O que Platão entendia por mundo sensível?
No Mito da Caverna o mundo sensível é aquele no qual os sentidos é que determinam a experimentação das coisas e o entendimento dos fatos enquanto o mundo inteligível é aquele no qual a razão é que determina o entendimento das coisas.Por que Platão considera o mundo sensível imperfeito?
Aquilo que conhecemos por meio de nossos sentidos corpóreos seriam apenas ilusões causadas por nossos órgãos, portanto, seriam um conhecimento inferior e enganoso.Como se explica na filosofia de Platão a oposição entre o mundo sensível e o mundo inteligível?
Este mundo sensível é ilusório, apreendido através dos sentidos, mundo imperfeito, pois é mutável e contingente. Já o mundo inteligível, é apreendido através do intelecto, onde se contemplam as formas perfeitas, as idéias, as essências imutáveis das coisas.Por que Platão criou o mundo das ideias?
Platão acredita que por de trás do nosso mundo, chamado mundo dos sentidos, existe uma realidade abstrata, chamada de mundo das ideias, onde tudo é perfeito e eterno. Nós só podemos chegar a este mundo, onde se encontra o verdadeiro conhecimento, por meio da razão.Platão x Aristóteles | Mundo das Ideias e Mundo Sensível | FILOSOFIA
Como Platão explica sua teoria das ideias?
Para Platão, as ideias não são conceitos abstratos do espírito, nem pensamentos do Espírito divino, mas são realidades subsistentes e individuais, sendo objeto da contemplação científica e fonte das realidades da terra.Porque Aristóteles rejeitava a teoria das ideias de Platão?
Ao contrário de Platão, Aristóteles defendia que a origem das idéias é através da observação de objetos para após a formulação da idéia dos mesmos. Para Aristóteles o único mundo é o sensível e que também é o inteligivel.Quais são os dois mundos na visão de Platão?
Há no pensamento de Platão a admissão de dois mundos: o mundo das Formas e o mundo sensível. Rejeita, porém, a segunda tese daquela teoria, de que Platão argumente no sentido de que há conhecimento somente das Formas e que relativamente aos sensíveis não é possível obter conhecimento mas tão-somente crença ou opinião.O que é o mundo sensível de um exemplo?
O mundo sensível é exatamente este mundo que nós habitamos, ou seja, o mundo terreno da matéria, onde estão presentes todos os objetos materiais.Qual a diferença entre o mundo das ideias e o mundo sensível?
O mundo sensível é o mundo em que vivemos, o mundo que percebemos através de nossos sentidos. Já o mundo inteligível seria o mundo das ideias, onde as coisas são eternas, perfeitas e imutáveis.Qual foi a visão de Platão sobre o mundo?
Os homens que estão no interior da caverna pensam que o vêem é a realidade. Mas não é, eles vêem apenas suas próprias sombras. Pensam assim porque não conhecem outro mundo. Com essa alegoria, Platão compara a caverna ao mundo sensível onde vivemos, que é o mundo das aparências.Como Platão define o mundo das ideias e o mundo dos sentidos e como ele relacionava a arte?
Para Platão, o homem é um ser dual, isto é, corpo e alma. O corpo está ligado ao mundo dos sentidos, tem defeitos e tem um fim. Já alma é a morada da razão, ela é eterna, abstrata, não conseguimos ver e nem tocar. Se alma é eterna e o mundo das ideias também é eterno ela sempre viveu lá, apenas passou habitar um corpo.Como Platão descreve o mundo sensível em comparação com Aristóteles?
II.Platão diz que as coisas sensíveis não são passíveis de conhecimento, pois estão em constante movimento. Assim, ele desenvolve a teoria das Ideias, segundo a qual há um mundo inteligível no qual os seres são Ideias imutáveis. Esses seres correspondem às essências das coisas sensíveis, que estão no mundo sensível.