Polígonos são figuras geométricas planas e fechadas formadas por segmentos de reta. Os polígonos dividem-se em dois grupos, os convexos e os não convexos. Quando um polígono possui todos os seus lados iguais e, consequentemente, todos os ângulos internos iguais, trata-se de um polígono regular.
Para entender o que é polígono, deve-se saber que essa figura é uma linha fechada inteiramente formada por segmentos de reta que não se cruzam, exceto em suas extremidades. Os polígonos são linhas fechadas formadas apenas por segmentos de reta que não se cruzam a não ser em suas extremidades.
Em um polígono podemos identificar os seguintes elementos: vértices, lados, ângulos internos, ângulos externos, diagonais. O triângulo é o único dos polígonos que não possui diagonal. Os vértices constituem o ponto de encontro de dois segmentos laterais.
Polígonos são figuras planas fechadas formadas por lados que, por sua vez, são segmentos de reta e não se cruzam em nenhum ponto. Polígonos são linhas fechadas formadas apenas por segmentos de reta que não se cruzam.
Triângulos, quadrados, retângulos, trapézios, pentágonos e hexágonos são exemplos de polígonos. Vértices, lados e ângulos internos são os principais elementos dos polígonos.
Revista Videogame Nº 30 - Quinta Nostálgica (Leitura de revista)
Por que o círculo não e um polígono?
Já um círculo não é um polígono porque é arredondado e não possui lados. Existem diferentes tipos de polígonos e a sua classificação é feita com base em suas características distintas.
Polígonos são figuras geométricas planas e fechadas formadas por segmentos de reta. Os polígonos dividem-se em dois grupos, os convexos e os não convexos. Quando um polígono possui todos os seus lados iguais e, consequentemente, todos os ângulos internos iguais, trata-se de um polígono regular.
Os polígonos são nomeados de acordo com o número de lados que possuem e podem ser classificados como regulares ou irregulares e convexos ou não convexos.
Os pontos A, B, C, D e E são os vértices da região poligonal e do polígono. Os ângulos da linha poligonal, da região poligonal fechada e do polígono são: A, B, C, D e E.
– Simples. Polígonos simples são aqueles em que nenhuma das retas se cruzam, ou seja, não há um ponto de intersecção entre dois lados não consecutivos. Esses tipos de polígonos ainda podem ser divididos em dois outros: côncavos ou convexos.
A palavra "polígono" vem da palavra em grego "polígonos" que significa ter muitos lados ou ângulos. A definição usada por Euclides para polígono era uma figura limitada por linhas retas, sendo que essas linhas deveriam ser mais de quatro, e figura qualquer região do plano cercada por uma ou mais bordas.
Um polinômio nada mais é que a soma algébrica de monômios, ou seja, são mais monômios separados por adição ou subtração entre si. Exemplos: ax² + by + 3.
Quais são as 3 características para uma figura ser considerada um polígono?
Os outros elementos presentes nos polígonos são: ângulos internos, ângulos externos, diagonais e vértices. Para ser considerada polígono, uma figura geométrica precisa ser formada por uma linha única, fechada e formada apenas por segmentos de reta. Além disso, esses segmentos de reta não podem cruzar-se.
Formas planas são aquelas que possuem duas dimensões, como o triângulo e o quadrado. Polígonos são figuras planas fechadas por segmentos de reta. Não polígonos são figuras planas que não satisfazem a definição de polígono. Formas espaciais são aquelas que possuem três dimensões, como o cubo e o cone.
O nome da figura vai depender do número de lados. Para figuras de 3 lados, damos o nome de triângulos, o que faz sentido, pois a figura realmente possui três ângulos. Para figuras de 4 lados, damos o nome de quadriláteros, o que também faz sentido, já que elas têm quatro lados.
A soma dos ângulos internos de um polígono é dada pela expressão: S = (n – 2 )*180º, onde n = número de lados. Para calcular o valor de cada ângulo é preciso dividir a soma dos ângulos internos pelo número de lados do polígono.
Conhecemos como não poliedros os sólidos geométricos que não possuem faces formadas por polígonos. Eles possuem formas arredondadas e, por isso, recebem o nome de corpos redondos ou sólidos de revolução. São eles: o cilindro, a esfera e o cone.
O triângulo é um polígono de três lados. O triângulo é um polígono que possui três lados. Ele é o polígono mais simples, pois possui o menor número de lados. Os principais elementos dessa figura geométrica são os seus três lados e os três ângulos.
Um polígono é uma figura geométrica plana e fechada formada por segmentos de retas, chamados de lados. De acordo com a quantidade de lados que as formam estas figuras possuem nomes e formatos diferentes.