O Brasil é um país muito rico etnicamente. Habitado originalmente por grupos indígenas, ele passou a ser colonizado por portugueses com a chegada deles por aqui em 1500. Nos séculos seguintes, nosso país receberia imigrantes de muitos continentes, como a Europa, a África e a Ásia.
O vocábulo brasileiro hoje designa aquele que nasce no Brasil. Todavia, do século XVI ao final, provavelmente, do século XVIII, brasileiro denominava os indivíduos que se dedicavam ao negócio do pau-brasil.
A Constituição Federal define quem possui nacionalidade brasileira, sendo aquele: que nasce em território brasileiro (desde que os pais, se estrangeiros, não estejam a serviço do seu país); ou que nasce no estrangeiro de pai ou mãe brasileira (desde que algum deles esteja a serviço do Brasil); ou que nasce no ...
Ter orgulho de ser brasileiro é ter um sentimento de satisfação e gratidão ao olhar para o que o Brasil é e para a sua história. Ao contrário do que muitos pensam, não se trata de ignorar os defeitos do país, mas sim de saber que as suas qualidades são capazes de superar os problemas.
Houaiss explicou: o sufixo de nação é “ano”, como em americano, australiano, italiano, mexicano, ou “ês”, como em francês, português, inglês ou japonês. Já o sufixo de profissão é “eiro”, como em padeiro, carpinteiro, jardineiro, relojoeiro, engenheiro e, lamentavelmente, em “brasileiro”.
Segundo a Constituição, todas as pessoas que possuem a cidadania brasileira são iguais, independentemente de raça, etnia, gênero ou religião. Um estrangeiro pode optar pela cidadania brasileira após viver por 15 anos ininterruptos no Brasil e ser capaz de falar português.
Porque quem nasce no Brasil é chamado de brasileiro?
No tempo colonial, 'brasileiro' era adjetivo que indicava profissão: tirador de pau-brasil. Como tal, sendo esses homens criminosos, banidos para o nosso país por Portugal, o adjetivo tinha significado pejorativo e por isto ninguém queria chamar-se 'brasileiro'.
Segundo a Constituição Federal de 1988, um indivíduo pode vir a ser um brasileiro naturalizado nos seguintes casos: Os que, na forma da lei, adquiram a nacionalidade brasileira, exigidas aos originários de países de língua portuguesa apenas residência por um ano ininterrupto e idoneidade moral.
Algumas características remetem ao povo brasileiro. A espontaneidade, a alegria, a irreverência e a sim- patia podem ser elencadas como as principais. Muitos chegam ao país e adquirem os produtos brasileiros, esperando encontrar essas características impressas.
Somos Brasil, somos história, somos cultura e mais, Nossa pátria querida, com orgulho, nossa paz." Ser brasileiro ou qualquer outra nacionalidade é sobre cultura, história, língua e mais, o problema que estamos muito mais focados em não morrer de fome ou tiro e esquecemos da riqueza imaterial da nossa nação.
A expressão jeitinho brasileiro, ou simplesmente jeitinho, refere-se de modo abrangente à maneira que o povo brasileiro teria de improvisar soluções para situações problemáticas, usualmente não adotando procedimentos ou técnicas estipuladas previamente.
Existem os Símbolos Nacionais — como a Bandeira Nacional e o Hino Nacional — fixados pelo governo federal por meio das leis nº 5700 de 1971 e nº 8421 de 1992. Ao definir esses elementos como “Símbolos Nacionais”, o Estado busca colaborar no fortalecimento da identidade brasileira.
Ser brasileiro é pertencer a uma nação diversa e multifacetada, com uma rica mistura de culturas, etnias e tradições. É sentir orgulho e amor pelo país, mesmo diante de seus desafios e contradições. Ser brasileiro é vivenciar e compartilhar valores e experiências únicas que nos distinguem como povo.
Brasil é o maior país da América do Sul e o único da América cuja língua oficial é o português. Considerado uma das maiores economias, o país apresenta enorme biodiversidade. Brasil é o maior país da América do Sul e uma das maiores economias do mundo.
São brasileiros natos toda pessoa nascida em território da República Federativa do Brasil, mesmo que seus pais sejam estrangeiros, exceto claro se estiverem no Brasil a serviço de seu país de origem.
Qual a principal característica da identidade brasileira?
A identidade brasileira é proveniente do nascimento da nação, representado pelo idioma, etnias, bem como através do solo, clima, vegetação e relevo. Nossa base cultural foi constituída pelo amálgama do processo de integração de portugueses, negros, índios e imigrantes de vários países do mundo.
Isso porque o sufixo /-eiro/ é encontrado em poucos vocábulos formadores de gentílicos — o que indica procedência ou naturalidade. Dessa maneira, aqueles nascidos no Brasil poderiam se chamar brasilenses (/-ense/), brasilianos (/-ano/) ou brasileses (/-ês/ ou /-eses/).
Descritos na Constituição Federal, os quatro símbolos oficiais do Brasil são: a Bandeira Nacional, o Hino Nacional, as Armas Nacionais (ou Brasão Nacional) e o Selo Nacional.
Ser cidadão é ter direito à vida, à liberdade, à propriedade, à igualdade perante a lei: ter direitos civis. É também participar no destino da sociedade, votar, ser votado, ter direitos políticos.
A população brasileira é bastante miscigenada. Isso ocorreu em razão da mistura de diversos grupos humanos que aconteceu no país. São inúmeras as raças que favoreceram a formação do povo brasileiro. Os principais grupos foram os povos indígenas, africanos, imigrantes europeus e asiáticos.
Ilha de Vera Cruz foi o primeiro nome dado ao Brasil. Isso porque a expedição de Pedro Álvares Cabral carregava lascas do que se supunha ser a verdadeira (vera) cruz em que Cristo fora crucificado.