Por que o preço a vista é diferente do preço a prazo?
As compras à vista são aquelas em que o valor é pago de uma só vez. Pode ser no crédito ou no débito, mas a compra é paga integralmente. Já quando o cliente paga a prazo, ou parcelado, o valor é dividido em meses. Essa explicação é básica, mas já deixa bem claro como funcionam os dois formatos.
Informando sobre a prática, os estabelecimentos podem cobrar valores diferentes para pagamentos à vista, a prazo, em dinheiro ou com cartão, sem que se constitua infração.
O que é mais vantajoso comprar à vista ou a prazo?
A primeira vantagem em realizar compras à vista é reduzir o risco de endividamento. Quando é possível se programar para fazer uma aquisição, mesmo com um produto ou serviço é muito caro, você fica mais tranquilo e garante que o orçamento doméstico não ficará sobrecarregado com esse tipo de despesa.
As duas opções tem suas vantagens e desvantagens. Por exemplo, à vista, as chances de você ficar inadimplente são menores, pois você paga o produto na hora. Por outro lado, a vantagem de pagar parcelado é que você pode comprar produtos mais caros e ir pagando aos poucos.
Qual a diferença entre o valor total da compra à vista?
Resposta: à vista Você paga tudo de uma vez e geralmente tem desconto. Já a prazo, caso você não tenha todo o dinheiro reunido, você parcela, ou seja, paga mensalmente, porém há uma taxa de juros e você pagará mais se comprar a prazo do que se de comprar a vista.
PODE UMA COMPRA TER PREÇOS DIFERENTES SE À VISTA, EM DINHEIRO, E A PRAZO, NO CARTÃO DE CRÉDITO
Qual a diferença do preço à vista ou a prazo?
As compras à vista são aquelas em que o valor é pago de uma só vez. Pode ser no crédito ou no débito, mas a compra é paga integralmente. Já quando o cliente paga a prazo, ou parcelado, o valor é dividido em meses. Essa explicação é básica, mas já deixa bem claro como funcionam os dois formatos.
Geralmente, o parcelamento é a melhor opção quando não há desconto para a opção à vista e/ou não há juros cobrados em cada parcela, ou então se os juros são menores do que os rendimentos que podem ser obtidos com investimentos de renda fixa de alta liquidez.
O pagamento à vista é feito de forma integral no momento da compra, ou seja, sem parcelamento. Mas, mesmo para pagamento à vista é preciso ter um planejamento financeiro. Isto porque no momento da compra você pode até ter o dinheiro na conta, mas depois pode acabar precisando dessa quantia em alguma emergência.
Quando a compra é parcelada O lojista recebe tudo à vista?
Também comum entre os consumidores, o pagamento parcelado no cartão de crédito também permite ao lojista ou prestador de serviços receber a quantia à vista, já que o cliente torna-se devedor da instituição emissora do cartão, que por sua vez, repassa o valor da venda de uma só vez ao profissional.
Para aumentar o número de clientes e do faturamento, permita o parcelamento desde que haja reservas em seu caixa. Da mesma forma que, se o negócio precisa de dinheiro em caixa, vender à vista é a melhor opção.
Quando você faz uma compra parcelada, essa compra automaticamente se torna uma dívida. Muitas pessoas acabam se complicando e, com a facilidade de parcelar qualquer tipo de compra, correm o risco de ver valores exorbitantes da fatura do cartão de crédito no mês seguinte.
Que tipo de compras nunca deveriam ser feitas a prazo?
Mas aquilo que é uma facilidade quase irrecusável deve ser, sim, totalmente recusada. Compras recorrentes, periódicas e constantes, como despesas com supermercado, gastos com combustível, e outras despesas cuja frequência no seu orçamento doméstico é certa e ocorre todo mês, devem ser quitadas imediatamente.
O que diz o artigo 35 do Código Defesa consumidor?
O Código de Defesa do Consumidor, no artigo 35, determina que caso o vendedor se recuse a cumprir a oferta, o consumidor pode exigir o cumprimento forçado, aceitar outro produto ou serviço equivalente, ou desistir da compra, com a devolução total do valor pago, acrescidos de eventuais perdas ou prejuízos. Art. 35.
— O papel-moeda e as moedas jamais poderão ser recusados. Porém, o fornecedor não é obrigado a aceitar cartão de débito, crédito e Pix como formas de pagamento, considerando que são meios que exigem a contratação de serviços junto a instituições financeiras, e que oneram a operação — afirma.
A principal vantagem de pagar à vista é a possibilidade de obter descontos significativos. Muitas lojas e prestadores de serviços oferecem descontos para quem paga à vista, pois assim conseguem receber o dinheiro de forma mais rápido, reduzem o risco de inadimplência e não precisam pagas taxas de cartão de crédito.
Como funciona o pagamento à vista no cartão de crédito?
No crédito à vista, apesar do comprador utilizar o cartão de crédito, o vendedor recebe o pagamento completo no momento da compra do produto ou serviço. Dessa forma, o valor total é descontado do limite do cartão de crédito e deve ser pago em uma única parcela pelo comprador.
Qualquer compra no crédito só é concretizada se for validada pela instituição financeira responsável pela operação do cartão, o que depende sempre da verificação dos dados do comprador e do seu limite de crédito disponível. Uma vez aprovada, a promessa de pagamento está garantida, mas o dinheiro não cai na hora!
Esse tipo de serviço pode ter um custo adicional de taxa de juros, visto que está a critério do estabelecimento. Já o Parcelamento de compra à vista é uma operação de crédito feita pelo próprio cliente em seu aplicativo, onde é possível parcelar uma compra feita à vista, com o acréscimo da taxa de parcelamento.
Assim, a empresa não é obrigada a estipular um desconto no caso de pagamento à vista ou em dinheiro. O que essa lei determinou foi a possibilidade da empresa oferecer esse desconto, porque, antes, isso era proibido.
A principal vantagem de se pagar à vista por um bem ou serviço é que você já quita na hora a transação. Ao fazer isso, você não tem mais comprometimento para pagar por algo que irá desfrutar e reduz bastante as chances de ter algum tipo de endividamento.
Um pagamento parcelado, por exemplo, pode significar custos maiores, pois o dinheiro tem valor no tempo. Assim, o preço do tempo — assim como dos riscos — é frequentemente dado na forma de juros. Por isso, é comum que o pagamento à vista seja mais barato, enquanto o pagamento parcelado apresente juros.
Quando você não possui dinheiro para comprar um bem à vista, ou seja, pagando todo o valor de forma imediata, a solução é comprar a prazo, dividindo o valor e pagando prestações ao longo dos meses. Este tipo de gasto costuma cobrar juros, que são somados ao valor original do produto.
Se você tem economias substanciais e a compra à vista não afetará significativamente suas finanças, essa pode ser a opção mais vantajosa. Porém, se ela representar a exaustão de suas economias, o financiamento pode ser a melhor escolha.