A viúva daquele rei teria organizado a resistência, sendo a maioria dos seus partidários constituída de maçons. A propósito, foram os stuartistas refugiados na França que desenvolveram a maior parte dos graus do Rito Escocês Antigo e Aceito. Portanto, Filho da Viúva é um apelido comumente aplicado aos maçons.
significados, dentre elas, podemos destacar que o Filho da viúva é um apelido comumente aplicado aos maçons. Viúva, no caso é a própria Maçonaria, enquanto instituição, já que seu fundador, Hiram Abiff foi assassinado. Dessa forma, seus filhos, maçons seriam órfãos de pai.
Na verdade, essa expressão é bastante antiga. Ela já era utilizada nas antigas Iniciações, especialmente nos Mistérios Egípcios. Filhos da Viúva eram todos aqueles que se iniciavam nos Mistérios de Isis e Osíris, pois Isis era a esposa viúva do deus Osíris, morto pelo seu invejoso irmão Seth.
Dá-se o nome de Lowton, dentro da Ordem Maçônica, à criança ou adolescente, de ambos os sexos, que a partir de sete anos de idade e menores de dezessete anos , sendo filho, enteado ou neto de maçom, será adotado por uma Loja Maçônica, Artigo 155 – XIX do Regulamento Geral .
Como nós Maçons somos "Irmãos", as nossas esposas são chamadas de "CUNHADAS", com importantíssimo papel, pois um indivíduo, se casado, só será um bom Maçom se tiver ao seu lado a sua mulher, compreendendo o trabalho por ele desenvolvido e ajudando-o.
Porém, a Maçonaria também dedica à família o melhor de suas atenções. E embora a mulher não participe diretamente dos trabalhos maçônicos, não se pode dizer que não lhes presta a sua colaboração, pois, enquanto os maridos se dedicam aos trabalhos da Loja, as esposas se constituem em guardiãs do lar e dos filhos.
Até porque só agora é que se começa a falar (mais) das mulheres que integram a Maçonaria. Posteriormente a esta resposta, editou-se em Portugal o Dicionário dos Termos Maçónicos, que emprega o feminino maçona.
Ao ser admitido na Maçonaria, você terá o benefício de atuar socialmente, inclusive por meio de filantropias. Dizemos que o maçom é um Construtor Social, pois deve atuar nas causas da Sociedade de maneira bastante efetiva e constante. A filantropia, nesse sentido, é apenas uma das maneiras de atuação.
O bode tem uma longa história de associação com o divino, sendo usado em oferendas sacrificiais na antiguidade. Na maçonaria, o bode adquire uma representação complexa, funcionando como um símbolo de resistência, perseverança e sacrifício.
No casamento, a mulher era designada à família do marido para proteção financeira. Se ele morresse, ela ficava aos cuidados do filho herdeiro. Como o filho único e herdeiro daquela viúva estava morto, ela estava no fim da linha em termos financeiros.
Cuide das viúvas que não tenham ninguém para ajudá-las. Mas, se alguma viúva tem filhos ou netos, são eles que devem primeiro aprender a cumprir os seus deveres religiosos, cuidando da sua própria família. Assim eles pagarão o que receberam dos seus pais e avós, pois Deus gosta disso.
O símbolo mais básico alcançado pelo compasso é o círculo com um ponto no centro, símbolo do Sol. Sendo o compasso móvel e o esquadro estático, dá-se aí mais uma dualidade passiva e ativa entre dos símbolos, bastante presente na simbologia maçônica. Juntos formam o símbolo mais característico da maçonaria.
Quando se observa a presença dos Três Pontos na forma de um triângulo equilátero num texto, torna-se imediatamente claro que se trata de algo relacionado à Maçonaria. Os maçons também utilizam o mesmo símbolo em suas assinaturas, como uma maneira de identificação entre irmãos.
Embora seja atrelada constantemente a crenças espirituais, a maçonaria em si não é uma religião. Entre os seus princípios, destacam-se a liberdade, igualdade e fraternidade. Além disso, a maçonaria tem como objetivo a verdade, exame da moral e a prática das virtudes.
A ajuda não é um objetivo da fraternidade, e sim uma consequência do ambiente em que o maçom vive." Para financiar esse trabalho (e a manutenção da entidade), os maçons pagam uma mensalidade que costuma variar entre R$ 100 e R$ 150.
A Maçonaria é religiosa ? Sim, é religiosa, porque reconhece a existência de um único princípio criador, regulador, absoluto, supremo e infinito ao qual se dá o nome de GRANDE ARQUITETO DO UNIVERSO, porque é uma entidade espiritualista em contraposição ao predomínio do materialismo.
Ser Maçom é preservar-se cidadão honesto e digno, submisso às leis do País, amigo de sua Família, bom pai e bom esposo, pessoa de paz, de harmonia e concórdia no seio da sociedade e, principalmente, no seio da Maçonaria.
O uso do caixão serve para mostrar “o renascimento da vida”. É no centro do templo, em cima do chão com quadrados pretos e brancos que tudo se desenrola. A cor do chão não é ao acaso. É sempre assim nos templos.
Para os maçons, a mulher é vista como um ser de grande valor, merecedora de amor e respeito, não apenas dentro da família, mas também na comunidade maçônica. A Maçonaria reconhece o papel civilizador e progressista das mulheres e as homenageia por sua contribuição ao progresso dos povos.
Avental é símbolo do iniciado maçônico, é a peça de vestuário obrigatória para que um maçom possa participar dos trabalhos em uma loja, representa a prontidão para o trabalho, que nos acompanha desde o meio dia até ao fim da vida. O Avental recorda-nos a todo o momento, as nossas obrigações e deveres como maçons.