Qual era o objetivo da carta de Paulo aos Tessalonicenses?
Os ensinamentos de Paulo nessa epístola têm como principal foco a Segunda Vinda de Jesus Cristo, incluindo as dificuldades que os seguidores de Jesus Cristo enfrentarão antes de Seu retorno (ver 1 Tessalonicenses 3:3), a ressurreição dos cristãos na Segunda Vinda (ver 1 Tessalonicenses 4:13–14) e a vinda de Cristo (ver ...
Qual motivo da alegria de Paulo ao escrever aos Tessalonicenses?
Paulo fala da grande alegria ao saber que os cristãos de Tessalônica mantinham a fé e prosperavam nas obras de Deus. Resumo: Paulo envia Timóteo e recebe boas notícias. Aproximando-se do final da carta, Paulo fala sobre a importância de viver para Deus para se viver bem.
A Segunda Epístola a Timóteo, geralmente referida apenas como II Timóteo, é o décimo-sexto livro do Novo Testamento da Bíblia, a segunda carta que o apóstolo Paulo redigiu a Timóteo e a última epístola de Paulo em ordem cronológica.
Onde Paulo estava quando escreveu a segunda carta a Timóteo?
Paulo escreveu a epístola enquanto estava na prisão, em Roma, pela segunda vez, pouco antes de seu martírio (ver Guia para Estudo das Escrituras, “Epístolas Paulinas”).
Qual foi a última carta que Paulo escreveu antes de morrer?
Em ordem cronológica, parece que 2 Timóteo é a última epístola escrita por Paulo no Novo Testamento (ver 2 Timóteo 4:6). Ela contém algumas reflexões de Paulo quanto às bênçãos e dificuldades inerentes ao serviço como “pregador, e apóstolo, e mestre dos gentios” (2 Timóteo 1:11).
Qual é o tema trabalhado por Paulo na segunda carta aos Tessalonicenses?
A Segunda Epístola aos Tessalonicenses fornece importantes pormenores quanto à Segunda Vinda de Jesus Cristo. Entre eles, a ideia de que o Senhor voltará com uma “labareda de fogo” e que o castigo dos iníquos será a destruição “ante a face do Senhor” (2 Tessalonicenses 1:8–9).
Qual era o dom de Paulo que escreveu aos tessalonicenses?
Resumo. 1 Tessalonicenses 1–3 Paulo expressa profunda gratidão aos santos de Tessalônica. Ele os lembra da bondade com que lhes ministrou e expressa alegria por sua fidelidade. Incentiva os santos a ter mais amor uns aos outros e a todas as pessoas.
Os santos de Tessalônica não entendiam alguns aspectos da Segunda Vinda de Jesus Cristo. Eles temiam que os membros da Igreja em Tessalônica que haviam morrido não pudessem participar das bênçãos da Segunda Vinda.
Viver uma vida em santidade, na certeza de que Cristo virá nos buscar. Essa provavelmente é a mensagem central trazida pelo apóstolo Paulo aos tessalonicenses. Há pelo menos uma referência, em cada capítulo da primeira carta, sobre a volta de Jesus.
A igreja que Paulo plantou em TESSALÔNICA tornou-se modelo para as demais igrejas. Demonstrou uma fé operosa, um amor acendrado e uma viva esperança. O evangelho chegou na cidade com demonstração de poder.
Para quem foi escrita a carta aos tessalonicenses?
Timóteo encontra Paulo em Corinto. Ao receber dele a notícia de que a comunidade de Tessalônica continuava fervorosa e ativa, ele escreve esta carta para comunicar a sua alegria e estimular a perseverança da comunidade.
Qual era o objetivo do apóstolo Paulo com suas cartas?
Lutou muito para difundir o cristianismo à luz dos ensinos de Jesus. A igreja cresceu, surgiram problemas e Deus o usou para ajudar os crentes a prosseguirem na fé. Escreveu várias cartas que foram direcionadas às necessidades das igrejas daquela época que se refletem também nas igrejas de hoje.
Qual o objetivo da segunda carta de Paulo aos Coríntios?
Em sua segunda carta aos cristãos de Corinto, Paulo não combate o judaísmo, mas sim o apego a uma religiosidade territorial e étnica não aberta ao universalismo já preconizado pelos profetas. Em Paulo, há também a tensão apocalíptica, uma urgência a anunciar o evangelho antes da parusia de Cristo.
Onde Paulo estava quando escreveu a segunda carta aos Tessalonicenses?
Ele ainda estava em Corinto quando escreveu os três capítulos que falam sobretudo sobre o Dia do Senhor e os incentiva continuar trabalhando “Porque, quando ainda convosco, vos ordenamos isto: se alguém não quer trabalhar, também não coma” (2 Ts 3:10) e ficarem firmes mantendo distância daqueles que rejeitam o ...
Os estudiosos da Bíblia concordam que ela foi escrita pelo apóstolo Paulo aos romanos para explicar como a salvação é oferecida por meio do Evangelho de Jesus Cristo. É a primeira e a mais longa das Epístolas Paulinas, e é considerada a epístola com o "mais importante legado teológico".
Quem Paulo enviou para cuidar dos tessalonicenses?
(Ver Atos 17:1–10; ver também a informação a respeito das epístolas aos tessalonicenses no Guia para Estudo das Escrituras, “Epístolas Paulinas”, pp. 68–69.) Paulo enviou Timóteo para ministrar aos novos membros da Igreja de Tessalônica.
A igreja dos tessalonicenses surgiu como fruto do trabalho missionário do apóstolo Paulo em companhia de Silas e Timóteo por ocasião de sua segunda viagem missionária (At 15.36-18.23). A permanência de Paulo e seus companheiros em Tessalônica foi curta devido a perseguição dos judeus (At 17.1-10).
Um significado da palavra desordenadamente é indisciplinado e, no contexto de 2 Tessalonicenses 3, significa ser preguiçoso ou ocioso. Os membros da Igreja que estavam sendo desordenados eram aqueles que eram capazes de trabalhar para prover para si mesmos, mas se recusavam a fazer isso.
17. E passando por Anfípolis e Apolônia, chegaram a Tessalônica, onde havia uma sinagoga de judeus. E Paulo, como tinha por costume, foi ter com eles; e por três sábados disputou com eles sobre as Escrituras, Expondo e demonstrando que convinha que o Cristo padecesse e ressuscitasse dentre os mortos.
No texto bíblico que está em destaque acima, o apóstolo Paulo escreve para Timóteo no intuito de cuidar de um jovem levantado para ser um líder na igreja, e faz questão de dizer que percebe nele uma fé especial. Uma fé que Paulo classifica como “sem fingimento”.
Ao fim de sua vida, aprisionado por sua fé, o apóstolo Paulo fala sobre a sua morte. Ele diz: “Quanto a mim, estou sendo já oferecido por libação, e o tempo da minha partida é chegado” (v. 6). Ele está consciente que será morto pelos seus perseguidores, pela pregação do evangelho de Jesus.
O livro de 2 Timóteo ensina-nos sobre a importância da persistência e fidelidade na fé, apesar das adversidades. Paulo encoraja Timóteo a perseverar, a continuar a obra de evangelização e a permanecer fiel à doutrina recebida, enfatizando a importância da escritura sagrada para a formação e edificação do servo de Deus.