Por que o mês de outubro é chamado de Outubro Rosa?
Outubro Rosa: prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. O mês de Outubro já é conhecido mundialmente como um mês marcado por ações afirmativas relacionadas à prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. O movimento, conhecido como Outubro Rosa, é celebrado anualmente desde os anos 90.
Porque o mês de outubro é chamado de Outubro Rosa?
O movimento internacionalmente conhecido como Outubro Rosa simboliza a luta contra o câncer de mama e sua história começa nos anos 90 do século XX, quando a Fundação Susan G. Komen for the Cure distribuiu laços cor-de-rosa para os participantes da primeira Corrida pela Cura, promovida anualmente na cidade desde 1990.
O Outubro Rosa só começou na década de 90, nos Estados Unidos, com apenas alguns estados americanos fazendo campanhas isoladas sobre o tema. Só depois que a campanha foi aprovada pelo Congresso Americano que o mês de outubro foi reconhecido nacionalmente como o mês da prevenção contra o câncer de mama.
Mas você sabe por quê o laço rosa virou símbolo de combate ao câncer de mama? Em 1991, as fitas cor-de-rosa foram distribuídas na Corrida pela Cura promovida no mês de outubro pela Susan G. Komen for the Cure, uma organização estadunidense dedicada à conscientização sobre o câncer de mama.
Por que o mês de outubro é o mês do câncer de mama?
No Brasil, a comemoração foi instituída pela Lei nº 13.733/2018. Outubro Rosa é um movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama, criado no início da década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure. No Brasil, a comemoração foi instituída pela Lei nº 13.733/2018.
Outubro vem do latim “Octo”, que significa oito. O nome tem origem na posição que ocupava no antigo calendário romano. O oitavo mês do ano. O calendário foi alterado por Numa Pompílio e mais tarde por Júlio César.
Por que o mês de outubro é escolhido para realização da campanha?
Outubro é um mês especial, marcado por uma campanha global de conscientização sobre o câncer de mama. É o momento em que pessoas em todo o mundo se unem para lutar contra essa doença que afeta milhões de mulheres a cada ano.
O Outubro Rosa é um movimento que tem como objetivo principal alertar a todos a respeito do câncer de mama e da importância de um diagnóstico precoce. O laço rosa é símbolo do Outubro Rosa, movimento que busca alertar a população sobre o câncer de mama.
O Cor Rosa significa romantismo, ternura, ingenuidade, beleza, suavidade, pureza, fragilidade e delicadeza. Geralmente é uma cor muito usada no universo...
Ele está associado ao feminino, ao romantismo, à pureza e à delicadeza, características que são frequentemente encontradas também na natureza. Por isso, é uma cor comumente usada por meninas. Afinal, representa a fantasia e o encantamento das crianças.
O movimento internacional de conscientização para a detecção precoce do câncer de mama, Outubro Rosa, foi criado no início da década de 1990, quando o símbolo da prevenção ao câncer de mama — o laço cor-de-rosa — foi lançado pela Fundação Susan G.
Como surgiu o símbolo do Outubro Rosa? O primeiro laço cor de rosa foi criado pela fundação do câncer de Mama Susan G. Komen, durante a primeira Corrida pela Cura, em 1990, em Nova York (EUA). Foi lançada com o intuito de arrecadar fundos para a pesquisa desenvolvida pela instituição.
Papiro de Edwin Smith, cerca de 1700 a C. O documento encontrado no século XIX, é o primeiro a fazer referência a ulcerações mamárias, possivelmente câncer.
Apesar da campanha do Outubro Rosa ter mais foco nas mulheres, homens também podem ter câncer de mama, segundo o mastologista Bruno Laporte. “De todos os casos de câncer de mama, cerca de 1% é em homens”, declara. O cuidado não deve ser exclusividade das mulheres.
Rosa é o nome da flor da roseira, planta pertencente ao gênero Rosa e à família Rosaceae. A rosa é uma das flores mais cultivadas do mundo, e sem dúvida coloca-se no primeiro degrau do pódio das flores mais vendidas!
Uma cor delicada, com muita feminilidade e graciosidade, o cor-de-rosa simboliza romantismo e inocência. Os tons fortes, como o pink, sugere modernidade, desejo e desperta atenção. Tons mais claros são passionais, suaves e transmitem proteção.
O pintor italiano Cennino Cennini (1370-?) primeiro artista a ensinar a fazer a mistura no Il Libro Dell'arte, considerado o manual da arte renascentista, relata que o rosa era tradicionalmente usado para a representação do corpo nas pinturas.
O laço surgiu em virtude da necessidade de prear as manadas de gado, a base econômica da Província de São Pedro, pois fornecia a carne como alimento e a courama para as habitações e utensílios.
A iniciativa foi o estopim para um movimento importante de prevenção ao suicídio, pois os cartões chegaram realmente às mãos de pessoas que precisavam de apoio. Em consequência dessa triste história, foi escolhido como símbolo da luta contra o suicídio, o laço amarelo.
O Outubro Rosa apareceu pela primeira vez nos Estados Unidos, quando vários estados se uniram para realizar ações sobre o câncer de mama. Após a aprovação do Congresso Americano, o período ficou conhecido como o mês nacional de prevenção do câncer de mama.
Como conscientizar as pessoas sobre o Outubro Rosa?
Convide médicos ou especialistas para ministrar palestras que expliquem sobre o câncer de mama, seus tipos e diferentes características, sintomas, formas de diagnóstico e principais fatores de risco, como histórico familiar da doença, sobrepeso, sedentarismo, consumo exagerado de bebida alcoólica e aspectos genéticos.