Isto ocorre pois o magma perde a temperatura lentamente para as rochas do entorno, dando tempo para a cristalização e crescimento dos minerais. O granito e gabro são exemplos típicos de rocha ígnea plutônica.
Magmáticas. Originam-se da solidificação do magma no interior da crosta terrestre ou quando a lava sai do manto, através de uma erupção vulcânica. Quando o magma se resfria lentamente no interior da crosta transformando-se em rocha ocorre o processo chamado de intrusão.
Quando o magma começa a arrefecer com a diminuição da temperatura, dá-se início à cristalização, ou seja à formação dos minerais. Este é um processo lento, se for rápido, os minerais não têm "tempo" de se formar e originam vidros.
Quando a lava quente solidifica-se do lado de fora do vulcão, a rocha resultante é chamada de rocha ígnea ou magmática. Os fluxos de lava podem ser rápidos ou lentos, dependendo da composição de lava.
"O magma se mantém líquido, simplesmente, porque ocorrem decaimentos radioativos no interior do planeta, principalmente de urânio, tório e, em menor quantidade, de potássio, três elementos existentes no manto da Terra", explica Moura.
As Origens do Magma no Planeta Terra. Diego Sperle (Geologia, Geografia Física e Geomorfologia)
Qual é a temperatura do magma?
Os magmas acumulam-se em geral dentro de câmaras magmáticas situadas entre os 15 e os 150 km de profundidade, com temperaturas que variam entre 650 e 1 200 ºC, mas podendo atingir 1 560 °C.
“Às vezes, essas irrupções são o que causa a erupção.” Por isso é tão importante colher amostras o mais rápido possível e resfriá-las rapidamente: “para congelar as condições do magma em altas temperaturas”, diz Scarrow.
O comportamento do núcleo terrestre atua de diferentes formas sobre nós. A primeira delas é o movimento das placas tectônicas. Como o núcleo é muito quente, ele aquece o magma que se encontra mais próximo, tornando-o menos denso e fazendo com que ele suba, enquanto o magma mais superior, que é mais “frio”, desce.
Isso acontece porque quando o magma no cone começa a esfriar, ele libera gases que se expandem, aumentando a pressão. Quando a pressão é muito forte, as rochas que formam o vulcão racham, e o magma escapa pela superfície — é a erupção.
O magma é o material que constitui a maior parcela do volume interno do planeta Terra. Além disso, é a partir dele que são formadas as principais rochas que constituem a litosfera terrestre, sendo elas as rochas classificadas como ígneas (ou magmáticas).
As Células de convecção – também conhecidas como Correntes de Convecção – são as movimentações do magma presente no manto terrestre. Acredita-se que a existência desse fenômeno no interior do planeta Terra seja diretamente responsável pelo movimento das placas tectônicas.
Esses grandes blocos rochosos deslocam-se devido às correntes de convecção que ocorrem no manto terrestre, fruto de alta temperatura local, que provoca movimentos circulares de magma.
As rochas ígneas ou magmáticas originam-se da solidificação do magma. As Rochas Ígneas ou Magmáticas são aqueles tipos de formações rochosas que se originam no interior da Terra, onde é muito quente, o que faz com que, inicialmente, elas permaneçam sob a forma de magma.
Quando a lava esfria no vulcão e se torna sólida, o nome que se dá a essa rocha formada é "rocha ígnea". A rocha ígnea é gerada a partir da solidificação do magma ou lava, que podem ocorrer dentro ou fora da crosta terrestre.
O magma é uma mistura de materiais, que se encontra sob altíssimas temperaturas no interior da maior camada da Terra chamada Manto. Nessa camada, os materiais se encontram no estado sólido, como uma pedra, pois, a força sobre o magma é muito alta.
O magma basáltico é relativamente mais quente (1000 – 1200 °C) que o magma granítico (700-900 °C), e também mais pobre em sílica (45 – 52% de SiO2), o que lhe confere uma característica mais fluida, menos viscosa, facilitando assim que chegue até à superfície.
Os vulcões surgem quando as chamadas placas tectônicas - que fazem parte da crosta terrestre - se chocam movimentando o material presente sobre elas e deixando aberturas para camadas mais profundas do planeta. Por essas aberturas pode sair o magma presente entre a crosta e a manta - camada média da Terra.
Devido à sua composição, a lava tem uma densidade cerca de três vezes maior do que a da água. Como nosso corpo é formado majoritariamente por água, nossa densidade se aproxima muito à desse líquido.
A distinção entre magma e lava resume-se à sua localização. Quando geólogos falam sobre magma, eles estão se referindo à rocha fundida ainda presa no subterrâneo. Se esta rocha fundida chegar à superfície e continuar fluindo como um líquido, ela será chamada de lava.
Antigamente pensava-se que a lava, ou fogo líquido, expelida pelos vulcões, viesse diretamente do núcleo terrestre. Mas hoje em dia sabe-se que não é bem assim. Através da cratera do vulcão a lava (mistura de rochas fundidas) é expelida para fora.
Há cerca de 3,8 bilhões de anos, a formação da crosta terrestre começou a ocorrer com o resfriamento do magma. Consolidaram-se, assim, as primeiras rochas, chamadas de rochas magmáticas ou rochas ígneas.