Se eles estiverem muito velhos, essa posição pode se tornar incômoda. Um estudo coreano mostrou que dormir de barriga para cima também alivia dores no pescoço.
Dormir de barriga para cima facilita a respiração, já que as vias respiratórias ficam mais abertas, sendo benéfico para quem sofre de ronco ou apneia do sono.
Dormir de barriga para cima não é uma posição ruim para o corpo, mas não é a mais indicada. Apesar de promover o relaxamento satisfatório das articulações, impedindo dores ou torções, a decisão de dormir de barriga para cima pode favorecer o ronco e a apneia do sono.
Dormir de bruços faz mal pois o pescoço e a coluna não ficam em uma posição neutra quando você dorme de barriga para baixo e isso pode sobrecarregar a musculatura dessas duas regiões e causar dores. Se for difícil quebrar esse hábito, procure dormir sem travesseiro, ou com um baixo e bem macio.
Por que temos pesadelo quando dormimos de barriga para cima?
Dos 670 estudantes que participaram do estudo e reportaram suas noites de descanso, o grupo que afirmava dormir com a barriga virada para o colchão alegou que seus sonhos eram mais intensos, vividos e sexuais. Para Calvin Kai-Ching Yu, a pressão física no corpo ao dormir de bruços pode ser a razão dos sonhos eróticos.
É verdade que dormir de barriga para cima dá paralisia do sono?
Os médicos afirmam que a paralisia ocorre com mais frequência quando a pessoa dorme pouco, o que fragmenta a arquitetura do sono. Alguns pacientes também costumam sofrer mais quando dormem de barriga para cima, embora a explicação para este fenômeno seja desconhecida.
Se estiver deitado do lado direito, a posição pode levar a pessoa a sofrer de refluxo ácido. Isso ocorre quando o conteúdo do estômago volta para o esôfago, que pode levar a desconfortos. Para reduzir o risco, é importante esperar um tempo após comer até a hora de ir deitar.
Porque quando durmo de barriga para cima sinto falta de ar?
A posição de bruços é a menos indicada por todos os médicos, já que é preciso virar a cabeça para conseguir respirar. Essa hiperflexão do pescoço pode ocasionar dores e dificultar a respiração.
De acordo com especialistas o ideal é dormir de lado ou de barriga para cima, com as pernas levemente flexionadas, variando entre as duas posições. “Na posição lateral a coluna fica perfeitamente alinhada, o que facilita a circulação do sangue e os estímulos elétricos enviados pelo cérebro aos demais órgãos do corpo.
Como evitar as rugas do sono? A maneira mais simples de evitar as sleep lines é evitar comprimir o rosto contra o travesseiro, ou seja: dormir de barriga para cima. Dormir de costas: é a posição ideal para evitar a pressão direta no rosto.
Dormir para o lado esquerdo ajuda a diminuir a pressão arterial e melhorar a circulação sanguínea durante a noite, devido ao fato de a gravidade ajudar o fluxo por meio da artéria aorta. Isso também ocorre pelo motivo de grande parte do coração estar localizada na área esquerda do corpo.
“Posições de dormir refletem o subconsciente, então refletem suas emoções e o que está acontecendo lá dentro de você”, explica Lillian Glass, especialista em linguagem corporal, de Beverly Hills, na Califórnia (EUA). “Ela também pode dizer muito sobre o seu relacionamento no caso de você estar dormindo com alguém.”
Decúbito dorsal é uma posição anatômica utilizada em uma série de procedimentos, desde cirurgias até exames radiológicos. Basicamente, ela consiste em manter o paciente deitado de barriga para cima.
O que a posição de dormir revela sobre seu relacionamento?
Uma nova pesquisa mostra que a posição com o parceiro durante o sono revela muito sobre o relacionamento, e a chave é a distância entre os corpos, de acordo com as 1,1 mil pessoas entrevistadas. Casais que dormem bem pertinho, a uma distância de 2,5 cm, são mais felizes que aqueles que ficam mais de 70 cm separados.
A posição pode ser benéfica para pessoas com dor na lombar, com dor no pescoço e quem sofre com congestão nasal. Já para quem ronca e tem apneia do sono, quem tem algum tipo de dor nas costas ou refluxo, dormir de barriga para cima pode não ser a melhor opção.
Qual o significado de dormir de barriga para cima?
Além de manter o rostinho mais jovem, dormir de barriga para cima promove o alinhamento da coluna. Mas atenção: o tipo de travesseiro e colchão contribuem muito para isso. Se eles estiverem muito velhos, essa posição pode se tornar incômoda.
Como explica o médico Paulo Secundus, otorrinolaringologista do Hospital Jayme da Fonte, pequenos hábitos são capazes de atenuar o sintoma. “Nas pessoas que têm um ronco leve, a gente sempre aconselha a não dormir de barriga para cima nem de barriga para baixo, a melhor posição é dormir de lado.
De acordo com as indicações da Unam, a posição de bruços é a pior posição para dormir que uma pessoa pode adotar. Ao dormir desta forma, com a cabeça inclinada para um lado, as curvaturas normais da coluna vertebral, especialmente da coluna lombar, são modificadas.
Em Provérbios, capítulo 3, verso 25, lemos: “Quando te deitares, não temerás; deitar-te-ás, e o teu sono será suave”. Quando uma pessoa dorme e tem pesadelos, sonhos tumultuados, acorda mais cansada do que estava antes de dormir.
3 – Na cama de que lado está a dormir? Em tudo existe um equilíbrio energético, um lado yin e um lado yang. Mesmo na cama, esse equilíbrio energético também se verifica. A mulher, mais yin, deverá ocupar o lugar à esquerda e o homem, mais yang, é aconselhável ocupar o lugar da direita.
Muitas vezes, dormir de barriga para cima faz com que a apneia do sono piore, de acordo com a pesquisa. Isso porque a língua relaxa mais enquanto está deitado de barriga para cima, causando ainda mais obstrução respiratória.
Chamada de mioclonia do sono, essa condição envolve pequenos espasmos e tremedeiras repentinas que acontecem enquanto a pessoa dorme. É um sintoma involuntário, que pode ocorrer afetando músculos menores e causando movimentos principalmente dos braços ou das pernas, assemelhando-se a espasmos musculares.
A paralisia do sono é uma espécie de desdobramento de forma incompleta, uma linha entre o sono e o despertar. "O indivíduo passa a ver ou interpretar a presença de espíritos, mas não se trata de obsessão espiritual.