Além de influenciar no conforto, a altitude ajuda os aviões a economizarem combustível. Com o ar mais rarefeito, precisam de menos combustível para realizar a queima dentro do motor.
Esse limite é conhecido como “teto de serviço”. A maioria dos jatos comerciais voa em níveis próximos a esse limite para otimizar a eficiência. Nessa altura, o ar é mais rarefeito, o que facilita o controle da aeronave.
Aeronaves como as fabricadas pela Airbus, Boeing e Embraer, projetadas para transportar passageiros e cargas em longas distâncias, voam entre 36 mil e 40 mil pés (aproximadamente 10.972 a 12.192 metros). Essas altitudes são conhecidas como “altitude de cruzeiro” e são mantidas durante a maior parte do voo.
Por que aviões não têm PARAQUEDAS para evitar acidentes?
Porque os piloto avisa 10.000 pés?
Por que os pilotos anunciam 'tripulação, 10 mil pés' durante os voos? Quem costuma voar já deve ter ouvido o aviso "tripulação, 10 mil pés" no sistema de som do avião. Essa mensagem, geralmente, é ouvida quando a aeronave passa por essa marca, de cerca de 3.050 metros de altura, e é fundamental para a segurança do voo.
A forma das asas do avião é fundamental para gerar sustentação e manter a aeronave no ar, e os motores são responsáveis por gerar o empuxo necessário para vencer a resistência do ar.
A média salarial do cargo de Piloto (Brasil) é de R$ 11.604 por mês. A remuneração variável do cargo de Piloto nessa localização (Brasil) é de R$ 2.204, variando entre R$ 1.188 e R$ 7.375.
Em geral, elas variam entre 110 nós (203 km/h) e 150 nós (278 km/h). Aviões de pequeno porte necessitam de velocidades bem menores. Para um Cessna 152, um monomotor de apenas dois lugares, a velocidade de rotação é de 55 nós (102 km/h) e a velocidade de subida, de 65 nós (120 km/h).
O avião sai do chão e permanece no ar, sem cair, por dois fatores: resistência do ar e peso da aeronave. Ao decolar, o vento bate de baixo e “suga” as asas para cima. Isso gera a força necessária para tirá-lo do chão.
A velocidade padrão de voo de cruzeiro é de cerca de 850 km/h, mas na última semana aviões que sobrevoaram o Oceano Atlântico no Hemisfério Norte chegaram a registrar picos de até 1.350 km/h.
Mas existe também um outro aviso que é feito da cabine dos pilotos, "tripulação, 10 mil pés", que talvez você tenha se perguntado o que significa. Resumindo, trata-se do momento que exige maior atenção por parte de toda a equipe a bordo.
O princípio de Bernoulli afirma que no interior de um ducto horizontal com diâmetros diferentes haverá pressões mais baixas nos pontos em que o fluido possui uma velocidade maior do que nos pontos em que ele possui uma velocidade menor, contribuindo para a sustentação dos aviões no ar, por exemplo.
A média salarial do cargo de Comissário De Bordo (Brasil) é de R$ 5.850 por mês. A remuneração variável do cargo de Comissário De Bordo nessa localização (Brasil) é de R$ 2.000, variando entre R$ 1.000 e R$ 12.000.
A faixa salarial anual estimada do cargo de Piloto na empresa LATAM é de R$ 108 mil a R$ 202 mil. Ela inclui o salário base e a remuneração variável. O salário base anual médio do cargo de Piloto na empresa LATAM é de R$ 150 mil.
As maiores aeronaves podem chegar a centenas de toneladas (as menores pesam menos do que 1 tonelada). Dentro do que conheço, a aeronave mais pesada foi a AN-225 que pesa 700 toneladas. Os aviões, mesmo os monstruosos são projetados de modo a ficarem o mais leve possível, por motivos óbvios.
Nos turboélices maiores, como o ATR 72-600, a cabine de passageiros é pressurizada e, assim, o avião chega aos 20 mil pés (6.096 metros). Os jatos comerciais, como os fabricados pela Airbus, Boeing e Embraer, vão bem mais alto e podem atingir 40 mil pés (12.192 metros) de altitude.
É sim! . Quando o vento que vem de encontro ao avião, chamado de vento de Proa, é tão forte que iguala a potência do motor do avião e ele não consegue "vencer" esse vento! . E aí dá esse efeito que vemos no vídeo que parece que o avião quase não move pra frente!
A navegação por rádio, através dos sistemas de VOR ou ADF, também são uma alternativa. Usando a comunicação via antenas de transmissão localizadas em determinados pontos, o piloto consegue as orientações sobre quais rotas seguir. Apesar do avanço da tecnologia, o VOR ainda é utilizado por diversos pilotos.