Abaixo de 10 mil pés, a carga de trabalho dos pilotos está mais pesada, então eles avisam os comissários quando estão cruzando dez mil pés para avisar que a partir daquela altitude, se eles precisarem entrar em contato com os pilotos, está liberado.
Em termos simples, indica que os pilotos estão agora em uma fase onde toda a sua atenção deve estar concentrada na operação segura da aeronave. Durante a decolagem, por exemplo, os comissários de bordo são instruídos a não entrar em contato com a cabine até ouvirem esse aviso – a menos que haja uma emergência, é claro.
As fases críticas, ou seja, as que requerem maior concentração dos pilotos, são justamente aquelas nas quais a aeronave está abaixo de 10 mil pés, ou seja, cerca de 3.050 metros de altitude.
Por isso, nenhum tripulante deve acionar os pilotos durante esse momento, que inclui operações de táxi, decolagem, pouso e sempre que a aeronave estiver voando em uma altitude inferior a 10 mil pés - o equivalente a aproximadamente 3 mil metros.
Essa mensagem avisa a tripulação que já encerramos o processo de decolagem ou que estamos nos aproximando do pouso. Abaixo dos 10.000 pés, o equivalente a 3.000 metros, os passageiros devem permanecer sentados e com os cintos afivelados.
Nos turboélices maiores, como o ATR 72-600, a cabine de passageiros é pressurizada e, assim, o avião chega aos 20 mil pés (6.096 metros). Os jatos comerciais, como os fabricados pela Airbus, Boeing e Embraer, vão bem mais alto e podem atingir 40 mil pés (12.192 metros) de altitude.
numa hora que a nossa carga de trabalho tá mais pesada, então a gente avisa eles quando tá cruzando dez mil pés, que é pra avisar que a partir daquela altitude lá, se eles precisarem entrar em contato com a gente, pode entrar. Mas abaixo dez mil pés, eles estão autorizados a entrar em contato. com a gente em caso de.
A uma altitude de 35 mil pés (cerca de 10,6 km), isso é de 15 a 30 segundos, o que geralmente fornece tempo suficiente para os passageiros colocarem suas máscaras de oxigênio.
A média salarial do cargo de Piloto (Brasil) é de R$ 11.707 por mês. A remuneração variável do cargo de Piloto nessa localização (Brasil) é de R$ 2.207, variando entre R$ 1.188 e R$ 7.534.
Ao atingir uma altura entre 9.100 e 12.400 metros (30 mil e 41 mil pés), no chamado “voo de Cruzeiro” (altitude em que, graças à baixa densidade do ar, usa-se menos combustível e o equipamento alcança maior velocidade), a aeronave trafega a aproximadamente 850 km/h (450 nós).
Qual é o limite de horas de voo da tripulação composta?
Art. 87. Os limites de tempo de voo do tripulante não poderão exceder em cada mês ou ano, respectivamente: I - em aviões convencionais: 100 -1000 horas; II - em aviões: 100 - 935 horas; III - c) em aviões a jato: 85 - 850 horas; IV - d) em helicópteros: 90 - 960 horas.
2- Por que tem que abrir a janela (persiana) do avião na decolagem? Os comissários de bordo pedem para abrir as persianas das janelas do avião durante a decolagem e o pouso para que possam avaliar quaisquer perigos externos. A tripulação precisa ver partes estratégicas do avião para avaliar uma emergência.
O artigo 23 limita a jornada do aeronauta a 11 horas diárias para tripulação simples, 14 horas diárias para tripulação composta e a 20 horas diárias para tripulação de revezamento.
Quem já viajou alguma vez em um avião comercial teve a oportunidade de perceber que os pilotos sempre emitem um aviso aos demais tripulantes quando o voo cruza a altitude de 10 mil pés (3.048 metros), seja durante a subida, seja na descida.
Assim como na decolagem, a velocidade de pouso também varia não apenas de acordo com cada avião, mas também de acordo com as condições da aeronave no momento do pouso. Os jatos comerciais geralmente tocam a pista de pouso com velocidade entre 130 nós (240 km/h) e 145 nós (268 km/h).
Pistas de pelo menos 1800m de comprimento são adequadas para aeronaves de peso abaixo de 90 toneladas, enquanto que aeronaves maiores precisam de pelo menos 2400m de comprimento. Em maiores altitudes e temperaturas esses comprimentos devem ser maiores.
Aeronaves como as fabricadas pela Airbus, Boeing e Embraer, projetadas para transportar passageiros e cargas em longas distâncias, voam entre 36 mil e 40 mil pés (aproximadamente 10.972 a 12.192 metros). Essas altitudes são conhecidas como “altitude de cruzeiro” e são mantidas durante a maior parte do voo.
Quem costuma voar já deve ter ouvido o aviso "tripulação, 10 mil pés" no sistema de som do avião. Essa mensagem, geralmente, é ouvida quando a aeronave passa por essa marca, de cerca de 3.050 metros de altura, e é fundamental para a segurança do voo.
O avião voa por causa do formato das asas e de outras partes, como turbinas e pás, que geram impulsos. Além disso, os caminhos que o ar percorre por todo o comprimento do avião geram diferenças de pressão que permitem o vôo.
O voo 5116 da China Airlines bateu o recorde de velocidade ao atingir 1329 km/h sobre o Pacífico, ultrapassando o antigo recorde de 1328 km/h atingido por um Boeing 747 em fevereiro de 2020.