Por que o STF declarou o artigo 1.790 do Código Civil inconstitucional?

O art. 1.790 do mencionado código é inconstitucional, porque viola os princípios constitucionais da igualdade, da dignidade da pessoa humana, da proporcionalidade na modalidade de proibição à proteção deficiente e da vedação ao retrocesso".
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Porque o artigo 1.790 é inconstitucional?

1.790 do Código Civil que diferenciam a sucessão dos companheiros daquela vivenciada entre os cônjuges unidos sob o regime da comunhão parcial padecem de evidente inconstitucionalidade material, por violação aos princípios constitucionais da isonomia e da dignidade da pessoa humana.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em mpam.mp.br

Qual é o entendimento do STF em relação ao art 1.790 do CC?

1790 do Código Civil, na falta de descendentes e ascendentes, o companheiro faz jus tão somente a um terço dos bens adquiridos onerosamente na constância da união estável a título de herança, pois concorre com os colaterais até quarto grau, devendo ser excluídos sua participação como herdeiro dos bens particulares do ...
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em portal.stf.jus.br

Qual o entendimento do STF a cerca dos direitos no concubinato?

O reconhecimento da relação concomitante ao casamento como concubinato e a jurisprudência brasileira: Em julgamento de 03 de junho de 2008, o Supremo Tribunal Federal decidiu por maioria dos votos que a concubina não tem direito à divisão de pensão por morte.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

O que o STF decidiu em regime de repercussão geral em relação aos cônjuges e companheiros para fins de sucessão inclusive em uniões homoafetivas?

O Supremo Tribunal Federal (STF) concluiu julgamento que discute a equiparação entre cônjuge e companheiro para fins de sucessão, inclusive em uniões homoafetivas. A decisão foi proferida no julgamento dos Recursos Extraordinários (REs) 646721 e 878694, ambos com repercussão geral reconhecida.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em portal.stf.jus.br

OAB Dicas: Inconstitucionalidade do artigo 1790 do Código Civil

É inconstitucional a diferenciação de regimes sucessórios entre cônjuges e companheiros?

No precedente do STF, foi declarada a inconstitucionalidade da distinção de regimes sucessórios entre cônjuges e companheiros, prevista no artigo 1.790 do Código Civil de 2002.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em stj.jus.br

Qual o atual entendimento do STJ sobre a incidência da Súmula 377 do STF?

A Segunda Seção do STJ, em releitura da antiga Súmula n. 377/STF, decidiu que, "no regime de separação legal de bens, comunicam-se os adquiridos na constância do casamento, desde que comprovado o esforço comum para sua aquisição" EREsp 1.623.858/MG, Rel.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em stj.jus.br

Quando um namoro pode ser considerado união estável consequências jurisprudência?

1. A união estável é reconhecida como entidade familiar entre o homem e a mulher, configurada na convivência pública, contínua e duradoura e estabelecida com o objetivo de constituição de família. 2. No namoro qualificado o casal não tem a pretensão e o propósito de constituir família, ainda que haja coabitação.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Qual a diferença entre união estável e concubinato?

Portanto, no casamento e na união estável se "compartilha a vida", já no concubinato se "compartilha o leito".
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

O que diz a Súmula 377 do STF?

No regime de separação legal de bens, comunicam-se os adquiridos na constância do casamento.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em portal.stf.jus.br

Quando a união estável foi equiparada ao casamento?

No último dia 10 de maio, em importante decisão relativa ao Direito de Família, o Supremo Tribunal Federal (STF) equiparou o status de cônjuge – quem vive casado – ao de companheiro – quem vive em união estável - para fins de sucessão, inclusive em uniões homoafetivas.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em colnotrs.org.br

Quando a companheira é herdeira?

Em relação à herança, o cônjuge ou companheiro sobrevivente será herdeiro apenas em relação aos bens particulares do falecido se estiver concorrendo com os descendentes ou será herdeiro sobre a totalidade dos bens se estiver concorrendo com os ascendentes do falecido.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Como ficam os bens adquiridos antes da união estável em caso de morte?

