Isso ocorre porque a água do vinagre consegue passar através dos minúsculos poros da membrana que envolve o ovo, por isso ele incha. Esse fenômeno é chamado de osmose.
Quando juntamos este tipo de sal que está presente na casca do ovo, com o vinagre, aconteceu uma reação química com o ácido acético, que consumiu a casca do ovo, tornando-o maior e o deixando semelhante a uma bexiga de borracha, com uma camada elástica o seu redor.
- Quando se coloca o ovo em contato com o vinagre, observa-se a evolução de gás carbônico; - Haverá o consumo da casca do ovo na reação com o ácido, o ovo fica envolvido apenas por uma membrana; - A flutuação do ovo com casca é um fenômeno físico associado à formação de uma camada de bolhas na superfície.
O que acontece quando mistura clara de ovo com vinagre?
Com a adição do vinagre, irá ocorrer a alteração na carga líquida da proteína de albumina, causando repulsão eletrostática e ruptura de algumas pontes de hidrogênio, ocasionando sua precipitação e desnaturação.
Sabes porquê? O ácido do vinagre, chamado ácido acético, reage com bicarbonato de sódio, formando um gás chamando dióxido de carbono (CO2). O gás fica “preso” na clara de ovo, o que provoca a formação de uma grande quantidade de espuma.
EXPERIÊNCIA COM OVO E VINAGRE/REAÇÃO DE CARBONATO DE CÁLCIO COM ÁCIDO ACÉTICO
Para que serve o vinagre no cozimento do ovo?
O ácido do vinagre acelera a coagulação da proteína do ovo e impede que a clara se espalhe por toda a água. Dessa forma, o ovo vai ficando durinho (cozido) de fora para dentro, algo desejado entre chefs e cozinheiros, já que o ideal é que a gema fique cremosa.
Com a dissolução da casca, o ovo fica envolvido por uma membrana semipermeável que permite a passagem de água do meio menos concentrado (hipotônico) para o mais concentrado (hipertônico), fenômeno conhecido como osmose.
O processo de desnaturação proteica ocorre quando este meio é alterado de forma que mude a estrutura tridimensional da proteína, afetando sua atividade biológica [1].
O ovo afunda porque é mais denso do que a água. Quando se dissolve muito sal de cozinha (cloreto de sódio) na água a densidade da mistura água+sal (água salgada) aumenta e passa a ser superior à densidade do ovo. Logo, o ovo flutua em água muito salgada.
Por que o ovo fica duro quando cozido, ao contrário das outras comidas, que amolecem? Quando ovo se agita dentro da água fervendo, a casca esconde a reação que ocorre por baixo dela: as proteínas do ovo se coagulam, isto é, suas moléculas ficam muito mais próximas umas das outras. Com essa união, o ovo endurece.
Que tipo de reação química ocorre entre o vinagre e a casca do ovo?
1- Ovos de galinha recém colocados no vinagre, é perceptível a formação de pequenas bolhas na superfície dos ovos. 2- Os ovos começam uma intensa liberação de gás carbônico por meio da reação de neutralização ácido-base (CH3COOH) + (CaCO3), que têm como produtos (Ca(CH3COO)2), (H2O) e (CO2).
Isso produz dióxido de carbono (CO2), sendo um gás, água (H2O) e acetato de sódio (um sal). Essa é uma reação exotérmica, o que significa que ela libera um pouco de calor.
Encha o recipiente com vinagre até 2/3 de seu volume. Em seguida, coloque o ovo imerso e deixe por três dias em repouso. Ao final desse tempo será possível notar mudanças na aparência do ovo: o ovo estará sem casca, e partes dela poderão ser vistas flutuando sobre o vinagre.
Os ovos de casca fina, porosos ou moles podem ser causados por inúmeros fatores, como: genética, idade, temperatura ambiental, água com salinidade excessiva, horário de produção, problemas nutricionais, doenças infecciosas, micotoxinas e outros. Aves stressadas aumentam o número de ovos trincados no útero.
Até existem experiências que demonstram alterações na composição dos ovos quando eles ficam de molho no vinagre por muitos dias, mas esses efeitos não são percebidos se você só for cozinhar o alimento no vinagre. Agora, se você gosta de uma boa conserva de ovos, pode se beneficiar bastante da mistura.
Quando juntamos vinagre (um ácido) ao ovo dá-se uma reacção química entre o vinagre e o carbonato de cálcio. Nesta reacção forma-se um gás (dióxido de carbono).
Ela fala que todos nós somos a mesma pessoa reencarnada diversas vezes e em tempos diferentes, interagimos com nós mesmo sem saber disso. Portanto, se fazemos mal a alguém, estamos fazendo mal a nós mesmos.
Quanto mais o ar da garrafa esfria, a pressão vai ficando cada vez mais forte e como o ovo cozido é flexível, chega um ponto em que ele não consegue mais impedir a entrada do ar e então é forçado a entrar na garrafa para, assim, retornar a pressão na garrafa ao equilíbrio com a pressão atmosférica.
Isso é a desnaturação das proteínas. Portanto, assim como o calor, o álcool também atua sobre a albumina presente na clara do ovo, causando a sua desnaturação proteica. O álcool, inclusive, pode ser usado como desinfetante porque ele penetra e dissolve permanentemente a estrutura proteica de uma bactéria.
À perda da estrutura tridimensional chama-se desnaturação. A desnaturação é um fenômeno no qual o estado inicial bem definido de uma proteína formada sob condições fisiológicas é transformado em uma estrutura final mal definida sob condições não fisiológicas, usando-se um agente desnaturante.
A desnaturação ocorre quando a proteína perde sua estrutura secundária e/ou terciária, ou seja, o arranjo tridimensional da cadeia polipeptídica é rompido, fazendo com que, quase sempre, perca sua atividade biológica característica.
Cada material existente possui sua própria densidade. Naturalmente, a densidade da água é menor que a densidade do ovo e, por isso, no copo sem sal,o ovo afundou, pois, como o ovo possui mais densidade, a água fica por cima do ovo. O material de maior densidade fica por baixo do que tem menor densidade.
A membrana é a responsável por envolver o embrião em desenvolvimento no ovo. Sendo assim, essa grande atribuição já lhe garante benefícios. Pois, ao ser uma fina camada entre a casca e a clara do ovo, ela fornece todos os componentes para nutrir uma vida no ovo.
Porém, quando se adiciona sal na água, o ovo flutua, conforme a figura abaixo: Isso ocorre porque o sal é mais denso que a água; assim a densidade do conjunto “sal + água”, torna-se maior que a densidade do ovo, por isso ele flutua.