Jesus Cristo , o único que cumpriu realmente a lei, "cravando-a na cruz", recusou-se a guardar o Sábado do fariseu. Ressuscitou no Domingo, primeiro dia da semana, e sua igreja tomou esse dia como seu dia de descanso.
O motivo mais importante é que Jesus Cristo ressuscitou no Domingo, inaugurando a “nova Criação” libertada do pecado. Assim o Domingo (= dominus, dia do Senhor) é a plenitude do Sábado judaico.
Qual o papa que mudou a lei do sábado para o domingo?
Foi por meio de uma canetada pontifícia que um novo calendário foi instituído, em fevereiro de 1582. Gregório 13 (1502-1585) assinou um documento determinando uma reforma na maneira de contar o tempo.
Após a Ressurreição, o domingo passou a ser santificado e considerado o Dia do Senhor, em lembrança de Sua Ressurreição naquele dia (ver Atos 20:7; I Coríntios 16:2). Daquela época em diante, os seguidores de Jesus passaram a guardar o primeiro dia da semana como o Dia do Senhor.
Onde está escrito na Bíblia que devemos guardar o sábado?
Você tem seis dias na semana para fazer os trabalhos habituais, mas o sétimo dia é o sábado do SENHOR, seu Deus. Nesse dia, ninguém em sua casa fará trabalho algum: nem você, nem seus filhos e filhas, nem seus servos e servas, nem seus animais, nem os estrangeiros que vivem entre vocês.
O Dia do Senhor, o domingo, é dedicado semanalmente para descanso e adoração. Na época do Velho Testamento, o povo do convênio de Deus observava o Dia do Senhor no sétimo dia da semana, porque Deus descansou no sétimo dia depois de criar a Terra (ver Gênesis 2:2).
Ele reina, tem poder e exige dos crentes amor, obediência aos mandamentos, dedicação ao seu serviço e fidelidade absoluta. Todas as esferas da vida do cristão são subordinadas ao Senhor Jesus. Também os batistas reconhecem e aceitam o senhorio de Jesus sobre todos os seres humanos.
Segue a linha doutrinária da Igreja Primitiva, ou seja, crer em um único Deus, que se manifesta em três pessoas distintas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo, sendo Jesus Cristo o único mediador entre Deus e os homens; e o único Salvador, o Filho de Deus.
Esta observância foi estabelecida por tradição apostólica, tornando-se o dia central para os cristãos, também conhecido como “Domingo”. O domingo não é simplesmente uma continuação do sábado, mas uma realização plena da verdade espiritual do sábado judaico, prefigurando o descanso eterno do homem em Deus.
Realmente, muitos cristãos ensinam que o dia de guarda é o domingo e que o Sábado foi dado apenas aos judeus. Porém, quando estudamos a Bíblia percebemos que não é este o caso. Realmente, muitos cristãos ensinam que o dia de guarda é o domingo e que o Sábado foi dado apenas aos judeus.
O terceiro mandamento do Decálogo refere-se à santificação do sábado: «O sétimo dia é um sábado: um descanso completo consagrado ao Senhor» (Ex 31, 15).
Onde está escrito na Bíblia que devemos guardar o domingo?
A Epístola de Barnabás, mesmo não fazendo parte da seleção dos livros da Bíblia, é um dos documentos mais antigos da Igreja, escrita no ano 74 d.C., anterior ao livro do Apocalipse, e nos diz: “Guardamos o oitavo dia (o Domingo) com alegria, o dia em que Jesus levantou-se dos mortos” (Barnabás 15,6-8).
Não é pecado guardar o sábado, mas ele não pode ser imposto como algo que importa em salvação, por vários motivos. O sábado é preceito judaico inserido nos Dez Mandamentos como forma de lei obrigatória para o povo de Israel (Êxodo 31.16). Jesus e os apóstolos, bem como Paulo, não obrigaram ninguém a guardar o sábado.
Qual o verdadeiro significado de guardar o sábado?
Na verdade, guardar o sábado como dia em que toda tarefa ordinária devia cessar, era uma característica nacional pela qual os israelitas se distinguiam dos povos pagãos, e isto era justo, pois a santidade do sábado se tornou um sinal do convênio entre o povo escolhido e seu Deus.
O sábado tem sido um mandamento esquecido e por isso ressaltamos que ele é tão importante quanto os demais. O sábado do sétimo dia foi instituído por Deus na criação (Gênesis 2:1-3). Ele nos deu o exemplo, pois ao concluir a obra da criação em seis dias, no sétimo Ele descansou, abençoou e santificou o dia de sábado.