Independente de religião, muitas pessoas usam o branco, pois além de uma cor marcante que representa a paz, elas acreditam que o mesmo afasta as energias negativas e energiza quem o usa.
Branco é a cor que festeja o ano novo. Este hábito dos terreiros disseminou-se há muito tempo na cultura brasileira, extrapolando o significado religioso. De fato, é a cor mais indicada para o início de um novo ciclo. A cor do nascimento e do renascimento, ligada a todos os ritos de passagem e às transformações.
"No candomblé, o uso da cor branca além de representar a pureza e resguardar os Omo Òrìsá [filhos dos orixás] de coisas ruins, é também usada em sinal de respeito à importância hierárquica do pai do branco.
Neste estado brasileiro, o sincretismo religioso associou Oxalá a figura de Nosso Senhor do Bonfim, assim tornando o hábito de usar branco ainda mais representativo. Além disso, o hábito também é associado à presença dos africanos islamizados na Bahia.
Fonte: TORRES, Heloísa (2004, p. 454). A cor branca no Candomblé representa a pureza, a ética, a moral, resguarda quem a veste das forças e situações negativas.
Pureza e Inocência: O branco é frequentemente associado à pureza e inocência. Em muitas culturas, vestir branco em eventos como casamentos simboliza a pureza da união. Paz e Tranquilidade: O branco é uma cor que muitas pessoas associam à paz e tranquilidade. Pode evocar uma sensação de calma e serenidade.
Com o passar dos anos, o significado por trás da utilização de branco também acabou mudando para alguns brasileiros. Parte da população não usa a cor com fins religiosos, mas sim por acreditarem na representação de prosperidade, paz e boas energias para o novo ciclo que está prestes a se iniciar.
Na Umbanda é a cor usada pelos filhos, representando a bandeira de amor e paz. Geralmente os iniciados nos candomblés vestem-se de branco na sexta-feira, em obrigações rituais, e procuram espalhar mensagens de paz tranquilidade e fazem seu recolhimento espiritual, na medida do possível.
Na espiritualidade em geral, a roupa branca é vista como um símbolo de pureza, paz, espiritualidade e renovação. Ao usar roupas brancas, buscamos nos conectar com energias positivas, elevar nossa vibração espiritual e afastar influências negativas.
No culto do Candomblé, os orixás incorporam nos participantes do culto através da invocação, o ambiente é bem sonoro, com fiéis cantando músicas da religião. Para os umbandistas, os espíritos são pessoas que já faleceram e voltam à terra para praticar o bem e a caridade.
Aliás, conforme os membros da LBMJ costumam repetir, a "umbanda branca" (tipo de umbanda praticado pela LBMJ) é um tipo de ritual umbandista que está entre a umbanda sete-linhas, mais próxima do candomblé, e o espiritismo kardecista.
Além dos orixás, os candomblecistas também acreditam na existência de um deus soberano, chamado de Olódùmarè. A quantidade de orixás varia de acordo com o tipo de candomblé. Podem ser até 20 orixás, e cada um possui uma característica de ação.
A mesma coisa aconteceu com Exu, que é o demônio segundo algumas tradições no Brasil, mas é o mensageiro entre os homens e os deuses segundo outras. Assim, pode ser associado a esse mensageiro, que, no sistema cristão, é Jesus. Quando se vai a Cuba, Exu é o Menino Jesus de Praga.
Mas, por tradição, nós sabemos que o branco de Oxalá, é a cor mais usada durante a passagem de ano. Quando nos vestimos de branco, nos aproximamos do grande Orixá, e também ficamos amparados pela sua luz e paz. Além do branco de Oxalá, você também pode passar o ano no axé (força) de outro Orixá.
O Bará é, para as religiões de matriz africana, o orixá que tem o poder de abrir caminhos. Ele foi parar ali após ser assentado, ou seja, fixado em algum objeto por meio de rituais.
Independente de religião, muitas pessoas usam o branco, pois além de uma cor marcante que representa a paz, elas acreditam que o mesmo afasta as energias negativas e energiza quem o usa. O branco repele as energias negativas e eleva as vibrações.
Vestir branco é a tradição mais conhecida e seguida no Ano Novo, o que nem todos sabem é que branco está ligado ao orixá Oxalá, que simboliza a paz e harmonia nessas religiões. Além do branco, vestir amarelo para “atrair dinheiro”, também é tradição de religiões de matriz africana.
Algumas das razões pelas quais o preto é usado na Umbanda incluem: Proteção e Defesa: O preto é frequentemente associado à proteção espiritual e à absorção de energias negativas. Vestir-se de preto pode ajudar a bloquear ou absorver influências negativas, criando um escudo protetor ao redor do praticante.
Por que não se pode usar branco no ano novo de 2024?
Por que usar branco no ano novo? O uso de roupa na cor branca no réveillon tem origem na tradição da umbanda, uma religião brasileira de matriz africana.
O axó é uma vestimenta indispensável aos filhos de santo, ao entrarem no terreiro, a primeira coisa que se faz ao chegar ao espaço sagrado é tomar um banho de ervas, folhas maceradas, vestir-se com o axó mais simples conhecido como roupa do dia-a-dia ou roupa de ração, falar com os Orixás e logo em seguida pedir a ...