e leite UHT, fica claro que o mais nutritivo e saudável é o tipo A, por seu processo mecanizado e nutrientes praticamente inalterados.
O leite pasteurizado ou UHT, seja ele de caixinha, garrafa ou saquinho não deve ser fervido antes do consumo. Todo leite vendido em estabelecimentos comerciais já foi submetido a algum tipo de tratamento térmico para eliminação de microrganismos patogênicos.
Qual leite é mais saudável, de caixinha ou de saquinho?
A diferença nutricional entre o pasteurizado, conhecido como leite de saquinho ou leite barriga mole, e o leite de caixinha (UHT) é mínima, praticamente inexistente.
A presença do formol na carne e no leite tem motivos diferentes. Na bebida está associada principalmente ao aumento de volume, enquanto na carne serve para “maquiar” uma degradação do alimento.
O que é colocado no leite de caixinha para conservar?
A única substância acrescentada ao leite nesse processo é um aditivo, o citrato de sódio, um composto orgânico já presente na composição do leite natural, que garante a estabilidade (proteção) das proteínas durante o processo de ultrapasteurização.
Basta pingar uma gota de leite. “O teste para formol é muito simples. É como se fosse uma fita em que você pinga a sua substância, coloca em contato com ela e, na presença de formol, vai gerar uma cor. Essa cor vai indicar a presença de formol.
Procurando um Leite Mais Saudável? Opte pelo Leite Semidesnatado. O teor menor de gorduras do leite semidesnatado ajuda a promover uma melhor saúde cardiovascular, além de evitar problemas de saúde. Se você consome leite com frequência e quer uma opção mais saudável, então, o semidesnatado é o mais indicado.
Quais são os produtos químicos que tem no leite de caixinha?
“É liberado apenas o uso de um estabilizante (citrato de sódio) para evitar a precipitação do leite e por não ser prejudicial à saúde”, esclarece Vania. Entre as fraudes ao produto, a adição de soda nem é a mais comum. As substâncias mais adicionadas são água e soro de queijo para aumentar o volume.
O leite de caixinha possui componentes que podem contribuir para problemas cardíacos em algumas pessoas. Esses produtos lácteos integrais são fontes de gordura saturada, que em excesso na dieta pode aumentar os níveis de colesterol ruim e o risco de doenças cardiovasculares.
Além disso, a ANVISA exige que qualquer aditivo deve estar listado na embalagem do produto e não há nenhuma embalagem com a mensagem sobre a presença de formol. Há outro órgão do governo, o MAPA, que também garante que não haja formol no leite.