O corticoide, principalmente quando ingerido por via oral, pode facilitar a retenção de sal pelo corpo. Em grandes quantidades, isso aumenta a retenção de líquidos, resultando no aumento do peso.
Porém um de seus efeitos colaterais é o aumento da reabsorção de sódio e consequentemente de água, o que leva a um aumento de fluido extracelular, conhecido como inchaço.
Quanto tempo demora para sair o inchaço do corticoide?
Os resultados da infiltração de corticoide podem variar, mas em muitos casos, melhoras podem ser notadas em poucos dias a semanas após a infiltração. A resposta pode ser gradual e mais lenta dependendo do quadro em tratamento.
Os corticóides causam ganho de peso porque modificam o metabolismo da glicose e da insulina, alteram a forma de como o corpo armazena e distribui gordura e interferem no equilíbrio hidroeletrolítico provocando retenção de sódio.
Alterações no metabolismo: perda de proteína. Alterações psiquiátricas: euforia, alterações do humor; depressão grave com manifestações psicóticas; alterações da personalidade; hiperirritabilidade; insônia. Outras: reações de alergia ou semelhantes à alergia grave e reações do tipo choque ou de pressão baixa.
PREDNISONA - Quais os riscos e efeitos colaterais?
Como desinchar de corticoide?
Seu médico também pode prescrever um diurético para lidar com inchaço, retenção de líquidos e hipertensão (pressão alta). Além disso, como a cortisona pode causar colesterol elevado, seu médico pode prescrever estatinas como Lipitor.
Porque não se pode tomar prednisona por mais de 5 dias?
Quando tomada por um longo período de tempo, a prednisolona pode causar certas reações adversas. Por exemplo, pode aumentar o risco de enfraquecimento dos ossos, lesões oculares e retenção de líquidos.
Verificou-se que a exposição crónica a altas doses de glucocorticoides está associada a um ganho de peso, mas inferior ao que normalmente seria esperado: “Apenas” 40% dos participantes ganharam mais de dois quilos, comparativamente ao que seria o seu peso habitual.
O corticoide leva a redistribuição da gordura do corpo, ou seja, a gordura pode se acumular em locais indesejados, como no parte de trás do pescoço e ainda no rosto. Ele pode ficar “inchado”, arredondado, o que os médicos chamam de “moon face” ou “face de lua cheia”.
Os corticosteroides reduzem a capacidade do corpo em combater infecções reduzindo a inflamação, normalmente quando são tomados por via oral ou administrados na veia. Devido a esse efeito colateral, eles são usados com extremo cuidado quando infecções estão presentes.
Beber água regularmente e praticar exercícios físicos também são estratégias eficazes para manter o sistema digestivo saudável e reduzir o inchaço. Além disso, parar de fumar pode levar a melhorias significativas no inchaço e na saúde geral.
A furosemida, hidroclorotiazida ou espironolactona são exemplos de remédios diuréticos, que servem para o tratamento de problemas como pressão alta, insuficiência cardíaca e inchaços nos tornozelos, pés e pernas, causados por alterações no funcionamento do coração ou doenças no fígado ou rins, por exemplo.
Quanto tempo dura o inchaço do corticoide no corpo?
Os efeitos do corticoide no organismo duram, em média, 30 dias, sendo necessário esse período após a última dose para ser eliminado do organismo. É importante lembrar que, de acordo com o tempo de uso do medicamento, dose e metabolismo, a substância pode levar mais tempo para ser eliminada.
“Os anti-inflamatórios devem, sim, ser evitados, assim como medicamentos que possam comprometer o ritmo cardíaco e os de ação central, que podem dar sonolência, confusão ou perda do controle motor. Além de comprometer o rendimento, eles podem trazer até risco para o praticante de atividade física”, fala Buzatto.
Ao diminuir a prednisona, podem ocorrer efeitos colaterais de abstinência se o processo for muito rápido. Alguns sintomas comuns de abstinência de prednisona incluem: Dores musculares. Dor nas articulações.
» Dose alta: doses diárias de prednisona acima de 20 mg são geralmente consideradas altas. Em muitos casos, doses de 40 mg a 60 mg por dia são usadas para tratar condições graves ou agudas.
A dexametasona é o mais potente corticoide sintético e seus efeitos colaterais incluem ganho de peso, diabetes, hipertensão, e outros comemorativos da Síndrome de Cushing, detalhada no post anterior. Tabela de equivalência entre os glicocorticoides. A dexametasona é 30 vezes mais potente que o cortisol.
Alguns hábitos ajudam a desinchar o rosto como: lavar o rosto com água gelada toda manhã, praticar exercícios físicos regularmente, beber bastante água, não consumir exageradamente alimentos enriquecidos com sódio, evitar bebidas com alto teor alcoólico e manter uma alimentação saudável.
Os corticoides, principalmente quando tomados por via oral, podem fazer com que o corpo retenha mais sal, que em grandes quantidades no corpo aumenta a retenção de líquidos, o que leva ao aumento do peso.
Angioedema: 20 a 60 mg diários inicialmente, em dose única diária, seguidos por uma redução gradual ao longo de 5 a 7 dias. A duração total do tratamento não deve exceder 10 dias. Artrite reumatoide: inicial: 5 a 30 mg/dia em uma única dose diária, depois diminua para a dose mínima eficaz, dependendo da resposta.
A prednisona pode ser usada com dois objetivos clínicos principais: anti-inflamatório, para reduzir dor, rubor, calor e edema, e também como imunossupressor, nos casos de alergias, ou mesmo para evitar rejeição a transplantes. Além disso, ela tem indicação nas seguintes doenças e condições: Endócrinas (glândulas)
Quanto tempo é considerado uso prolongado de prednisona?
Se os sintomas não desaparecem, pode-se aumentar a dose do corticoide em 10 a 15% e manter essa dose por 2 a 4 semanas. Se não ocorrer melhora dos sintomas, será necessário dobrar a dose da prednisona. A retirada deve ser feita mais lentamente, a cada 4 semanas, ou com reduções menores (metade da dose utilizada).
A retirada lenta e gradual deverá ser feita após duas semanas de uso diário de corticoide, sobretudo se for uma dose superior a 20mg de Prednisona (ou equivalente) durante o dia ou superior a 5mg dessa medicação à noite.