Etimologia. O termo "meio ambiente" provêm do latim "ambĭens,ēntis", de "ambīre" ou "ambiens" que em português tem o sentido de "andar ao redor", "rodear", "envolver".
O meio ambiente diz respeito ao conjunto de elementos e processos biológicos, químicos e físicos responsáveis pela vida no planeta Terra. Compreende os seres humanos e as transformações que eles impõem aos espaços naturais. É composto pela biosfera, hidrosfera, atmosfera e litosfera.
Meio ambiente (ou apenas meio ou ambiente) é a união de fatores biológicos (flora e fauna), físicos (solo, água, ar), químicos (salinidade, pH) e climáticos (temperatura, pluviosidade) que permite, cerca, abriga e afeta a vida em todas as suas formas.
É o ramo da ciência que se preocupa em estudar o habitat dos espécimes. O conceito de meio ambiente, por seu turno, foi inserido em nossa ordem jurídica pela Lei Federal 6.938/1981.
Portanto, o meio ambiente é formado por elementos abióticos[i], como a água, o ar, o solo e a energia; por elementos bióticos, como a flora e a fauna; e pela cultura humana, seus valores sociais, políticos, econômicos, científicos, morais, religiosos, etc.
O conceito “Meio Ambiente”, de acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), significa o conjunto de elementos físicos, químicos, biológicos e sociais que podem causar efeitos diretos ou indiretos sobre os seres vivos e as atividades humanas.
Frase: “Não jogue lixo, vamos cuidar da natureza, pensamos todos no futuro”. Frase: “O meio ambiente é parte da gente, temos que preservá-lo seja consciente”. Frase: “O meio ambiente agradece quando dele a gente não se esquece”.
De fato, o uso do termo “natureza” é enfatizado no sentido da preservação e conservação da biodi- versidade; enquanto o termo “meio ambiente”, em geral, para identificar cenários antropizados.
O meio ambiente é a soma dos elementos físicos, químicos e biológicos que interagem entre si, tornando possível a vida na Terra, com os mais diversos ecossistemas que abrigam todos os seres vivos e a matéria orgânica e inorgânica do planeta.
Domingo, 5 de junho, é o Dia Mundial do Meio Ambiente. A data mundial foi criada pela Organização das Nações Unidas, mais especificamente pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, em 1974. Anualmente, o Dia Mundial do Meio Ambiente é marcado por uma Conferência das Nações Unidas sobre o tema.
Compartilhar: No dia 5 de junho, o mundo celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente, uma data instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1972 com o objetivo de promover a conscientização e a ação global em prol da proteção do meio ambiente.
Etimologia. O termo "meio ambiente" provêm do latim "ambĭens,ēntis", de "ambīre" ou "ambiens" que em português tem o sentido de "andar ao redor", "rodear", "envolver".
A atual classificação doutrinária. Atualmente, a doutrina majoritária, sob a égide de Rebello Filho e Bernardo, tem classificado o Meio Ambiente de quatro formas: Meio Ambiente Natural, Meio Ambiente Artificial, Meio Ambiente Cultural e Meio Ambiente do Trabalho.
O ambiente é a totalidade das condições externas que afetam a vida, desenvolvimento e sobrevivência de um organismo. Engloba as condições biológicas, físicas e químicas nas quais os seres vivos se desenvolvem.
Assim, o meio ambiente é composto por toda a vegetação, animais, micro-organismos, solo, rochas, atmosfera. Também fazem parte do meio ambiente os recursos naturais, como a água e o ar e os fenômenos físicos do clima, como energia, radiação, descarga elétrica e magnetismo.
O termo “meio ambiente” representa o conjunto de elementos que promovem a interação entre os diferentes seres vivos. O meio ambiente engloba as diferentes relações ambientais estabelecidas no espaço mundial e é fundamental à vida.
O meio ambiente nos fornece todos os recursos que precisamos para a nossa sobrevivência, e para que ele continue fazendo isso, nós precisamos cuidar do planeta que vivemos. Dessa forma, o cuidado é extremamente fundamental não apenas para os seres humanos, mas para todos os seres vivos que habitam nele.