Porque bater não educa?
Bater pode ser uma experiência traumática para a criança não apenas pela dor física que impõe, mas principalmente porque coloca em risco a credibilidade depositada por ela nos pais, que é a base para sentir-se amparada e segura.É errado bater para educar?
Entretanto, já está mais do que claro que praticar a violência infantil ou bater para educar está longe de ser a melhor medida. Inclusive, na maioria das vezes, acaba gerando o efeito contrário: em vez de respeito e educação, os filhos desenvolvem sentimentos como medo e rancor.É possível educar sem palmadas?
Claro que não. Educar é ensinar valores e uma ética que a criança vai levar para a vida inteira, para fazer boas opções nas suas situações de conflito. Quando se lança mão da agressão, o exemplo que os pais passam é o de que, se a conversa não funciona, pode-se 'partir para a ignorância'”.O que a criança sente quando apanha?
O que a criança sente quando está apanhando? Depende da idade. De um modo geral, ela se sente agredida e não consegue relacionar o motivo da violência ao que fez para provocar aquilo. Sente medo e isso pode gerar traumas, além de aprender que a agressão é um meio para resolver conflitos.Palmada não educa - Vamos Conversar?
O que a palmada ensina?
– Ensina que amor e violência podem andar juntos. – Ensina que para escapar da violência, basta fazer escondido. – Ensina a mentir. Se é isso o que você pretende para a educação do seu filho ou sua filha, então palmada é, mesmo, uma opção para você.Quais as consequências de apanhar na infância?
Especialistas explicam que uma infância marcada por agressões pode resultar em problemas de autoestima, transtornos psicológicos e ciclos de abuso. "Eu apanhei e não morri", "apanhei e não virei um revoltado", "apanhei e não odeio meus pais".Como educar sem palmadas e gritos?
Como educar meu filho sem precisar gritar?
- Fale olhando nos olhos.
- Verifique se a criança compreendeu o seu pedido.
- Atente para a forma como você fala.
- Faça o pedido de forma positiva.
- Reflita antes de responder “NÃO”
Por que existe a Lei da Palmada?
A Lei nº 13.010, conhecida como Lei Menino Bernardo ou Lei da Palmada, completa sete anos no dia 26 de junho de 2021 e reacende a discussão sobre o direito da criança e do adolescente de serem educados e cuidados sem o uso de castigos físicos ou tratamento cruel ou degradante.Como educar os filhos sem bater?
Os 10 passos para educar as crianças sem bater nem humilhar
- Imitação. ...
- Ter limites na hora de impor normas às crianças. ...
- Explicar as consequências das condutas. ...
- Ouça o seu filho. ...
- Prestar atenção. ...
- Reforçar seus comportamentos positivos. ...
- Ignorar um mau comportamento. ...
- Estar preparado para o confronto.
O que a Bíblia fala sobre palmada?
Não há qualquer referência a palmada, mas é repetido o conselho do uso da vara como forma de castigo ou disciplina, no livro de Provérbios: "Não evite disciplinar a criança; se você a castigar com a vara, ela não morrerá. Castigue-a, você mesmo, com a vara, e assim a livrará da sepultura" (Provérbios 23.13-14).O que a Bíblia diz sobre bater em crianças?
Quem poupa a vara, odeia seu filho; e quem o ama, castiga-o na hora precisa. Provérbios 13,24 #cursobiblicopadrejuarez #padrejuarezdecastro.Como chama a educação sem bater?
Estratégias de educação positiva são aquelas formas educativas que não utilizam a violência física e psicológica e que promovem o desenvolvimento físico, emocional e social dos filhos de forma saudável e participativa.Pode bater no filho para educar?
Pode! Algumas vezes as punições disciplinares são extremamente benéficas a formação do caráter infantil e adolescente. Contudo, existem limites! As punições devem ter o único intuito de educa-lós, não podendo ser, em hipótese alguma, exacerbadas - aquilo que transgride ou se manifesta de maneira exagerada.É errado pai bater em filha?
"A Constituição e o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) asseguram a inviolabilidade da integridade física e psicológica das crianças e adolescentes. Eles não podem ser submetidos a nenhuma forma de violência", detalha o advogado.É crime bater em adolescente?
Qualquer tipo de agressão a crianças, seja física ou psicológica, pode ser considerado crime. De acordo com a Constituição Federal, crianças e adolescentes têm direito à dignidade e não podem ser expostos à violência, crueldade e opressão.Porque não pode bater nas costas da criança?
A revisão, publicada na revista científica The Lancet, concluiu que punições físicas como palmadas são “prejudiciais ao desenvolvimento e ao bem-estar das crianças”, disse a autora Elizabeth Gershoff, professora de desenvolvimento humano e ciências da família na Universidade do Texas, em Austin, nos Estados Unidos.Porque não pode bater na mão de uma criança?
Apesar de parecer um método limitador muito eficiente, a palmada, além de não resolver, pode ter consequências sérias na vida dos pequenos. Estudos indicam que crianças que apanham dos pais tendem a desenvolver baixa autoestima e problemas psicológicos como estresse, depressão e ansiedade.Por que surgiu a Lei da Palmada?
A criação da lei teve por base a necessidade da criação de uma lei que proteja as crianças de maus tratos tendo como causa a deficiência da formação de seus cuidadores.Como impor limites sem bater?
Aprenda como impor limites sem agredir física e psicologicamente uma criança
- Exerça sua autoridade. ...
- Limites sim, agressões físicas não. ...
- Faça acordos, combinando os comportamentos. ...
- Dê tempo para a criança refletir. ...
- Seja um bom exemplo. ...
- Esteja aberto ao diálogo. ...
- Reconheça o cumprimento das regras. ...
- Não desautorize o seu parceiro.
O que fazer no lugar do castigo?
O que funciona no lugar do castigo?
- Buscar tempo para nos conectarmos com as crianças com calma.
- Tentar compreender as razões de sua conduta.
- Explicar por que necessitamos que mudem.
- Encontrar juntos uma solução para o problema.
Como corrigir criança briguenta?
Como contornar a agressividade infantil?
- Entenda o motivo da irritação da criança. ...
- Ensine a criança a dizer o que está sentindo. ...
- Estabeleça regras e limites. ...
- Ofereça um ambiente tranquilo e acolhedor. ...
- Não exponha a criança à violência.
Quais são os piores traumas de infância?
Sofrimentos devido a abuso sexual, psicológico ou físico, bullying, experiências de rejeição, abandono, humilhação e situações de vulnerabilidade persistem ao longo da vida e podem causar ainda mais problemas na fase adulta.Porque os pais batem em seus filhos?
“Em geral, os pais batem nos filhos achando que isso os fará parar para pensar e melhorar o comportamento, mas está provado que só piora”, resume Elizabeth Gershoff, estudiosa do desenvolvimento humano e autora do estudo.Como saber se eu tenho um trauma de infância?
Sinais de Traumas da Infância
- O apetite muda.
- Dificuldade em dormir.
- Dificuldade em prestar atenção ou se concentrar.
- Dores de cabeça.
- Aumento da agressividade.
- Problemas de interação com outras crianças.
- Problemas na escola.
- Comportamentos regressivos (agir como faziam quando eram mais novos)