“Todos conhecemos a imagem do bom pastor, que carrega sobre seus ombros a ovelha perdida”, começou o Papa, que insistiu em que esta imagem “representa a solicitude de Jesus com os pecadores e a misericórdia de Deus que não se resigna a perder ninguém”.
O pastor explicou: “Sim. Eu tive de fazê-lo porque esta é uma ovelha rebelde que não ficava com o rebanho, mas vivia se perdendo. Ela passou a fugir de mim e eu não conseguia abordá-la. Então, eu tive de quebrar sua perna para que pudesse alimentá-la a cada dia.
Como pastor, ele cuida do seu rebanho, com o braço ajunta os cordeiros e os carrega no colo; conduz com cuidado as ovelhas que amamentam as suas crias.
A única maneira de resolver o problema, ou o conflito, é a presença do Pastor que põe fim as rivalidades e diferenças. Ovelhas são egoístas, rebeldes, maltratam os mais fracos e muitas vezes, impedem de comer e beber corretamente.
Para proteger as ovelhas, o pastor pega azeite e unge a cabeça da ovelha, esfregando o óleo em sua lã e especialmente em torno de seu nariz, olhos e ouvidos. Então vem a paz, pois esse óleo forma uma barreira de proteção contra o mal que tenta destruir o bem-estar da ovelha.
Ungir significa aplicar óleo ou unguento na cabeça ou no corpo da pessoa. Na antiguidade, isso era feito por vários motivos. Às vezes, era um sinal de hospitalidade ou de asseio rotineiro. Aqueles que estavam doentes ou feridos eram ungidos com óleo ou unguento, que servia de medicamento.
Podemos dizer que o papel da ovelha é ouvir a voz do pastor – João 10.4 (o ensino, a orientação e seu conselho); obedecer e seguir o pastor – (Hb 13.17) (sujeitando-se com bom ânimo à sua autoridade espiritual).
O pastor é alguém que se dedica a domesticar, alimentar e guardar animais como ovelhas, cabras e outros. A função do pastor é cuidar de seus animais, garantindo a saúde, a segurança e o bem-estar de cada um deles.
Uma ovelha sem pastor não é livre, mesmo que pareça sê-lo; na verdade, é uma ovelha desgarrada e perdida, que vaga pelos montes sem saber para onde ir, e está exposta ao assalto de qualquer inimigo.
O Pastor que vai à frente do Rebanho indica a todos nós atitudes de iniciativa, liderança, criatividade, coragem para dar o primeiro passo quando podemos fazer algo pelos outros.
Sublinhando de forma mais profunda tudo o que acabara de dizer a respeito da vida eterna, tesouro reservado para as ovelhas de seu rebanho, neste versículo Nosso Senhor mostra que a ligação entre Pastor e ovelhas não se dá apenas com Ele.
Este é o maior aval do pastoreio de Cristo. É também a máxima diferença e contraste: o Bom Pastor dá a vida por suas ovelhas, o mercenário nem sequer se expõe, foge diante de qualquer perigo. A segunda diferença com o mercenário é que o Bom Pastor “conhece as ovelhas, e elas o conhecem”.
Para este o porteiro abre, as ovelhas ouvem a sua voz, ele chama as suas próprias ovelhas pelo nome e as conduz para fora. Depois de levar para fora todas as que lhe pertencem, vai na frente delas, e elas o seguem, porque reconhecem a voz dele.
O que o pastor faz quando encontra a ovelha perdida?
O pastor deixou as 99 ovelhas e foi procurar a perdida. Quando a encontrou, ficou muito feliz. O pastor levou a ovelha para casa e chamou todos os amigos e vizinhos para comemorar com ele porque havia encontrado a ovelha perdida.
O cajado era um instrumento que ajudava o pastor a manter as ovelhas pelas trilhas seguras da caminhada. Se uma ovelha se afasta das outras na caminhada ou está andando muito próxima dos precipícios, o/a pastor/a estica o cajado a fim de ajudar a ovelha a seguir segura por este trecho do caminho.
A sobrevivência da ovelha depende do cuidado do pastor, pois ela é muito dependente. Sua visão é limitada e a percepção de perigo é zero, não tem senso de direção e se desgarra facilmente.
O pastor cuidava das ovelhas doentes ou feridas. Sem muito estudo ou ferramentas apropriadas, aprendia a salvá-las na prática. Ao atuar como veterinário, ele também castrava os carneiros que não deveriam procriar. Além disso, tratava das ovelhas prestes a dar à luz e dos cordeirinhos recém-nascidos.
Os pastores são ministros ou conselheiros espirituais, que lideram uma igreja ou congregação. Eles planejam e conduzem as reuniões da igreja, o que normalmente envolve dar algum tipo de palestra ou sermão. Eles supervisionam e organizam outras atividades da igreja e presidem eventos como casamentos e batismos.
A ovelha é atrelada também a felicidade e a caridade. A expressão “guardar o rebanho”, para muitos cristão, está intimamente ligada ao procurar fazer o bem sem olhar a quem e pensar e dar prioridade para o que nos faz feliz! Que tal vir ver de perto esses animais que são símbolos de renovação, fé e esperança?
Sua vida e suas ações acontecem no mesmo lugar que a de suas ovelhas: os pastos com muita ou pouca grama, o dia e a noite que ele conhece muito bem para cuidar, abrigar e proteger seu rebanho.
O óleo na cabeça das ovelhas é um repelente natural, e as protege de seus mais terríveis inimigos. Um pastor de ovelhas explica: Em certas épocas do ano, grandes nuvens de moscas, mosquitos e outros insetos atacam os rebanhos.
O que significa ungir a cabeça com óleo no Salmo 23?
Por isso que em salmos 23 algo é revelado quando fala “ele unge minha cabeça com óleo” sendo também essa uma das revelações para manter as pessoas saldáveis. O óleo possibilita essa proteção, para que haja paz e que o cálice transborde com inúmeras bençãos limpando o coração a mente e a alma.
O que quer dizer prepara uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos?
Mais precisamente – já que esse quadro não é de uma festa comum – a metáfora retrata um grande rei dando as boas-vindas ao seu vassalo à sua casa como seu honrado convidado para a festa. Este contexto real explica a presença dos inimigos de Davi como observadores na festa.