Assim, em havendo bens adquiridos antes da união estável, a titulo oneroso o companheiro não terá direito sucessório sobres esses. Destacando-se, que se os bens forem adquiridos a titulo gratuito (ex: doação, herança, prêmios, etc.) o companheiro sobrevivente também estará excluído da sucessão.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em ibdfam.org.br

O que acontece quando o STF declara uma lei inconstitucional?

Ao declarar a inconstitucionalidade de um ato, deve o STF fazer a modulação de sua decisão, considerando, em primeiro lu- gar, que a própria Constituição determina como limite o direito adquirido, o ato jurídi- co perfeito e a coisa julgada, conforme art. 5o, XXXIV, da CF/88.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em www2.senado.leg.br

Pode o STF declarar apenas uma palavra ou uma expressão inconstitucional?

Diferentemente do que ocorre com o controle preventivo exercido pelo Poder Executivo por meio do veto jurídico, o Judiciário pode declarar a inconstitucionalidade de apenas uma palavra ou expressão.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em justutor.com.br

O que acontece se uma lei depois de promulgada é considerada inconstitucional?

Formal: Fere regras ou procedimento previsto na Constituição para elaboração de uma norma. Material: Fere o conteúdo, princípios, direitos e garantias assegurados pela Constituição.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em tjdft.jus.br

Quem vive em união estável é casado ou é solteiro?

Resumindo e respondendo à pergunta inicial, quem vive em união estável não é considerado casado, mas sim, possui uma relação equiparada em alguns aspectos ao casamento perante a lei. O status civil dessas pessoas é de solteiro(a), mas é possível formalizar a relação por meio do casamento civil, caso desejem.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em renatapimentel.com.br

O que diz a Súmula 380 do STF?

Informação à Sociedade

Comprovada a existência de sociedade de fato entre os concubinos, é cabível a sua dissolução judicial, com a partilha do patrimônio adquirido pelo esforço comum.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em portal.stf.jus.br

Como se chama o casal de união estável?

A resposta objetiva é que quem vive em união estável é casado ou solteiro, que pode ser solteiro, viúvo ou divorciado. Na prática, as pessoas que vivem em união estável usam o termo “companheiro (a)” ou “convivente” para se referir ao seu estado civil. Contudo, este “status” não é reconhecido como tal pela lei.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em galvaoesilva.com

O que pode invalidar uma união estável?

Como dito anteriormente, tanto o reconhecimento quanto a dissolução da união estável poderão ser feitos de duas formas: 1) Extrajudicial (quando não há filhos menores nem litígio) ou; 2) Judicialmente (quando há filhos menores ou litígio no consentimento ou na partilha de bens).
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Quantos anos de namoro é considerado união estável?

A lei não exige mais um prazo mínimo de relacionamento para a configuração da união estável.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em tjdft.jus.br

Quanto tempo morando com meu namorado para ter direito aos bens dele?

Não há um tempo estipulado pela lei para que os companheiros tenham direito à partilha dos bens comuns em caso de dissolução da união estável.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em advocaciareis.adv.br

Como afastar a súmula 377 do STF?

“No regime da separação legal ou obrigatória de bens, na hipótese do artigo 1641, inciso II, do Código Civil, deverá o oficial do registro civil cientificar os nubentes da possibilidade de afastamento da incidência da Súmula 377 do STF, por meio de pacto antenupcial.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em ibdfam.org.br

Qual entendimento prevalece STJ ou STF?

Então o STF deve vincular-se à interpretação do STJ dada a normas de leis federais. O STF tem a última palavra em interpretação do texto constitucional e o STJ a última palavra em interpretação de lei federal.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em conjur.com.br

Qual a importância da súmula 377 do STF em relação ao regime de casamento?

Contudo, a Súmula3777 do STF dispõe que “no regime de separação legal de bens, comunicam-se os adquiridos na constância do casamento”. Em outras palavras, é como se a comunhão parcial de bens fosse aplicada no regime da separação obrigatória.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br