Por Sérgio Rodrigues Sua origem não é de todo pacífica, mas há boas evidências de que a curiosa sonoridade de “tataraneto” tenha surgido a partir da antiga palavra “trasneto” (o mesmo que “bisneto”), hoje caída em desuso, formada com o elemento latino trans-, “para além de”.
Tataravô é a forma paralela de tetravô, ou seja, aquele que seria pai do trisavô. Há, contudo, dicionários que preferem aceitar aquilo que o povo consagrou no dia a dia, ou seja, tataravô como pai do bisavô.
Este neologismo, cuja formação respeita as regras morfológicas da língua portuguesa, refere-se maioritariamente ao aumento da força política, social ou económica de grupos alvo de discriminação (étnica, religiosa, sexual ou outra).
O PAI DO SEU BISAVÔ NÃO É SEU TATARAVÔ | Minhas Origens
É correto dizer tataraneto?
O substantivo “tataraneto”, que existe também em espanhol (tataranieto), é uma criação ibérica bem mais antiga do que seu sinônimo “tetraneto”: apareceu ainda no século XVI, enquanto o último é uma palavra moderna, de fins do século XIX.
1 Pai do avô ou da avó. 2 por ext Aquele que pertence à linha das gerações anteriores de um indivíduo ou de uma família; ancestral, antepassado, ascendente.
Em vários dicionários, no entanto, "tataravô" aparece como variante de "tetravô", pai do trisavô ou da trisavó. O trisavô é que é o pai do bisavô ou da bisavó. Então a sequência seria "avô, bisavô, trisavô ou tresavô, tetravô ou tataravô". E "neto, bisneto, trineto (sem "s"), tetraneto ou tataraneto".
Durante algum tempo escrevi obituários e convivi com a confusão que há em relação às palavras trineto e tataraneto. É comum o filho do bisneto ser chamado de tataranato.