Papagaios, verdadeiros mestres da fala A verdade é que todas as aves conseguem vocalizar devido à presença de um órgão específico para o comportamento. Estamos falando da siringe: similar à laringe dos seres humanos, ela se localiza entre as traqueias e os brônquios das aves e permite a produção de sons articulados.
A explicação está em um órgão que essas aves possuem, segundo o biólogo, especialista em ciências da natureza, e professor Lucas Jaques de Oliveira. "Elas têm um órgão chamado siringe, responsável pela reprodução de sons.
Falar é uma forma de socialização, mas eles não usam isso com todas as espécies. Como os gatos com miau, que é a forma exclusiva de se comunicar com os humanos, os papagaios desenvolveram a capacidade de “falar” como um sistema de comunicação conosco que eles nunca usam na natureza para se comunicar uns com os outros.
O que se sabe é que, na natureza, essas aves são extremamente comunicativas. Como os papagaios aprendem a falar por meio da audição e repetição, esse processo começa ainda quando filhotes. Eles começam com imitação dos sons emitidos pelos pais a fim de se comunicar com a família e com outros indivíduos.
A habilidade dos papagaios de imitar sons é uma combinação de anatomia e inteligência social. Entenda melhor a seguir! Eles têm uma estrutura na garganta chamada “siringe”, que lhes permite controlar com precisão o fluxo de ar e a vibração das membranas vocais.
Goodall disse que a proficiência verbal de N'kisi é um "exemplo impressionante de comunicação entre espécies". Em uma experiência, a ave e seu dono foram colocados em dois cômodos diferentes e filmados enquanto o artista abria envelopes aleatórios com figuras.
A ave, um papagaio africano em cativeiro chamado N'kisi, tem um vocabulário de 950 palavras e dá sinais de ter senso de humor. N'kisi inventa suas próprias palavras e frases se for confrontado com novas idéias com as quais seu repertório não consegue lidar – da mesma forma que ocorre com uma criança.
Macho ou fêmea? Não há diferença cientificamente comprovada de que os machos “falam” mais que as fêmeas e vice e versa. Ou seja, não importa o sexo, ambos possuem a mesma capacidade de imitar sons e palavras.
Os papagaios tem uma cobertura de quase 300 graus, mas visão monocular, o que significa que um olho foca em uma coisa enquanto o outro vagueia. Os camaleões veem muitas cores, mas pouco contraste. Eles podem ver um campo total de visão de 342 graus.
Quem tem uma ave de estimação sabe que estes animais costumam cantar, e alguns, como papagaios e calopsitas, podem até falar algumas palavras e frases. Porém, assim como cães e gatos, que latem e miam para se comunicar, um papagaio gritando pode estar querendo chamar sua atenção para algo que ele precisa.
O melhor falador, dentre as espécies brasileiras, é o papagaio-verdadeiro (Amazona aestiva). Mas de todo modo, a habilidade depende da capacidade individual da ave, e pode demorar vários anos até que ela repita palavras e frases ditas pelo dono.
Eles possuem uma estrutura que recebe o nome de siringe, e é similar a laringe, que se encontra no topo da traqueia de seres humanos. A siringe, localizada no peito dos papagaios, no final da traquéia, pode ser usada para reproduzir sons.
As aves têm mostrado ser capazes de resolver muitos problemas que anteriormente só eram atribuídos a capacidade dos primatas, sugerindo que sua habilidade cognitiva é muito maior do que se imaginava.
Os animais mais inteligentes, como golfinhos, chimpanzés e cachorros, podem aprender a linguagem humana. Pesquisas mostraram que chimpanzés e gorilas aprendem palavras e respondem com a linguagem de sinais – mas, é claro, é um longo treinamento e leva tempo até que eles consigam fazer isso.
Os papagaios relacionam-se com os humanos da mesma forma que se relacionam com outras aves em estado selvagem. Estas aves tendem efectivamente a escolher um parceiro com quem estabelecem um laço especial, o que o fazem também com os humanos.
Os papagaios veem o mundo com visão ultravioleta. Na prática, enxergam cores invisíveis. “Quando eles olham para os pelos de outro papagaio, conseguem saber se é macho ou fêmea”, diz Susan Friedman, especialista em comportamento animal da Universidade do Estado de Utah.
Onde dormem? Para dormir reúnem-se em bandos e utilizam um local chamado “dormitório coletivo”, com muitas árvores para descansar e se proteger de outros animais. Podemos encontrar dormitórios com 10 papagaios e outros com milhares, dependendo da espécie, do local onde vivem e da época do ano.
Em primeiro lugar, não é um animal barato. Depois, você deve estar ciente que precisa investir em um criadouro de confiança. Então, um papagaio custa de R$2 mil a R$10 mil dependendo da espécie e criação.
Coloque a sua mão ou um poleiro por debaixo da barriga da ave. Com uma pressão ligeira encoraje a ave a subir para a sua mão ou para o poleiro dizendo a palavra de comando.
Outro dos movimentos com a cabeça que podemos observar é o oferecimento da mesma. Um papagaio que oferece a cabeça com o bico para baixo, geralmente acompanhado de uma abertura entre as penas, é um convite direto para ser acariciado, exige sinais de afeto.