O navio flutua no mar porque sua densidade é menor do que a densidade da água e porque as forças peso e empuxo que agem sobre ele são iguais. Por mais massa que tenha o navio, é a densidade que determina se ele afunda ou boia.
1) Porque é oco e sua densidade média (considerando a parte de aço e a parte cheia de ar) é menor que a densidade da água. 2) Porque ele encontra-se em equilíbrio, parcialmente imerso e sujeito a ação de duas forças de mesmo módulo e contrárias, o peso P e o empuxo E, exercido pela água.
Quanto maior a densidade, mais pesado é o material. A mesma relação é aplicada para navios, eles não afundam por que possuem densidade menor que a da água.
Porque os navios não afundam mesmo sendo tão pesados?
A resposta para isso vem das aulas de física e química e pode ser explicada em uma palavra: densidade. Mesmo que os navios sejam comumente enormes, a densidade é a relação da massa dividida pelo volume (fórmula d= m/v), e é ela que determina a quantidade de matéria presente em uma unidade de volume.
A água deslocada exerce uma força sobre o corpo, empurrando-o para cima: ela tenta, desta forma, voltar ao lugar que ocupava. é esta força que impede que o navio afunde. Mas para isso, ele precisa afundar o suficiente para que a força da água deslocada permita que ele flutue.
O navio flutua no mar porque sua densidade é menor do que a densidade da água e porque as forças peso e empuxo que agem sobre ele são iguais. Por mais massa que tenha o navio, é a densidade que determina se ele afunda ou boia. Ouça o texto abaixo!
O leme funciona por meio de um sistema mecânico ou hidráulico que permite ao timoneiro ou piloto alterar o ângulo do leme em relação à água. Geralmente localizado na popa da embarcação, o leme pode ser montado diretamente no casco ou ser uma peça separada, conhecida como leme de popa.
Essa profundidade em que um navio fica abaixo da água é conhecida como calado. A maioria dos navios de cruzeiro normalmente tem um calado entre 5 metros e 10 metros.
Ao longo da viagem, ele vai, vagarosamente, devolvendo essa água ao mar. Se ele faz uma escala na viagem para carregar ou descarregar mercadorias, ha esvaziamento e um novo preenchimento do tanque, para que o navio se mantenha estável nesse processo. O mesmo ocorre ao final da viagem.
Objetivamente, o calado é a distância entre a quilha do navio (seu ponto mais baixo) e a linha superficial da água. Portanto, é toda a parte da embarcação que está submersa.
A estabilidade de um navio se dá pela competência do mesmo de reconstituir seu equilíbrio inicial depois de uma alteração qualquer, seja esta por meios naturais – como correntes e ventos – ou até mesmo pela estiva inadequada da carga a bordo.
Mastro. O mastro é a estrutura vertical que suporta as velas em embarcações à vela, sendo essencial para a propulsão. Em embarcações motorizadas, o mastro tende a servir para fixar equipamentos de navegação e sinalização.
Assim que um navio afunda, começa um lento processo de deposição de areia junto e sobre as estruturas, e da protege o material do navio da açulo cáustica da água do mar e de alguns organismos marinhos perfurantes. Debaixo da areia, geralmente, restam partes do navio bem conservadas.
O que sustenta um barco é a água. Assim como a sustentação do avião é proporcionada pelo ar através da força aerodinâmica, a sustentação do barco é proporcionada pela água, que cria uma força de empuxo que mantém o barco flutuando.
O aço e o ferro destacam-se devido a sua notável resistência à tração, durabilidade e capacidade de suportar condições do ambiente marinho. A resistência ao desgaste e à corrosão é essencial para garantir a longevidade dos navios, especialmente em águas salgadas.
Ao emergir o corpo passa a deslocar menor volume de líquido e o empuxo sobre ele torna-se menor. No caso de um navio ele ficará em equilíbrio parcialmente mergulhado na água, fazendo com que o empuxo se iguale ao peso. A densidade do corpo é menor que a do líquido.
Nos submarinos existem câmaras especiais que através do ar comprimido faz com que a quantidade de água dentro delas possa ser aumentada ou diminuída. Assim sendo, o submarino afunda ou flutua.
Porque a âncora é maciça e o navio tem muitos espaços vazios dentro dele. Assim, o peso do navio não é muito grande se for levada em conta a área que ele ocupa e consequentemente a quantidade de água que ele desloca ao se movimentar no mar. Em outras palavras, o navio é menos denso que a água.
Como é possível um navio de muitas toneladas boiar?
Quando a embarcação está na água, a parte que está submersa (chamada de calado pelos engenheiros navais) sofre uma forte pressão do fluido. Essa força, chamada empuxo, é equivalente à gravidade e a pressão atmosférica, que empurram o barco para baixo.
Os barcos e os navios têm o formato parecido devido ao princípio hidrodinâmico, que é um fenômeno aerodinâmico que afeta os objetos que se movem através de um fluido, como a água.