Ele se sobressaiu durante o concílio de Jerusalém (At 15). Paulo não conheceu Jesus pessoalmente, ele prega o Cristo ressuscitado, e o prega nos pequenos grupos que ele ia organizando. Paulo encontrou acolhida em muitas casas das famílias. O tema da “igreja doméstica” é central e fundamental na missão de Paulo.
Ele conheceu o Senhor através dos apóstolos. Ele foi discípulo dos apóstolos de Jerusalém e depois foi discípulo de São Paulo. São Lucas, cujo nome significa “portador de Luz”, é padroeiro dos médicos.
Qual foi o único discípulo que não abandonou Jesus?
Embora os estudiosos ainda debatam a identidade do discípulo amado, se ele era o apóstolo João, então era a fonte do conteúdo do evangelho, se não o seu autor original. Por que então ele permaneceu sem nome, nunca sendo identificado diretamente como o apóstolo João?
Por que Paulo foi um apóstolo se não era um dos 12? - Augustus Nicodemus
Qual discípulo não acreditava em Jesus?
Tomé, chamado Dídimo, um dos Doze, não estava com os discípulos quando Jesus apareceu. Os outros discípulos lhe disseram: ― Vimos o Senhor! Ele, porém, lhes disse: ― Se eu não vir as marcas dos pregos nas suas mãos, não colocar o dedo onde estavam os pregos e não puser a mão no seu lado, não crerei.
Quantos anos tinha Paulo quando Jesus foi crucificado?
Tinha ele 28 anos: “Fui com o objetivo de ali prendê-los (os cristãos) e trazê-los acorrentados a Jerusalém, onde seriam castigados. Ora, estando eu a caminho e aproximando-me de Damasco, pelo meio-dia, de repente me cercou uma intensa luz do céu.
Roma Paulo pregou aqui por dois anos enquanto estava em prisão domiciliar (At. 28:16–31). Ele também escreveu epístolas, ou cartas, aos efésios, filipenses e colossenses, e a Timóteo e Filemon, enquanto esteve prisioneiro em Roma.
Paulo de Tarso, por mais que não tenha convivido com Jesus, é considerado o maior de todos os apóstolos. Nascido em Tarso, capital da Cilícia, inicialmente recebeu o nome de Saulo (nome em hebraíco).
São Paulo o chama "irmão" de Jesus, um epíteto que designava os parentes mais próximos da família. De fato, segundo algumas fontes, Tiago teria sido o primo de Cristo, filho de Alfeu, que era irmão de São José. Tiago também tinha um irmão, que também era discípulo de Jesus: Judas Tadeu.
Na noite seguinte o Senhor Jesus apareceu a Paulo e disse: — Tenha coragem, Paulo! Você falou a meu respeito aqui em Jerusalém e vai falar também em Roma. Na manhã seguinte alguns judeus se ajuntaram e juraram que não iam comer nem beber nada enquanto não matassem Paulo.
Atos 9:17-43 Bíblia Sagrada, Nova Versão Transformadora (NVT) Ananias foi e encontrou Saulo. Ao impor as mãos sobre ele, disse: “Irmão Saulo, o Senhor Jesus, que lhe apareceu no caminho para cá, me enviou para que você volte a enxergar e fique cheio do Espírito Santo”.
Certo dia, ele estava indo para a Cidade de Damasco com alguns amigos, porque queria colocar alguns discípulos de Cristo na prisão. De repente uma luz brilhante, vinda do céu, envolveu-o e ele caiu no chão. Depois, Saulo ouviu a voz de Jesus perguntando por que ele estava perseguindo os santos.
Por isso, Paulo pregava diariamente sobre Jesus Cristo e Sua Ressurreição. Paulo foi então levado à Colina de Marte, onde foi convidado a pregar a um grupo de filósofos (ver Atos 17:17–21). Leia Atos 17:22–23 e identifique como Paulo apresentou sua mensagem.
Quanto tempo Paulo se preparou para pregar o Evangelho?
Batizado, foi para o deserto da Arábia, onde orou e fez penitência por três anos. A partir de então, com a juventude e a energia que o caracterizava, e para grande espanto dos judeus, começou a pregar nas sinagogas que Jesus era o Cristo, Filho de Deus vivo, 9 10-22.
Qual era a profissão de Paulo antes de se converter?
Saulo também tinha um ofício, uma profissão, ao que tudo indica um um negócio familiar. A Bíblia relata que ele era construtor de tendas. Ainda na juventude Saulo começa a ser ensinado por GAMALIEL (Atos 5.34-39).
Foi quando aconteceu sua conversão no caminho de Damasco. Paulo tinha cerca de 28 anos quando ocorreu seu encontro místico com Jesus. Depois de ter se tornado um fervoroso discípulo do Nazareno, viveu algum tempo na comunidade cristã damasquina, até ser expulso pelos judeus.
A bíblia cita, no livro Atos dos Apóstolos e em suas cartas, algumas destas prisões: Filipos, Jerusalém, Cesaréia, Éfeso e Roma. De acordo com a tradição, Paulo foi decapitado entre os anos 65 e 67 em Roma durante o reinado do imperador Nero.
Como todos sabem, o apóstolo Paulo era judeu, nascido em Tarso, Capital da Cilícia, Província Romana situada na Ásia Menor e possuía cidadania romana. Naquela época, possuir a cidadania romana era muito importante e assegurava aos que a possuíam direitos e privilégios especiais.