A origem do termo "favela" encontra-se no episódio histórico conhecido por Guerra de Canudos. A cidadela de Canudos foi construída junto a alguns morros, entre eles o Morro da Favela, assim batizado em virtude da planta Cnidoscolus quercifolius (popularmente chamada de favela) que encobria a região.
Originalmente, favela é uma planta. Ela é descrita nas primeiras páginas de Os Sertões. Nomeia local estratégico para o conflito, o Morro da Favela, assim chamado em referência a um arbusto de espinhos e flores brancas. As sementes parecem fava, daí “favela”, “faveleiro” ou “faveleira”.
Favelas são um tipo de conjunto habitacional popular presente nas cidades e constituído de maneira informal. São caracterizadas pela elevada concentração populacional, constituídas de casas feitas com base na autoconstrução, com predominância de população de baixa renda e empregos informais.
A origem do termo surgiu após a Guerra de Canudos, onde ficava o Morro da Favela original, graças a uma planta conhecida como faveleira, farta no local.
Etimologicamente, o termo favela é baseado no nome da robusta planta 'favela' prevalecente nas ladeiras de Canudos no Nordeste do Brasil onde soldados serviram em batalha em 1897.
A origem do termo "favela" encontra-se no episódio histórico conhecido por Guerra de Canudos. A cidadela de Canudos foi construída junto a alguns morros, entre eles o Morro da Favela, assim batizado em virtude da planta Cnidoscolus quercifolius (popularmente chamada de favela) que encobria a região.
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) passará a usar a denominação favelas e comunidades urbanas nos censos em substituição à expressão aglomerados subnormais. O termo favela era usado historicamente pelo órgão desde 1950.
Dois fatores históricos contribuíram para as primeiras ocupações na região: o fluxo migratório de ex- escravos com a abolição da escravatura em 1888 e o grande número de soldados da Guerra de Canudos que desembarcaram no Rio e não tinham moradia.
A escolha do termo “favela” ou “comunidade” pode variar de acordo com o contexto e a região do Brasil. No entanto, é importante destacar que ambos os termos são utilizados para se referir à áreas urbanas caracterizadas por moradias precárias e condições socioeconômicas mais vulneráveis.
Na época, o maior cortiço do centro carioca se chamava Cabeça de Porco. Nele, houve a maior chacina por parte do estado para a reurbanização do Rio de Janeiro. O governo queria construir um túnel que ligava o centro a orla carioca.
A maior favela do mundo está localizada na Cidade do México. As favelas formam-se e crescem em muitas partes diferentes do mundo e por razões distintas.
O IBGE está substituindo a denominação dos “Aglomerados Subnormais”, adotada pelo instituto em seus censos e pesquisas desde 1991. A nova denominação, que foi discutida amplamente pelo instituto com movimentos sociais, comunidade acadêmica e diversos órgãos governamentais, será “Favelas e Comunidades Urbanas”.
Geralmente, ela é definida como casas em condições precárias que se localizam em morros. Mas será mesmo essa a correta definição de favela? Na verdade, favela significa toda e qualquer ocupação irregular de terrenos públicos ou privados ou em áreas que não são recomendadas para a moradia (como os morros).
Favelas e Comunidades Urbanas: por que mudança feita pelo IBGE é importante. O IBGE decidiu substituir a designação "Aglomerados Subnormais", utilizada pelo instituto em seus censos e pesquisas desde 1991. A mudança é um pedido antigo dos movimentos sociais.
A palavra surgiu para designar as construções irregulares e improvisadas no contexto da Guerra de Canudos (1896-1897), quando grupos de soldados improvisaram moradias em alguns locais, como no Morro da Favela, que tinha esse nome devido à abundância da planta Cnidoscolus quercifolius, chamada popularmente de “favela” ...
Favelas e Comunidades Urbanas são territórios populares originados das diversas estratégias utilizadas pela população para atender, geralmente de forma autônoma e coletiva, às suas necessidades de moradia e usos associados (comércio, serviços, lazer, cultura, entre outros), diante da insuficiência e inadequação das ...
Quando fala do lugar onde ficaram assentados os fiéis do beato, descreve-o assim: “uma elíptica curva fechada ao sul por um morro, o da Favela”. E explica que o nome dessa elevação geográfica vinha de uma planta local. Ele estava se referindo à Jatropha phyllacantha, também conhecida como mandioca-brava e…
Entre as regiões com mais favelas, oito estão na zona sul da capital. Essa característica se dá pela formação dessas regiões e por um outro tipo de ocupação realizada em outras áreas da cidade.
Elas surgiram no início do século XX, devido à migração do campo para as cidades. Muitas pessoas buscavam emprego em cidades industriais em expansão, e se estabeleceram em áreas sem infraestrutura. Essas áreas eram conhecidas como “cortiços” e abrigavam trabalhadores pobres e imigrantes.
A mudança ocorre 50 anos após o IBGE começar a usar as expressões "aglomerados urbanos excepcionais", "setores especiais de aglomerados urbanos" e "aglomerados subnormais" como o termo principal para se referir a esses locais.
Até porque o nome vem de uma planta que tinha muito na região, então as pessoas começaram a chamar de favela. E comunidade é no sentido literal da palavra. Você viver em comunidade, você viver em harmonia com quem tá do seu lado.