Por que os gatos não gostam de se olhar no espelho?
1 – Por que, algumas vezes, cães e gatos não se reconhecem diante de um espelho? Os cães e gatos não têm capacidade de reconhecer a própria imagem no espelho e essa característica não está restrita apenas para eles. Poucas espécies se reconhecem diante de um espelho.
Olha gatos e cachorros não se reconhecem no espelho! Quando um gato ou cachorro olha pro espelho eles acham que estão vendo outro animal da mesma espécie, e por isso ficam bravos quando se olham no espelho! Os poucos animais que conseguem se reconhecer no espelho são por exemplo os elefantes e os golfinhos!
Um cão ou um gato costumam reagir quando olham a sua imagem refletida num espelho, mas será apenas sinal de que estão confusos. Ao contrário dos cães, os primatas, os golfinhos e os elefantes conseguem reconhecer-se num espelho. Há reações para todos os gostos.
Enquanto pesquisas não comprovam, o melhor a fazer é evitar deixá-los de bobeira e acalmá-los com muito carinho, assim eles não ficam nervosos e confusos com seu próprio reflexo latindo e miando, numa sinfonia interminável.
O motivo por que gatos arranham espelhos é diferente!
Na verdade, eles fazem isso por mera curiosidade! O espelho muitas vezes é visto como um objeto novo e diferente, e logo chamam a atenção do pet, que vai usar as garras para “apalpar” e tentar conhecer melhor o item.
Estas glândulas produzem substâncias denominadas feromônios, que deixam pessoas, objetos ou outros pets “marcados” como familiares. É por isso que toda vez que você traz um móvel novo pra dentro de casa, o bichano corre para se esfregar, fazendo questão, óbvio, de alastrar seus feromônios.
A maioria das espécies de animais não consegue se reconhecer no espelho. Os únicos animais – fora os humanos – comprovados até hoje que conseguem reconhecer seu próprio reflexo são os chimpanzés, os gorilas, os orangotangos, os elefantes e os golfinhos.
Isso porque gato na janela consegue ouvir sons, ver outros ambientes e sentir novos cheiros que em casa não percebe. E como está sempre dentro de um mesmo lugar, o lado de fora é como uma televisão para os peludos. Por isso, janelas são estímulos para o felino, seja social, olfativo, ambiental, auditivo ou visual.
Para os felinos, seus donos representam apenas uma espécie neutra, provedora de alimento, abrigo e proteção. Enxergam-nos como gatos desengonçados, feios e nada hostis. Diferente do modo de ser e agir dos cães, gatos não demonstram facilmente seus sentimentos, o que não quer dizer que sejam ingratos.
Embora os gatos vejam, sintam o cheiro e o toque dos humanos, os felinos podem reconhecer o tutor apenas pela voz! Apesar de o olfato também ser um sensor que identifica o tutor de longe, nesse caso, a audição é o mais importante, pois o olfato dos felinos não é tão potente quanto o dos cachorros.
Home / CÃES E GATOS / Como os animais enxergam os donos em chamadas de vídeo? Cães e gatos enxergam de modo diferente dos humanos e normalmente associam os movimentos, o olfato e audição para complementar a informação da visão. Eles não veem cores vibrantes nem tem uma paleta de cores tão variável como tem as pessoas.
Os gatos usam os mesmos cinco sentidos que os seres humanos, mas vêem o mundo de forma diferente. Compreendê-los pode tornar-nos melhores cuidadores. Os gatos precisam de alguma luz para saltar, mas este consegue perfeitamente dar um salto no escuro. O mundo em que os gatos vivem é muito diferente do nosso.
Assim como os cães, os gatos sabem ler nossas expressões faciais com muita facilidade, e muitas vezes eles ficam nos encarando tentando adivinhar o que estamos querendo “falar” com as nossas expressões, nossos olhares etc. Os gatos pode ficar nos encarando por vários motivos: Pedido de atenção. Chamar para brincar.
O movimento do bichano de estreitar os olhos é parecido com o que nós fazemos quando sorrimos, fechando um pouco os nossos olhos. De acordo com o estudo, o gato pisca de forma lenta quando se sente confortável e relaxado em uma situação.
“Durante o dia, as cobras, por exemplo, utilizam seus olhos de maneira similar aos humanos, com os cones e bastonetes. Mas esses animais só enxergam em tons de verde e azul”, exemplifica o biólogo.
Qual é o único animal capaz de se reconhecer na frente do espelho?
Os elefantes têm a capacidade de reconhecer sua própria imagem no espelho, de acordo com um estudo americano. Até agora, esse tipo de reação só tinha sido observada em seres humanos, nos grandes primatas e nos golfinhos nariz-de-garrafa.
Tudo isso é motivado pela vontade maior deles de estarem ali, bem próximos de quem amam, dividindo a rotina. É a mistura perfeita entre um hábito deles (estar perto do tutor) e seu (frequentar esse ambiente íntimo da casa). Por esse motivo, dificilmente os gatos deixarão de lado o banheiro quando você estiver por lá.
O que sempre se ouve sobre a personalidade dos gatos é que eles são mais independentes e pouco apegados a seus donos, como se não ligassem muito para eles. A verdade é que os gatos escolhem seus humanos, mas não da maneira como pensamos: só por comida ou um lugar quente para dormir.
Um dos motivos que respondem por que gato gosta de dormir com o dono é o amor pelo tutor! É verdade que os felinos são independentes. Porém, isso não significa que eles não amam. Os pets sentem saudades e gostam de se aconchegar na pessoa que amam na hora de dormir.
Os bichanos tendem a repetir esse hábito com os tutores, especialmente quando se sentem seguros e confiantes em um ambiente. Então, caso você veja um gato lambendo o dono, saiba que essa é uma demonstração de amor! Por isso, esse hábito pode ser um sinal de bem-estar do seu pet.
Uma pergunta muito frequente é: porque os gatos mordem e lambem. E a resposta é que alguns felinos mordem logo após lambidas como sinal de aviso para que você pare de lhes fazer carinho. Outros fazem isso como forma de afeto e outros ainda o fazem como uma forma de cuidado com você.
Por que meu gato me segue o tempo todo? A princípio, seu gato te segue o tempo todo porque ele te ama muito! Os filhotes, para aprender mais sobre a vida, buscar segurança, alimento, carinho e brincadeiras, costumam seguir suas mães para todos os cantos. E com os pais humanos não é diferente.